O ensino da audiologia mediado por tecnologia e o impacto na atuação prática
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49301 |
Resumo: | Introdução: O uso de tecnologias integradas ao ensino pode tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Desenvolver ferramentas mediadas por tecnologia para o ensino da audiologia e avaliar a satisfação de professores, alunos e fonoaudiólogos. Método: Estudo prospectivo descritivo, estruturado em dois manuscritos: (I) Pacientes virtuais: impacto da simulação computadorizada na atuação prática em audiologia e (II) Audiômetro virtual: ferramenta on-line para o ensino e aprendizagem. No primeiro estudo, duas professoras e 35 alunos de dois cursos de Fonoaudiologia responderam um questionário de satisfação e uma escala de autoavaliação do impacto na atuação prática, ambos em escala Likert. No segundo manuscrito, a versão on-line do audiômetro virtual foi utilizada por 481 pessoas, oriundas de 17 estados e do Distrito Federal (DF). Destes, 98 alunos, 24 professores e nove profissionais fonoaudiólogos registraram sua avaliação em um questionário em escala Likert, além de citarem pontos positivos e negativos. Resultados: O simulador audiométrico e a versão on-line do audiômetro virtual foram avaliados positivamente como ferramentas auxiliares no ensino, com concordância intra e inter-categoria de usuários. Além disso, houve percepção positiva do impacto na prática audiológica. Na análise de conteúdo, o ponto negativo preponderante foi a “dificuldade de instalação” para o simulador e a “falta do manual de instruções” para o audiômetro virtual. Conclusão: As duas ferramentas desenvolvidas foram avaliadas positivamente e podem trazer benefícios para o ensino da audiologia. A semelhança com o audiômetro físico, o baixo custo e a facilidade de instalação são aspectos fundamentais para a eficiência destas soluções. |
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Araújo, Deuzimar Pires dehttp://lattes.cnpq.br/7776586536424565https://orcid.org/0000-0002-3675-4651http://lattes.cnpq.br/5637269791915082Corteletti, Lílian Cássia Bornia JacobBalen, Sheila Andreolihttp://lattes.cnpq.br/3487546022829633Araújo, Eliene Silva2022-09-06T00:13:11Z2022-09-06T00:13:11Z2022-04-29ARAÚJO, Deuzimar Pires de. O ensino da audiologia mediado por tecnologia e o impacto na atuação prática. 2022. 94f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49301Introdução: O uso de tecnologias integradas ao ensino pode tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Desenvolver ferramentas mediadas por tecnologia para o ensino da audiologia e avaliar a satisfação de professores, alunos e fonoaudiólogos. Método: Estudo prospectivo descritivo, estruturado em dois manuscritos: (I) Pacientes virtuais: impacto da simulação computadorizada na atuação prática em audiologia e (II) Audiômetro virtual: ferramenta on-line para o ensino e aprendizagem. No primeiro estudo, duas professoras e 35 alunos de dois cursos de Fonoaudiologia responderam um questionário de satisfação e uma escala de autoavaliação do impacto na atuação prática, ambos em escala Likert. No segundo manuscrito, a versão on-line do audiômetro virtual foi utilizada por 481 pessoas, oriundas de 17 estados e do Distrito Federal (DF). Destes, 98 alunos, 24 professores e nove profissionais fonoaudiólogos registraram sua avaliação em um questionário em escala Likert, além de citarem pontos positivos e negativos. Resultados: O simulador audiométrico e a versão on-line do audiômetro virtual foram avaliados positivamente como ferramentas auxiliares no ensino, com concordância intra e inter-categoria de usuários. Além disso, houve percepção positiva do impacto na prática audiológica. Na análise de conteúdo, o ponto negativo preponderante foi a “dificuldade de instalação” para o simulador e a “falta do manual de instruções” para o audiômetro virtual. Conclusão: As duas ferramentas desenvolvidas foram avaliadas positivamente e podem trazer benefícios para o ensino da audiologia. A semelhança com o audiômetro físico, o baixo custo e a facilidade de instalação são aspectos fundamentais para a eficiência destas soluções.Introduction: The use of technologies integrated into teaching can make classes more dynamic and interesting and help the teaching-learning process. Objective: To develop technologymediated tools for the teaching of audiology and to assess the satisfaction of users. Method: A prospective descriptive study, structured in two manuscripts: (I) Virtual patients: impact of computer simulation on practical performance in audiology and, (II) Virtual Audiometer: online tool for teaching and learning. In the first study, two professors and 35 students from two Speech-Language Pathology and Audiology courses answered a satisfaction questionnaire and a self-assessment scale of the impact on practical performance, both on a Likert scale. In the second manuscript, the online version of the virtual audiometer was used by 481 people from 17 states and the Federal District (DF). Of these, 98 students, 24 professors and nine audiologists registered their assessment in a Likert scale questionnaire, in addition to citing positive and negative points. Results: The audiometric simulator and the online version of the virtual audiometer were positively evaluated as auxiliary tools in teaching, with intra- and inter-category user agreement. In addition, there was a positive perception of the impact on audiological practice. In the content analysis, the predominant negative point was the “installation difficulty” for the simulator and the “lack of an instruction manual” for the virtual audiometer. Conclusion: The two tools developed were positively evaluated and can bring benefits to the audiology teaching. The similarity with the physical audiometer, the low cost and the ease of installation are fundamental aspects for the efficiency of these solutions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDETecnologia educacionalMateriais de ensinoTreinamento por simulaçãoO ensino da audiologia mediado por tecnologia e o impacto na atuação práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoaudiologiamediado_Araujo_2022.pdfapplication/pdf6734013https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49301/1/Ensinoaudiologiamediado_Araujo_2022.pdf3f7c97317d05f45ae70202fcc6027030MD51123456789/493012022-09-05 21:13:56.241oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-06T00:13:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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