Muito além das ondas hertz: a produção e a atuação da rádio 96 FM na internet
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24077 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar o trabalho efetuado pela rádio Reis Magos – 96 FM na internet. Por meio de observação empírica preliminar, constata a presença contínua da rádio na plataforma digital, no entanto, encontrada algumas lacunas na forma como a emissora atua e utiliza a web para o desenvolvimento do seu trabalho. A pesquisa toma por base as ações de convergência realizadas pela empresa no site e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) no período que compreende o mês de novembro de 2016. Durante a observação, a hipótese era de que não havia investimentos na área digital da emissora. Essa questão se dá pela não presença de publicidades nesses canais de comunicação. Para a elaboração desta pesquisa, serviram como base para a temática abordada autores como Lopes (2016), Meditsch (2001), Ferrareto (2007) e Kischinhevsky (2016), que foram de extrema importância para o desenvolvimento deste estudo de caso (YIN, 2005). Alguns procedimentos metodológicos também foram importantes, como a análise das páginas da rádio, tanto no site quanto nas redes sociais, a permanência in loco (LAGO, 2007), o que resultou em entrevistas e na observação do trabalho da emissora (WINKIN, 1998), sendo este fora da rede digital. Verifica, ainda, que entre as emissoras de rádio de Natal, a 96 FM é a que mais atua e desenvolve trabalhos na internet. Apesar disso, a pesquisa verifica que falta muito para a empresa estar com uma totalidade de produções na web, talvez pela ausência de investimentos ou ainda pela acomodação dos profissionais que atuam nela. Por fim, esta dissertação aponta a necessidade de se investir mais nas produções das emissoras de Natal na internet, não só pelo desenvolvimento e pelo crescimento das rádios mas também para ouvintes terem a opção de acompanhar as suas programações favoritas a partir de qualquer dispositivo de transmissão, sejam eles fixos sejam móveis. |
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A pesquisa toma por base as ações de convergência realizadas pela empresa no site e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) no período que compreende o mês de novembro de 2016. Durante a observação, a hipótese era de que não havia investimentos na área digital da emissora. Essa questão se dá pela não presença de publicidades nesses canais de comunicação. Para a elaboração desta pesquisa, serviram como base para a temática abordada autores como Lopes (2016), Meditsch (2001), Ferrareto (2007) e Kischinhevsky (2016), que foram de extrema importância para o desenvolvimento deste estudo de caso (YIN, 2005). Alguns procedimentos metodológicos também foram importantes, como a análise das páginas da rádio, tanto no site quanto nas redes sociais, a permanência in loco (LAGO, 2007), o que resultou em entrevistas e na observação do trabalho da emissora (WINKIN, 1998), sendo este fora da rede digital. Verifica, ainda, que entre as emissoras de rádio de Natal, a 96 FM é a que mais atua e desenvolve trabalhos na internet. Apesar disso, a pesquisa verifica que falta muito para a empresa estar com uma totalidade de produções na web, talvez pela ausência de investimentos ou ainda pela acomodação dos profissionais que atuam nela. Por fim, esta dissertação aponta a necessidade de se investir mais nas produções das emissoras de Natal na internet, não só pelo desenvolvimento e pelo crescimento das rádios mas também para ouvintes terem a opção de acompanhar as suas programações favoritas a partir de qualquer dispositivo de transmissão, sejam eles fixos sejam móveis.The present dissertation aims to analyze the work accomplished by Reis Magos radio service – 96 FM, offered on the internet. Through preliminary empiric observation it was noticed the continuous presence of the radio on the digital platform, however, some failures were found on how the broadcast station acts and uses the web for the development of its work. This research is based on the actions of convergence realized by the company on its website and on Social Medias (Facebook, Instagram and Twitter) in the period of November 2016. During the observation it was pointed out a hypothesis for the lack of investments in the digital area of the radio station, what happens by the non-presence of advertising in the referred communication channels. For the elaboration of this research some bibliographies were used and served as base for the current thematic, authors such as Lopes (2016), Meditsch (2001), Ferraretto (2007) and Kischinhevsky (2016) were all of extreme importance for the development of this case study (YIN, 2005). Some methodological procedures were also important, like the analysis of both the website and the public profile of the radio on Social Medias, and the permanence in loco (LAGO, 2007), what resulted in interviews and in observation of the work developed by the station (WINKIN, 1998), this last one being outside the digital network. Through this observation, it was noticed that, among the radio stations located in Natal, 96 FM is the one that both acts and develops more works on the internet. Nevertheless, the research identifies that it is a long way until the company have a totality of productions on the internet, maybe for the lack of investments or even for the accommodation of the professionals working in it. Lastly, this dissertation points out the necessity of more investment in the internet productions of the radio stations from Natal, not only for the development and expansion of the radio stations, but also for the listeners to have the option of following their favorite programs from any receptor device, be them fixed or mobile.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIARádioInternetConvergência96 FMMuito além das ondas hertz: a produção e a atuação da rádio 96 FM na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdfEmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf2563269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24077/1/EmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf1e99df860e0040697ec7619730433c8aMD51TEXTEmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf.txtEmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain304063https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24077/4/EmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf.txtadd6034e5a78cd8bbf51fc542f901765MD54THUMBNAILEmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf.jpgEmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24077/5/EmanoelLeonardoDosSantos_DISSERT.pdf.jpg8cf0e3ccf29c4143967979c55eadd534MD55123456789/240772022-04-05 18:26:01.142oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24077Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-05T21:26:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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