A construção do ponto de vista e o fenômeno da responsabilidade enunciativa em artigos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leonildo Leal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52421
Resumo: A tese apresenta os resultados da pesquisa sobre a construção do ponto de vista (PDV) e o fenômeno da responsabilidade enunciativa (RE) em artigos científicos no contexto da graduação em Pedagogia. Nessa direção, nossa investigação buscou responder às seguintes indagações: 1. De que forma o gênero artigo científico, que constitui o corpus desta tese, materializa-se textualmente, quanto ao plano de texto e as sequências textuais? 2. Que marcas linguísticas mobilizam a construção do ponto de vista (PDV)? 3. Como a responsabilidade enunciativa manifesta-se através das marcas linguísticas e dos dispositivos enunciativos? Estabelecemos, portanto, como objetivo geral descrever e interpretar marcas linguísticodiscursivas que demonstram o papel do locutor-enunciador primeiro (L1/E1) na organização e na orientação argumentativa. Do objetivo geral, desdobram-se 4 (quatro) objetivos específicos que balizaram os passos desta investigação: descrever o funcionamento dos níveis macrotextual e mesotextual, assim como a(s) sequência(s) textual(is) dominante(s) nos artigos científicos que constituem o corpus; identificar, descrever e analisar as marcas linguísticas que mobilizam a construção do ponto de vista (PDV); analisar a responsabilidade enunciativa; interpretar as relações entre as posturas enunciativas e o movimento de engajamento/distanciamento do L1/E1 nos artigos científicos. A pesquisa está circunscrita nos estudos da Linguística textual, situando-a no quadro mais amplo da Análise do discurso (AD), além dos estudos sobre enunciação, o que implica a adoção dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2014[1929]), Adam (2011a[2008], 2019), Rabatel (2010, 2016) e Guentchéva (1994). Partimos, inicialmente, da concepção de gênero discursivo e dialogismo proposta por Bakhtin (2014), contudo consideramos a noção de ponto de vista rabateliana de importância capital para responder as questões de pesquisa. A partir das questões da pesquisa, dos objetivos e do quadro teórico adotado, propusemo-nos a analisar 35 artigos científicos extraídos do repositório digital do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que constituem trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia. Nossa análise restringiu-se à seção fundamentação teórica do corpus, por considerarmos o espaço mais evidente do fenômeno da polifonia dentre as diversas seções que constituem o gênero artigo científico. Selecionamos, em seguida, sete marcas linguísticas: os índices de pessoas, as formas de representação da fala, as modalidades, os dêiticos espaciais, os tempos verbais, a indicação de quadros mediadores e a modalização autonímica, que permitem elucidar o fenômeno da RE e descrever as estratégias e dispositivos enunciativos operados pelo L1/E1 em seu projeto de dizer. A análise dos dados revela que, a partir do contexto específico de produção textual dos artigos científicos como TCC, a sequência argumentativa predomina entre as demais, pois a própria natureza da seção analisada, ao colocar em diálogo diversas vozes sobre um tema específico, impõe ao L1/E1 posicionar-se, fazendo adoções, recusas ou ponderações às diversas teorias evidenciadas. Por fim, quanto às categorias analisadas, reconhecemos a prevalência do discurso indireto, introduzido pelos mediadores segundo e para em detrimento aos demais, além dos verbos dicendi de natureza distinta (afirmar e dizer), que implicam o distanciamento do L1/E1 sobre o conteúdo proposicional da voz convocada por ele.
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Nessa direção, nossa investigação buscou responder às seguintes indagações: 1. De que forma o gênero artigo científico, que constitui o corpus desta tese, materializa-se textualmente, quanto ao plano de texto e as sequências textuais? 2. Que marcas linguísticas mobilizam a construção do ponto de vista (PDV)? 3. Como a responsabilidade enunciativa manifesta-se através das marcas linguísticas e dos dispositivos enunciativos? Estabelecemos, portanto, como objetivo geral descrever e interpretar marcas linguísticodiscursivas que demonstram o papel do locutor-enunciador primeiro (L1/E1) na organização e na orientação argumentativa. Do objetivo geral, desdobram-se 4 (quatro) objetivos específicos que balizaram os passos desta investigação: descrever o funcionamento dos níveis macrotextual e mesotextual, assim como a(s) sequência(s) textual(is) dominante(s) nos artigos científicos que constituem o corpus; identificar, descrever e analisar as marcas linguísticas que mobilizam a construção do ponto de vista (PDV); analisar a responsabilidade enunciativa; interpretar as relações entre as posturas enunciativas e o movimento de engajamento/distanciamento do L1/E1 nos artigos científicos. A pesquisa está circunscrita nos estudos da Linguística textual, situando-a no quadro mais amplo da Análise do discurso (AD), além dos estudos sobre enunciação, o que implica a adoção dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2014[1929]), Adam (2011a[2008], 2019), Rabatel (2010, 2016) e Guentchéva (1994). Partimos, inicialmente, da concepção de gênero discursivo e dialogismo proposta por Bakhtin (2014), contudo consideramos a noção de ponto de vista rabateliana de importância capital para responder as questões de pesquisa. A partir das questões da pesquisa, dos objetivos e do quadro teórico adotado, propusemo-nos a analisar 35 artigos científicos extraídos do repositório digital do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que