Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095 |
Resumo: | No âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão. |
id |
UFRN_b03b7786243660546721d09caa9d17fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58095 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Natalya Maria Marinho dahttp://lattes.cnpq.br/3724331397772770http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Dantas, Paulo Moreira Silvahttp://lattes.cnpq.br/0392766010188739Silva, Priscilla Pinto Costa daSantos, Isis Kelly dosFonseca, Michele Pereira de Souza daDias, Maria Aparecida2024-04-10T21:15:52Z2024-04-10T21:15:52Z2024-02-07SILVA, Natalya Maria Marinho da. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Dias. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física - escolaSexualidadeGêneroPráticas pedagógicasRelações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNo âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesgenerosexualidade_Silva_2024.pdfapplication/pdf29754843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58095/1/Relacoesgenerosexualidade_Silva_2024.pdf45b476a3b821482d0ff7b5bc05513249MD51123456789/580952024-04-10 18:16:37.511oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-10T21:16:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
title |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
spellingShingle |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes Silva, Natalya Maria Marinho da CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física - escola Sexualidade Gênero Práticas pedagógicas |
title_short |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
title_full |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
title_fullStr |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
title_sort |
Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes |
author |
Silva, Natalya Maria Marinho da |
author_facet |
Silva, Natalya Maria Marinho da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3724331397772770 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1131977255034974 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Paulo Moreira Silva |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0392766010188739 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Pinto Costa da |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Santos, Isis Kelly dos |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Fonseca, Michele Pereira de Souza da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natalya Maria Marinho da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
contributor_str_mv |
Dias, Maria Aparecida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física - escola Sexualidade Gênero Práticas pedagógicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - escola Sexualidade Gênero Práticas pedagógicas |
description |
No âmbito da educação física escolar, as práticas docentes e das concepções de professores no contexto das relações de gênero e sexualidade nas aulas, foi realizada a presente revisão de escopo com objetivo de analisar as abordagens e conceitos produzidas acerca das relações de gênero e diversidades sexuais nas aulas de Educação Física Escolar, além de mapear a literatura científica sobre práticas sexistas durantes as aulas de Educação Física, e quais os fundamentos orientam tais posturas; identificar os avanços, as dificuldades e as ausências literárias sobre as temáticas e caracterizar os conteúdos da Educação Física Escolar que têm sido utilizados para o diálogo com as temáticas gênero e sexualidade. Amparada pelo o checklist PRISMA-SCR, a pesquisa possui caráter exploratório qualitativo, seguindo uma análise descritiva, que elegeu trabalhos de pesquisas pós promulgação da BNCC, com intuito de distinguir as consequências do texto aprovado para difundir ou o silenciar dos temas em questão. A busca incluiu textos na língua portuguesa, apenas e foram encontrados 399 trabalhos dentre as bases escolhidas, e após utilização dos critérios de exclusão foram eleitos 25 para análise. Destaca-se a presença de trabalhos na forma de teses e dissertações, também se encontra ênfase nas práticas pedagógicas além de algum enfoque na percepção de alunos. Os trabalhos são majoritariamente qualitativos e realizados em instituições do centro-sul brasileiro. Os conceitos de gênero e sexualidade foram abordados de forma extensa e estimularam a necessidade social com forte participação escolar para versar as discussões sobre os temas e promover a inclusão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-10T21:15:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-10T21:15:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Natalya Maria Marinho da. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Dias. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095 |
identifier_str_mv |
SILVA, Natalya Maria Marinho da. Relações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física: uma revisão de escopo sobre as concepções e práticas docentes. Orientadora: Dra. Maria Aparecida Dias. 2024. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58095/1/Relacoesgenerosexualidade_Silva_2024.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45b476a3b821482d0ff7b5bc05513249 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813890969474433024 |