Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalya Maria Marinho da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095
Resumo: No âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão.
id UFRN_b03b7786243660546721d09caa9d17fe
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58095
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Natalya Maria Marinho dahttp://lattes.cnpq.br/3724331397772770http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Dantas, Paulo Moreira Silvahttp://lattes.cnpq.br/0392766010188739Silva, Priscilla Pinto Costa daSantos, Isis Kelly dosFonseca, Michele Pereira de Souza daDias, Maria Aparecida2024-04-10T21:15:52Z2024-04-10T21:15:52Z2024-02-07SILVA, Natalya Maria Marinho da. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Dias. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física - escolaSexualidadeGêneroPráticas pedagógicasRelações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNo âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesgenerosexualidade_Silva_2024.pdfapplication/pdf29754843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58095/1/Relacoesgenerosexualidade_Silva_2024.pdf45b476a3b821482d0ff7b5bc05513249MD51123456789/580952024-04-10 18:16:37.511oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-10T21:16:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
title Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
spellingShingle Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
Silva, Natalya Maria Marinho da
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física - escola
Sexualidade
Gênero
Práticas pedagógicas
title_short Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
title_full Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
title_fullStr Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
title_full_unstemmed Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
title_sort Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
author Silva, Natalya Maria Marinho da
author_facet Silva, Natalya Maria Marinho da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3724331397772770
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1131977255034974
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Paulo Moreira Silva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0392766010188739
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Priscilla Pinto Costa da
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Isis Kelly dos
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Fonseca, Michele Pereira de Souza da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalya Maria Marinho da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Aparecida
contributor_str_mv Dias, Maria Aparecida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física - escola
Sexualidade
Gênero
Práticas pedagógicas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - escola
Sexualidade
Gênero
Práticas pedagógicas
description No âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T21:15:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T21:15:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Natalya Maria Marinho da. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Dias. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095
identifier_str_mv SILVA, Natalya Maria Marinho da. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Dias. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58095/1/Relacoesgenerosexualidade_Silva_2024.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45b476a3b821482d0ff7b5bc05513249
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813890969474433024