“Somos todos e todas diferentes numa sociedade de iguais”: um estado de caso sobre práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma escola pública de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JACOB, Maria Julieta Correia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000094j4
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25195
Resumo: SILVA, Celma Fernanda Tavares de Almeida também é conhecida em citações bibliográficas por: TAVARES, Celma
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A pesquisa buscou observar e investigar como essas práticas são desenvolvidas e suas implicações para a promoção da igualdade de gênero, do respeito às diferentes formas de expressão do gênero e da sexualidade, do combate à LGBTfobia e também para o fortalecimento da cidadania e dos Direitos Humanos em uma fase importante do processo educacional formal de discentes. A pesquisa é de natureza qualitativa com finalidade exploratório-descritiva e utiliza como base metodológica o estudo de caso, além de ferramentas não-estruturadas para a coleta de dados, como observações não-participantes dos encontros do Núcleo de Gênero e entrevistas semi-estruturadas com as duas professoras do Núcleo e também com a diretora da escola. Para a análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo interpretativa. As bases teóricas que nortearam a investigação foram o campo da produção de conhecimento sobre gênero, sexualidade e práticas pedagógicas no contexto dos Direitos Humanos. O argumento central é o de que a existência do Núcleo de Estudos de Gênero é importante e necessária enquanto política pública para que haja uma ampliação da discussão e conscientização sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres como estratégia de combate ao machismo, ao preconceito e de promoção do respeito à diversidade sexual. Para isso, verificou-se que a prática pedagógica desenvolvida possui uma abordagem reflexiva, progressista e problematizadora. Apesar das lacunas na formação docente inicial e continuada para trabalhar as temáticas de gênero e sexualidade, apontadas na investigação, a pesquisa revelou que o Núcleo de Gênero da escola estudada adquiriu uma significativa importância simbólica e passou a funcionar como uma instância de acolhimento de denúncias de violações de direitos e também de defesa da diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar.The main objective of this study was to analyze pedagogical practices related to gender and sexuality issues developed at a Center of Gender Studies and Coping with Violence against Women present at a state public school in North of Recife (PE). The research sought to observe and investigate how these practices are developed and their implications for the promotion of gender equality, respect for the different forms of expression of gender and sexuality, the fight against LGBTophobia and also for the strengthening of citizenship and Human Rights in an important phase of the formal educational process of students. The research is qualitative in nature with an exploratory-descriptive purpose and uses as a methodological basis the case study, as well as unstructured tools for data collection, such as non-participant observations of the Gender Center meetings and semi-structured interviews with the two teachers of the Center and also with the director of the school. For the analysis of the data, we used interpretive content analysis. The theoretical bases that guided the investigation were the field of knowledge production on gender, sexuality and pedagogical practices in the context of Human Rights. The central argument is that the existence of the Gender Studies Center is important and necessary as a public policy so that there is an increase in the discussion and awareness of inequalities between men and women as a strategy to combat chauvinism, prejudice and promotion of respect for sexual diversity. For this, it was verified that the pedagogical practice developed has a reflexive, progressive and problematizing approach. Despite the gaps in initial and continuing teacher training to work on gender and sexuality themes, as pointed out in the research, the research revealed that the School's Gender Center acquired a significant symbolic importance and began to function as an instance of receiving denunciations of violations of rights and also of defending sexual and gender diversity in the school environment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Direitos HumanosUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoGêneroSexualidadePráticas pedagógicas“Somos todos e todas diferentes numa sociedade de iguais”: um estado de caso sobre práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma escola pública de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Maria Julieta Correia Jacob.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Maria Julieta Correia Jacob.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25195/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Julieta%20Correia%20Jacob.pdf.jpgc9f332e12db158bd84a5a0b1f5fc6bbaMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Julieta Correia Jacob.pdfDISSERTAÇÃO Maria Julieta Correia Jacob.pdfapplication/pdf2496975https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25195/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Julieta%20Correia%20Jacob.pdfe93944b89bb613c18c5021715cc670a6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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