Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jackson de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54900
Resumo: Em meio às constantes transformações do marketing – as quais têm demandado o desenvolvimento de estratégias que alcancem o diversificado público consumidor –, o Marketing de Conteúdo Digital (MCD) surge, no mercado e na literatura acadêmica, como uma técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços, especialmente porque a publicidade tradicional já não cumpre seu papel como antes, e o consumidor, muitas vezes, possui discernimento do “papel intrusivo” que ela desempenha. Neste sentido, a presente tese visa contribuir para o preenchimento de lacunas teóricas no que se refere ao papel do MCD enquanto uma ferramenta promocional no processo de planejamento de viagens de consumidores turísticos. Este estudo foi realizado à luz de três principais teorias: Valor da Publicidade, Relevância e Lealdade à Marca, e teve o objetivo geral de analisar a relação entre o valor percebido, relevância e lealdade à marca, construída por meio do Marketing de Conteúdo Digital, na intenção de viajar a destinos turísticos. Como procedimento metodológico empregou-se a pesquisa quase experimental, em que dois grupos de respondentes (tratamento e controle) foram designados a participar de duas fases de coleta de dados ocorridas em um intervalo de uma semana. Utilizaram-se, como estímulos para o grupo de tratamento, conteúdos de MCD de um destino turístico brasileiro (Maragogi, AL), a fim de perceber a diferenciação de suas percepções, além das percepções em comparação ao grupo de controle, o qual não recebeu qualquer tipo de estímulo além de variáveis externas. Os dados foram analisados por meio dos softwares IBM-SPSS e AMOS, e as principais técnicas empregadas foram: Teste t de Student para amostras pareadas e independentes, assim como a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados dos Testes t indicaram que estímulos de MCD são capazes de aumentar os sentimentos de lealdade e intenção de viajar ao destino, e a Modelagem de Equações Estruturais identificou fatores antecedentes da intenção de viajar a destinos turísticos, quais sejam: informatividade, entretenimento, credibilidade, personalização, valor percebido, relevância e lealdade, a partir de um modelo principal e de um modelo alternativo proposto. Assim, o presente trabalho fornece contribuições teóricas e gerenciais, na medida em que propõe um novo conceito de MCD e apresenta recomendações para que organizações e destinos turísticos utilizem essa técnica de forma assertiva.
id UFRN_ae552aac9b09c21fbc4106affe4beb96
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54900
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Jackson dehttp://lattes.cnpq.br/3095760811566254Silva, Gislainy Laíse daMendes Filho, Luiz Augusto Machadohttps://orcid.org/0000-0002-9175-8903http://lattes.cnpq.br/7785924812425468Milito, Marcelo ChiarelliChagas, Marcio Marreiro dasTacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaMarques Júnior, Sérgio2023-09-25T22:14:56Z2023-09-25T22:14:56Z2023-06-30SOUZA, Jackson de. Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos. Orientador: Sérgio Marques Júnior. 2023. 142f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54900Em meio às constantes transformações do marketing – as quais têm demandado o desenvolvimento de estratégias que alcancem o diversificado público consumidor –, o Marketing de Conteúdo Digital (MCD) surge, no mercado e na literatura acadêmica, como uma técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços, especialmente porque a publicidade tradicional já não cumpre seu papel como antes, e o consumidor, muitas vezes, possui discernimento do “papel intrusivo” que ela desempenha. Neste sentido, a presente tese visa contribuir para o preenchimento de lacunas teóricas no que se refere ao papel do MCD enquanto uma ferramenta promocional no processo de planejamento de viagens de consumidores turísticos. Este estudo foi realizado à luz de três principais teorias: Valor da Publicidade, Relevância e Lealdade à Marca, e teve o objetivo geral de analisar a relação entre o valor percebido, relevância e lealdade à marca, construída por meio do Marketing de Conteúdo Digital, na intenção de viajar a destinos turísticos. Como procedimento metodológico empregou-se a pesquisa quase experimental, em que dois grupos de respondentes (tratamento e controle) foram designados a participar de duas fases de coleta de dados ocorridas em um intervalo de uma semana. Utilizaram-se, como estímulos para o grupo de tratamento, conteúdos de MCD de um destino turístico brasileiro (Maragogi, AL), a fim de perceber a diferenciação de suas percepções, além das percepções em comparação ao grupo de controle, o qual não recebeu qualquer tipo de estímulo além de variáveis externas. Os dados foram analisados por meio dos softwares IBM-SPSS e AMOS, e as principais técnicas empregadas foram: Teste t de Student para amostras pareadas e independentes, assim como a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados dos Testes t indicaram que estímulos de MCD são capazes de aumentar os sentimentos de lealdade e intenção de viajar ao destino, e a Modelagem de Equações Estruturais identificou fatores antecedentes da intenção de viajar a destinos turísticos, quais sejam: informatividade, entretenimento, credibilidade, personalização, valor percebido, relevância e lealdade, a partir de um modelo principal e de um modelo alternativo proposto. Assim, o presente trabalho fornece contribuições teóricas e gerenciais, na medida em que propõe um novo conceito de MCD e apresenta recomendações para que organizações e destinos turísticos utilizem essa técnica de forma assertiva.In the midst of constant transformations in marketing – which have demanded the development of strategies that reach the diverse consumer public – Digital Content Marketing (DCM) emerges, in the market and in the academic literature, as an innovative technique for the dissemination of goods and services, especially because traditional advertising no longer fulfills its role as before, and the consumer often has discernment of the “intrusive role” it plays. In this sense, this thesis aims to contribute to filling theoretical gaps with regard to the role of the DCM as a promotional tool in the travel planning process of tourist consumers. This study was carried out from three main theories: Advertising Value, Relevance, and Brand Loyalty, and had the main objective of analyzing the relationship between perceived value, relevance, and brand loyalty, built through Digital Content Marketing, with the intention of traveling to tourist destinations. As a methodological procedure, quasi experimental research was used, in which two groups of