Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rosa Morena Barbalho Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190
Resumo: O presente artigo visa refletir sobre o marketing sensorial como estratégia para as marcas. Através do estímulo dos cinco sentidos, o marketing sensorial tem sido empregado por algumas marcas a fim de criar memórias positivas, além de estreitar relacionamento com os consumidores. A partir do estudo de caso exploratório como procedimento metodológico, o artigo traz referências bibliográficas e analisa a marca de calçados Melissa, a qual tem o cheiro como uma das características próprias, o que suscita a utilização do marketing sensorial como estratégia pela empresa. Observa-se que no cenário atual, torna-se imprescindível para as marcas procurar as melhores maneiras de se aproximar do público estabelecer vínculos que vão além das propriedades intrínsecas do produto/serviço. Para tal, fica comprovado a utilização do marketing sensorial como uma alternativa eficaz que facilita uma maior afinidade entre as partes, pois investe em experiências que exploram os sentidos, se provendo de gatilhos para fabricar elos emocionais e estreitar o relacionamento da marca com o consumidor.
id UFRN_ae1423b02acd44b11036b6b582d70090
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50190
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Rosa Morena Barbalho Correiadel Carratore, Luis Roberto RossiNobre, Luiz Fernando Dal PianChacel, Marcela Costa da Cunha2022-12-14T22:04:10Z2022-12-14T22:04:10Z2022-12-07LIMA, Rosa Morena Barbalho Correia. Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190O presente artigo visa refletir sobre o marketing sensorial como estratégia para as marcas. Através do estímulo dos cinco sentidos, o marketing sensorial tem sido empregado por algumas marcas a fim de criar memórias positivas, além de estreitar relacionamento com os consumidores. A partir do estudo de caso exploratório como procedimento metodológico, o artigo traz referências bibliográficas e analisa a marca de calçados Melissa, a qual tem o cheiro como uma das características próprias, o que suscita a utilização do marketing sensorial como estratégia pela empresa. Observa-se que no cenário atual, torna-se imprescindível para as marcas procurar as melhores maneiras de se aproximar do público estabelecer vínculos que vão além das propriedades intrínsecas do produto/serviço. Para tal, fica comprovado a utilização do marketing sensorial como uma alternativa eficaz que facilita uma maior afinidade entre as partes, pois investe em experiências que exploram os sentidos, se provendo de gatilhos para fabricar elos emocionais e estreitar o relacionamento da marca com o consumidor.This article aims to reflect on sensory marketing as a strategy for brands. By stimulating the five senses, sensory marketing has been used by some brands in order to create positive memories, in addition to strengthening relationships with consumers. Based on the exploratory case study as a methodological procedure, the article brings bibliographical references and analyzes the Melissa footwear brand, which has smell as one of its characteristics, which raises the use of sensory marketing as a strategy by the company. It is observed that in the current scenario, it is essential for brands to look for the best ways to approach the public to establish bonds that go beyond the intrinsic properties of the product/service. To this end, the use of sensory marketing is proven as an effective alternative that facilitates greater affinity between the parties, as it invests in experiences that explore the senses, providing triggers to create emotional links and strengthen the brand's relationship with the consumer.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCNPQ::CIENCIAS HUMANASMarcaMarketing sensorialCinco sentidosExperiênciaMelissaMarketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.Sensory marketing and the brand Melissa: an exploratory case study.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALMarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdfMarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdfapplication/pdf736914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/1/MarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdff9b0cec19b397c80ad94d7f5e4ea3d9bMD51123456789/501902023-01-12 16:36:13.008oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:36:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sensory marketing and the brand Melissa: an exploratory case study.
title Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
spellingShingle Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
Lima, Rosa Morena Barbalho Correia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Marca
Marketing sensorial
Cinco sentidos
Experiência
Melissa
title_short Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
title_full Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
title_fullStr Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
title_full_unstemmed Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
title_sort Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório.
author Lima, Rosa Morena Barbalho Correia
author_facet Lima, Rosa Morena Barbalho Correia
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv del Carratore, Luis Roberto Rossi
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rosa Morena Barbalho Correia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
contributor_str_mv Chacel, Marcela Costa da Cunha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Marca
Marketing sensorial
Cinco sentidos
Experiência
Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marketing sensorial
Cinco sentidos
Experiência
Melissa
description O presente artigo visa refletir sobre o marketing sensorial como estratégia para as marcas. Através do estímulo dos cinco sentidos, o marketing sensorial tem sido empregado por algumas marcas a fim de criar memórias positivas, além de estreitar relacionamento com os consumidores. A partir do estudo de caso exploratório como procedimento metodológico, o artigo traz referências bibliográficas e analisa a marca de calçados Melissa, a qual tem o cheiro como uma das características próprias, o que suscita a utilização do marketing sensorial como estratégia pela empresa. Observa-se que no cenário atual, torna-se imprescindível para as marcas procurar as melhores maneiras de se aproximar do público estabelecer vínculos que vão além das propriedades intrínsecas do produto/serviço. Para tal, fica comprovado a utilização do marketing sensorial como uma alternativa eficaz que facilita uma maior afinidade entre as partes, pois investe em experiências que exploram os sentidos, se provendo de gatilhos para fabricar elos emocionais e estreitar o relacionamento da marca com o consumidor.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T22:04:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T22:04:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Rosa Morena Barbalho Correia. Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190
identifier_str_mv LIMA, Rosa Morena Barbalho Correia. Marketing sensorial e a marca Melissa: um estudo de caso exploratório. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50190/1/MarketingSensorialMarca_Lima_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
f9b0cec19b397c80ad94d7f5e4ea3d9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117855439749120