constituem trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia. Nossa análise restringiu-se à seção fundamentação teórica do corpus, por considerarmos o espaço mais evidente do fenômeno da polifonia dentre as diversas seções que constituem o gênero artigo científico. Selecionamos, em seguida, sete marcas linguísticas: os índices de pessoas, as formas de representação da fala, as modalidades, os dêiticos espaciais, os tempos verbais, a indicação de quadros mediadores e a modalização autonímica, que permitem elucidar o fenômeno da RE e descrever as estratégias e dispositivos enunciativos operados pelo L1/E1 em seu projeto de dizer. A análise dos dados revela que, a partir do contexto específico de produção textual dos artigos científicos como TCC, a sequência argumentativa predomina entre as demais, pois a própria natureza da seção analisada, ao colocar em diálogo diversas vozes sobre um tema específico, impõe ao L1/E1 posicionar-se, fazendo adoções, recusas ou ponderações às diversas teorias evidenciadas. Por fim, quanto às categorias analisadas, reconhecemos a prevalência do discurso indireto, introduzido pelos mediadores segundo e para em detrimento aos demais, além dos verbos dicendi de natureza distinta (afirmar e dizer), que implicam o distanciamento do L1/E1 sobre o conteúdo proposicional da voz convocada por ele.The investigation presents the research results on the construction of the Point of View (POV) and the phenomenon of enunciative responsibility (ER) in scientific articles in the context of undergraduate education in Pedagogy. In this direction, our investigation sought to answer the following questions: 1. How does the scientific article genre, which constitutes the corpus of this thesis, materialize textually, in terms of the text plan and textual sequences? 2. What linguistic marks mobilize the construction of the point of view (POV)? 3. How does enunciative responsibility manifest itself through linguistic marks and enunciative devices? In this regard, we established as a general objective to describe and interpret linguistic-discursive marks that demonstrate the role of the speaker-enunciator first (S1/E1) in the organization and in the argumentative orientation. From the general objective, 4 (four) specific objectives are unfolded that guided the steps of this investigation: to describe the functioning of the macrotextual and mesotextual levels, as well as the dominant textual sequence(s) in scientific articles that constitute the corpus; identify, describe and analyze the linguistic marks that mobilize the construction of the Point of View (POV); to analyze the enunciative responsibility; to interpret the relationships between enunciative postures and the movement of engagement/distancing of S1/E1 in scientific articles. We place ourselves within the scope of Textual Linguistics, placing it within the broader framework of Discourse Analysis (AD), in addition to studies on enunciation, which implies the adoption of the theoretical assumptions of Bakhtin (2014[1929]), Adam (2011a) [2008], 2019), Rabatel (2010, 2016) and Guentcheva (1994). We start, initially, from the conception of discursive genre and dialogism proposed by Bakhtin (2014), however, we consider the notion of the Rabatelian point of view to be of paramount importance to answer the research questions. Based on the research questions, objectives and theoretical framework adopted, we set out to analyze 35 scientific articles extracted from the digital repository of the Education Center of the Federal University of Pernambuco (UFPE), which constitute course completion work of Degree in Pedagogy. Our analysis was restricted to the theoretical foundation section of the corpus, as we considered the most evident section of the polyphony phenomenon among the others that constitute the scientific article genre. We then selected six linguistic categories: subject marks, the forms of speech representation, the modalities, the spatial deixis, the verb tenses, the indication of mediating framework and the autonymic modalization, which allow us to elucidate the phenomenon of RE and to describe the strategies and enunciative devices operated by the S1/E1 in their communicative purposes. Data analysis reveal that, based on the specific context of textual production of scientific articles, the argumentative sequence predominates among the others, since the very nature of the analyzed section, by putting into dialogue different voices on a specific topic, imposes on the S1/E1 take a position, making adoptions, refusals or considerations to the various theories highlighted. Finally, regarding the analyze categories, we recognize the prevalence of indirect speech, introduced by “according to” and “for” mediators to the detriment of the others, in addition to the speaking verbs of a different origin (claim and say), which imply the distancing of the S1/E1 from the propositional content of the voice summoned by himself.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPonto de vistaPosturas enunciativasResponsabilidade enunciativaGênero discursivo artigo científicoA construção do ponto de vista e o fenômeno da responsabilidade enunciativa em artigos científicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaopontovista_Gomes_2021.pdfapplication/pdf1792332https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52421/1/Construcaopontovista_Gomes_2021.pdf18734b8f0f267f0cade7e6810e702011MD51123456789/524212023-05-15 20:41:50.281oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52421Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-15T23:41:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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