respondents (treatment and control) were assigned to participate in two phases of data collection that took place an interval of one week. As stimuli for the treatment group, DCM contents of a brazilian tourist destination (Maragogi, AL) were used, in order to perceive the differentiation of their perceptions, in addition to the perceptions compared to the control group, which did not receive any type of stimulus in addition to external variables. Data were analyzed using IBM-SPSS and AMOS software, and the main techniques employed were: Student's t-test for paired and independent samples, as well as Structural Equation Modeling. The results of the t Tests indicated that DCM stimuli are able to increase feelings of loyalty and intention to travel to the destination, and the Structural Equation Modeling identified antecedent factors of the intention to travel to tourist destinations, namely: informativeness, entertainment, credibility, personalization, perceived value, relevance, and loyalty, based on a main model and a proposed alternative model. Thus, this work provides theoretical and managerial contributions, as it proposes a new concept of DCM and presents recommendations for organizations and tourist destinations to use this technique assertively.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOMarketing de conteúdo digitalTeoria do valor da publicidadeTeoria da relevânciaLealdade à marcaIntenção de viajarInfluência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluenciamarketingconteudo_Souza_2023.pdfapplication/pdf2787713https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54900/1/Influenciamarketingconteudo_Souza_2023.pdf64fb0ec392fe79f1bdcfa19d0f42574fMD51123456789/549002023-09-25 19:15:40.791oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54900Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-25T22:15:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
title Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
spellingShingle Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
Souza, Jackson de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Marketing de conteúdo digital
Teoria do valor da publicidade
Teoria da relevância
Lealdade à marca
Intenção de viajar
title_short Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
title_full Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
title_fullStr Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
title_full_unstemmed Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
title_sort Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos
author Souza, Jackson de
author_facet Souza, Jackson de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3095760811566254
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Gislainy Laíse da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9175-8903
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7785924812425468
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Milito, Marcelo Chiarelli
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Chagas, Marcio Marreiro das
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jackson de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques Júnior, Sérgio
contributor_str_mv Marques Júnior, Sérgio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Marketing de conteúdo digital
Teoria do valor da publicidade
Teoria da relevância
Lealdade à marca
Intenção de viajar
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de conteúdo digital
Teoria do valor da publicidade
Teoria da relevância
Lealdade à marca
Intenção de viajar
description Em meio às constantes transformações do marketing – as quais têm demandado o desenvolvimento de estratégias que alcancem o diversificado público consumidor –, o Marketing de Conteúdo Digital (MCD) surge, no mercado e na literatura acadêmica, como uma técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços, especialmente porque a publicidade tradicional já não cumpre seu papel como antes, e o consumidor, muitas vezes, possui discernimento do “papel intrusivo” que ela desempenha. Neste sentido, a presente tese visa contribuir para o preenchimento de lacunas teóricas no que se refere ao papel do MCD enquanto uma ferramenta promocional no processo de planejamento de viagens de consumidores turísticos. Este estudo foi realizado à luz de três principais teorias: Valor da Publicidade, Relevância e Lealdade à Marca, e teve o objetivo geral de analisar a relação entre o valor percebido, relevância e lealdade à marca, construída por meio do Marketing de Conteúdo Digital, na intenção de viajar a destinos turísticos. Como procedimento metodológico empregou-se a pesquisa quase experimental, em que dois grupos de respondentes (tratamento e controle) foram designados a participar de duas fases de coleta de dados ocorridas em um intervalo de uma semana. Utilizaram-se, como estímulos para o grupo de tratamento, conteúdos de MCD de um destino turístico brasileiro (Maragogi, AL), a fim de perceber a diferenciação de suas percepções, além das percepções em comparação ao grupo de controle, o qual não recebeu qualquer tipo de estímulo além de variáveis externas. Os dados foram analisados por meio dos softwares IBM-SPSS e AMOS, e as principais técnicas empregadas foram: Teste t de Student para amostras pareadas e independentes, assim como a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados dos Testes t indicaram que estímulos de MCD são capazes de aumentar os sentimentos de lealdade e intenção de viajar ao destino, e a Modelagem de Equações Estruturais identificou fatores antecedentes da intenção de viajar a destinos turísticos, quais sejam: informatividade, entretenimento, credibilidade, personalização, valor percebido, relevância e lealdade, a partir de um modelo principal e de um modelo alternativo proposto. Assim, o presente trabalho fornece contribuições teóricas e gerenciais, na medida em que propõe um novo conceito de MCD e apresenta recomendações para que organizações e destinos turísticos utilizem essa técnica de forma assertiva.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-25T22:14:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-25T22:14:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Jackson de. Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos. Orientador: Sérgio Marques Júnior. 2023. 142f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54900
identifier_str_mv SOUZA, Jackson de. Influência do marketing de conteúdo digital na intenção de viajar para destinos turísticos. Orientador: Sérgio Marques Júnior. 2023. 142f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54900/1/Influenciamarketingconteudo_Souza_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64fb0ec392fe79f1bdcfa19d0f42574f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832772278124544