O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Eduardo Monteiro Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/14760
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre como o rádio está utilizando as características da internet para aumentar seu desempenho, alcance e audiência. O programa radiofônico Conexão Cultura, vinculado à rede Cultura FM da cidade de Belém do Pará, é usado como exemplo para mostrar como a convergência entre diferentes mídias pode ser eficiente em promover o programa. Além de ser transmitido ao vivo na frequência 93.7 FM, o programa também é disponibilizado na internet, através do portal Cultura e das redes sociais. O artigo destaca as características da internet como uma ferramenta que pode trazer grandes resultados e aumentar a audiência do programa em diversas plataformas. Por meio de análise e observação, conclui-se que o rádio é um dos principais meios de comunicação capazes de se adaptar às mudanças da atualidade, e a internet é um meio inovador que pode fortalecer ainda mais sua posição.
id UTFPR-11_904e771951a903f38568d1380e28aeb5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14760
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão CulturaComunicaçãoPalavras-chave: Rádio; Internet; Mídias; Convergência.Este artigo apresenta um estudo de caso sobre como o rádio está utilizando as características da internet para aumentar seu desempenho, alcance e audiência. O programa radiofônico Conexão Cultura, vinculado à rede Cultura FM da cidade de Belém do Pará, é usado como exemplo para mostrar como a convergência entre diferentes mídias pode ser eficiente em promover o programa. Além de ser transmitido ao vivo na frequência 93.7 FM, o programa também é disponibilizado na internet, através do portal Cultura e das redes sociais. O artigo destaca as características da internet como uma ferramenta que pode trazer grandes resultados e aumentar a audiência do programa em diversas plataformas. Por meio de análise e observação, conclui-se que o rádio é um dos principais meios de comunicação capazes de se adaptar às mudanças da atualidade, e a internet é um meio inovador que pode fortalecer ainda mais sua posição.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Eduardo Monteiro Gonçalves2024-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1476010.3895/rde.v14n24.14760Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 24 (2023): Revista Dito Efeito1984-237610.3895/rde.v14n24reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/14760/10077Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T18:37:03Zoai:periodicos.utfpr:article/14760Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2024-01-29T18:37:03Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
title O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
spellingShingle O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
da Silva, Eduardo Monteiro Gonçalves
Comunicação
Palavras-chave: Rádio; Internet; Mídias; Convergência.
title_short O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
title_full O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
title_fullStr O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
title_full_unstemmed O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
title_sort O rádio e a internet: um estudo de caso do programa Conexão Cultura
author da Silva, Eduardo Monteiro Gonçalves
author_facet da Silva, Eduardo Monteiro Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Eduardo Monteiro Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Palavras-chave: Rádio; Internet; Mídias; Convergência.
topic Comunicação
Palavras-chave: Rádio; Internet; Mídias; Convergência.
description Este artigo apresenta um estudo de caso sobre como o rádio está utilizando as características da internet para aumentar seu desempenho, alcance e audiência. O programa radiofônico Conexão Cultura, vinculado à rede Cultura FM da cidade de Belém do Pará, é usado como exemplo para mostrar como a convergência entre diferentes mídias pode ser eficiente em promover o programa. Além de ser transmitido ao vivo na frequência 93.7 FM, o programa também é disponibilizado na internet, através do portal Cultura e das redes sociais. O artigo destaca as características da internet como uma ferramenta que pode trazer grandes resultados e aumentar a audiência do programa em diversas plataformas. Por meio de análise e observação, conclui-se que o rádio é um dos principais meios de comunicação capazes de se adaptar às mudanças da atualidade, e a internet é um meio inovador que pode fortalecer ainda mais sua posição.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/14760
10.3895/rde.v14n24.14760
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/14760
identifier_str_mv 10.3895/rde.v14n24.14760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/14760/10077
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 24 (2023): Revista Dito Efeito
1984-2376
10.3895/rde.v14n24
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858895412625408