Veículos aéreos não tripulados e sistema de entrega: estudo, desenvolvimento e testes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21459 |
Resumo: | Veículos não tripulados estão cada vez mais presentes no cotidiano das empresas e das pessoas, pois esse tipo de veículo está de forma crescente desempenhando atividades que anteriormente eram apenas executadas por seres humanos. No entanto, para se compreender melhor o potencial de veículos não tripulados, é importante conhecer seus tipos, características, aplicações, limitações e desafios, pois somente com esse conhecimento pode-se entender as potencialidades do uso de veículos dessa natureza em aplicações variadas. Nesse contexto, na primeira parte desta pesquisa foram estudados os diferentes tipos de veículos não tripulados, i.e. terrestres, aquáticos, aéreos e híbridos. Durante a segunda fase da pesquisa, foi realizado um aprofundamento tendo como foco as interfaces de usuário para controle dos veículos aéreos não tripulados. Esses dois levantamentos iniciais do domínio, permitiram a identificação de desafios e oportunidades para o desenvolvimento de novas aplicações para esse contexto. Com base no conhecimento adquirido com esses estudos, então, foi desenvolvido um sistema de entrega automatizada de objetos para o campus de Universidades, denominado de PostDrone University, e desenvolvido um veículo aéreo não tripulado para realizar as entregas, denominado de PostDrone University UAV K-263. O sistema possui uma interface de usuário de fácil uso, que não requer conhecimentos de domínios específicos como aviação ou controle de aeronaves para sua operação. Por fim, diversos testes foram realizados com o intuito de validar e identificar as limitações da solução desenvolvida nesta pesquisa. |
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Medeiros Neto, Manoel Pedro deWanderley Netto, Eduardo BraulioPereira, Mônica MagalhãesKulesza, UiraMiranda, Leonardo Cunha de2016-12-15T16:36:27Z2016-02-29MEDEIROS NETO, Manoel Pedro de. Veículos aéreos não tripulados e sistema de entrega: estudo, desenvolvimento e testes. 2016. 102f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21459Veículos não tripulados estão cada vez mais presentes no cotidiano das empresas e das pessoas, pois esse tipo de veículo está de forma crescente desempenhando atividades que anteriormente eram apenas executadas por seres humanos. No entanto, para se compreender melhor o potencial de veículos não tripulados, é importante conhecer seus tipos, características, aplicações, limitações e desafios, pois somente com esse conhecimento pode-se entender as potencialidades do uso de veículos dessa natureza em aplicações variadas. Nesse contexto, na primeira parte desta pesquisa foram estudados os diferentes tipos de veículos não tripulados, i.e. terrestres, aquáticos, aéreos e híbridos. Durante a segunda fase da pesquisa, foi realizado um aprofundamento tendo como foco as interfaces de usuário para controle dos veículos aéreos não tripulados. Esses dois levantamentos iniciais do domínio, permitiram a identificação de desafios e oportunidades para o desenvolvimento de novas aplicações para esse contexto. Com base no conhecimento adquirido com esses estudos, então, foi desenvolvido um sistema de entrega automatizada de objetos para o campus de Universidades, denominado de PostDrone University, e desenvolvido um veículo aéreo não tripulado para realizar as entregas, denominado de PostDrone University UAV K-263. O sistema possui uma interface de usuário de fácil uso, que não requer conhecimentos de domínios específicos como aviação ou controle de aeronaves para sua operação. Por fim, diversos testes foram realizados com o intuito de validar e identificar as limitações da solução desenvolvida nesta pesquisa.Unmanned vehicles are increasingly present in the daily of companies and people, because this kind of vehicle is performing ever more tasks that were previously only executed by human beings. However, to better understand the potential of unmanned vehicles, it is important to know their types, features, applications, limitations and challenges, thus with this knowledge it is possible to comprehend the possibilities of use of these vehicles in several applications. In this context, the first step of the present research consists in studying the different kinds of unmanned vehicles, i.e., ground, surface and underwater, aerial, and hybrid. During the second step of the research, a deepening study was accomplished, with focus on user interfaces of unmanned aerial vehicles. These two initial reviews of the domain allowed the identification of challenges and opportunities to the development of new applications for this context. Based on the acquired knowledge from these studies, then, an automated goods delivery system was developed for universities’ campuses, called PostDrone University, and an unmanned vehicle to make the deliveries, called PostDrone University UAV K-263, was also developed. The system has an easy use UI, which does not require the user to have knowledge about specific domains, as aviation or aircraft control, for the operation of the system. Lastly, several test were accomplished aiming to validate the solution proposed in the present research and identify its limitations2018-03-31porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOVeículo não tripuladoVeículo aéreo não tripuladoSistema de entregaDroneQuadricópteroMultirotorVeículos aéreos não tripulados e sistema de entrega: estudo, desenvolvimento e testesUnmanned aerial vehicles and delivery system: study, development and testinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdfapplication/pdf3664081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21459/1/ManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdff1856f73174bde3b90b40604d7d1ae0eMD51TEXTManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdf.txtManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain241462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21459/4/ManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdf.txt9c8a5f7cdd99010fef145eea72fbf51cMD54THUMBNAILManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdf.jpgManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21459/5/ManoelPedroDeMedeirosNeto_DISSERT.pdf.jpg4b5d7d9c1da2d24ad76fb92e7b30862eMD55123456789/214592024-03-19 01:01:29.729oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:01:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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