Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190 |
Resumo: | O presente artigo visa refletir sobre o marketing sensorial como estratégia para as marcas. Através do estímulo dos cinco sentidos, o marketing sensorial tem sido empregado por algumas marcas a fim de criar memórias positivas, além de estreitar relacionamento com os consumidores. A partir do estudo de caso exploratório como procedimento metodológico, o artigo traz referências bibliográficas e analisa a marca de calçados Melissa, a qual tem o cheiro como uma das características próprias, o que suscita a utilização do marketing sensorial como estratégia pela empresa. Observa-se que no cenário atual, torna-se imprescindível para as marcas procurar as melhores maneiras de se aproximar do público estabelecer vínculos que vão além das propriedades intrínsecas do produto/serviço. Para tal, fica comprovado a utilização do marketing sensorial como uma alternativa eficaz que facilita uma maior afinidade entre as partes, pois investe em experiências que exploram os sentidos, se provendo de gatilhos para fabricar elos emocionais e estreitar o relacionamento da marca com o consumidor. |
id |
UFRN_ae1423b02acd44b11036b6b582d70090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50190 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Rosa Morena Barbalho Correiadel Carratore, Luis Roberto RossiNobre, Luiz Fernando Dal PianChacel, Marcela Costa da Cunha2022-12-14T22:04:10Z2022-12-14T22:04:10Z2022-12-07LIMA, Rosa Morena Barbalho Correia. Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190O presente artigo visa refletir sobre o marketing sensorial como estratégia para as marcas. Através do estímulo dos cinco sentidos, o marketing sensorial tem sido empregado por algumas marcas a fim de criar memórias positivas, além de estreitar relacionamento com os consumidores. A partir do estudo de caso exploratório como procedimento metodológico, o artigo traz referências bibliográficas e analisa a marca de calçados Melissa, a qual tem o cheiro como uma das características próprias, o que suscita a utilização do marketing sensorial como estratégia pela empresa. Observa-se que no cenário atual, torna-se imprescindível para as marcas procurar as melhores maneiras de se aproximar do público estabelecer vínculos que vão além das propriedades intrínsecas do produto/serviço. Para tal, fica comprovado a utilização do marketing sensorial como uma alternativa eficaz que facilita uma maior afinidade entre as partes, pois investe em experiências que exploram os sentidos, se provendo de gatilhos para fabricar elos emocionais e estreitar o relacionamento da marca com o consumidor.This article aims to reflect on sensory marketing as a strategy for brands. By stimulating the five senses, sensory marketing has been used by some brands in order to create positive memories, in addition to strengthening relationships with consumers. Based on the exploratory case study as a methodological procedure, the article brings bibliographical references and analyzes the Melissa footwear brand, which has smell as one of its characteristics, which raises the use of sensory marketing as a strategy by the company. It is observed that in the current scenario, it is essential for brands to look for the best ways to approach the public to establish bonds that go beyond the intrinsic properties of the product/service. To this end, the use of sensory marketing is proven as an effective alternative that facilitates greater affinity between the parties, as it invests in experiences that explore the senses, providing triggers to create emotional links and strengthen the brand's relationship with the consumer.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCNPQ::CIENCIAS HUMANASMarcaMarketing sensorialCinco sentidosExperiênciaMelissaMarketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.Sensory marketing and the brand Melissa: an exploratory case study.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALMarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdfMarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdfapplication/pdf736914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/1/MarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdff9b0cec19b397c80ad94d7f5e4ea3d9bMD51123456789/501902023-01-12 16:36:13.008oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:36:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sensory marketing and the brand Melissa: an exploratory case study. |
title |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
spellingShingle |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. Lima, Rosa Morena Barbalho Correia CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Marca Marketing sensorial Cinco sentidos Experiência Melissa |
title_short |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
title_full |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
title_fullStr |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
title_full_unstemmed |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
title_sort |
Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. |
author |
Lima, Rosa Morena Barbalho Correia |
author_facet |
Lima, Rosa Morena Barbalho Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
del Carratore, Luis Roberto Rossi |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Rosa Morena Barbalho Correia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
contributor_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Marca Marketing sensorial Cinco sentidos Experiência Melissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Marketing sensorial Cinco sentidos Experiência Melissa |
description |
O presente artigo visa refletir sobre o marketing sensorial como estratégia para as marcas. Através do estímulo dos cinco sentidos, o marketing sensorial tem sido empregado por algumas marcas a fim de criar memórias positivas, além de estreitar relacionamento com os consumidores. A partir do estudo de caso exploratório como procedimento metodológico, o artigo traz referências bibliográficas e analisa a marca de calçados Melissa, a qual tem o cheiro como uma das características próprias, o que suscita a utilização do marketing sensorial como estratégia pela empresa. Observa-se que no cenário atual, torna-se imprescindível para as marcas procurar as melhores maneiras de se aproximar do público estabelecer vínculos que vão além das propriedades intrínsecas do produto/serviço. Para tal, fica comprovado a utilização do marketing sensorial como uma alternativa eficaz que facilita uma maior afinidade entre as partes, pois investe em experiências que exploram os sentidos, se provendo de gatilhos para fabricar elos emocionais e estreitar o relacionamento da marca com o consumidor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-14T22:04:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-14T22:04:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Rosa Morena Barbalho Correia. Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190 |
identifier_str_mv |
LIMA, Rosa Morena Barbalho Correia. Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/1/MarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 f9b0cec19b397c80ad94d7f5e4ea3d9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117855439749120 |