Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14994 |
Resumo: | This Thesis deals with a study on customer satisfaction and loyalty measurement focusing on a model of factors antecedents of customer satisfaction and loyalty. The model is based on a Satisfaction Index model adopted in Norway developed by Johnson et al.(2001) and the service quality drivers from the literature. It is surveyed a sample of 130 patients of a gynecology clinical. It is used a multiple regression analysis as the main statistical method in order to verify the factors affecting satisfaction and loyalty. The main findings are that the quality model explain 54% of the satisfaction but the whole model explain only 31% of the loyalty. Although the results are consistent with the literature in term of quality as the main driver of the satisfaction and that the satisfaction is not only one factor to explain loyalty, both the quality model to satisfaction and the factors model affecting loyalty should be improved to explain better the satisfaction and loyalty in health care service |
id |
UFRN_b2923208618148248c1701d762cd4b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14994 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Tamara Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735724U2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6Marques Júnior, Sérgiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9Idrogo, Aurélia Altemira Acunãhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2Ramos, Rubens Eugênio Barreto2014-12-17T14:52:58Z2014-12-092014-12-17T14:52:58Z2006-05-19SOUZA, Tamara Oliveira. Customer satisfaction and loyalty measurement: a study on patients of clinical in the health service. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14994This Thesis deals with a study on customer satisfaction and loyalty measurement focusing on a model of factors antecedents of customer satisfaction and loyalty. The model is based on a Satisfaction Index model adopted in Norway developed by Johnson et al.(2001) and the service quality drivers from the literature. It is surveyed a sample of 130 patients of a gynecology clinical. It is used a multiple regression analysis as the main statistical method in order to verify the factors affecting satisfaction and loyalty. The main findings are that the quality model explain 54% of the satisfaction but the whole model explain only 31% of the loyalty. Although the results are consistent with the literature in term of quality as the main driver of the satisfaction and that the satisfaction is not only one factor to explain loyalty, both the quality model to satisfaction and the factors model affecting loyalty should be improved to explain better the satisfaction and loyalty in health care serviceEsta tese apresenta uma contribuição a modelos de satisfação do cliente, investigando as relações entre variáveis antecedentes (qualidade, preço, gestão de reclamações, imagem da empresa e compromisso afetivo e calculado) à satisfação e a fidelidade do cliente, tendo por objeto de estudo clientes de clínicas de saúde. A pesquisa teórica abrangeu conceitos de satisfação do cliente, modelos de sistemas de gestão e modelos de índices de medição de satisfação do cliente. Para a pesquisa de campo foi realizada uma pesquisa tipo survey abrangendo 130 questionários respondidos pelos clientes da clínica. As análises dos dados foram feitas através da estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Os principais resultados evidenciam que o modelo dos direcionadores de qualidade à satisfação explicam 54,69% da variação na satisfação com a clínica, mas o modelo explicativo da fidelidade explica apenas 31%. Apesar dos resultados de satisfação serem consistentes com a literatura, o grau de explicação da satisfação e da fidelidade mostram a necessidade de melhorar os modelos para aumentar seu poder explicativo neste tipo de serviçoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesQualidadeSatisfação do clienteSaúdeQualityCustomer satisfactionHealthCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMedição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particularCustomer satisfaction and loyalty measurement: a study on patients of clinical in the health serviceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTamaraOS.pdfapplication/pdf1049856https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14994/1/TamaraOS.pdf9700dbe6e8dc2bd4fcf9d5bbdb0d90e8MD51TEXTTamaraOS.pdf.txtTamaraOS.pdf.txtExtracted texttext/plain154301https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14994/6/TamaraOS.pdf.txt69489855241d72d9540aac31dbc1cad2MD56THUMBNAILTamaraOS.pdf.jpgTamaraOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4445https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14994/7/TamaraOS.pdf.jpgcb86c6a71b8c74ef118c7ff1b44a7629MD57123456789/149942017-11-02 02:56:10.163oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T05:56:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Customer satisfaction and loyalty measurement: a study on patients of clinical in the health service |
title |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
spellingShingle |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular Souza, Tamara Oliveira Qualidade Satisfação do cliente Saúde Quality Customer satisfaction Health CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
title_full |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
title_fullStr |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
title_full_unstemmed |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
title_sort |
Medição de satisfação e fidelidade do cliente :um estudo com pacientes de clínica particular |
author |
Souza, Tamara Oliveira |
author_facet |
Souza, Tamara Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735724U2 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Marques Júnior, Sérgio |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Idrogo, Aurélia Altemira Acunã |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tamara Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
contributor_str_mv |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Satisfação do cliente Saúde |
topic |
Qualidade Satisfação do cliente Saúde Quality Customer satisfaction Health CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Quality Customer satisfaction Health |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
This Thesis deals with a study on customer satisfaction and loyalty measurement focusing on a model of factors antecedents of customer satisfaction and loyalty. The model is based on a Satisfaction Index model adopted in Norway developed by Johnson et al.(2001) and the service quality drivers from the literature. It is surveyed a sample of 130 patients of a gynecology clinical. It is used a multiple regression analysis as the main statistical method in order to verify the factors affecting satisfaction and loyalty. The main findings are that the quality model explain 54% of the satisfaction but the whole model explain only 31% of the loyalty. Although the results are consistent with the literature in term of quality as the main driver of the satisfaction and that the satisfaction is not only one factor to explain loyalty, both the quality model to satisfaction and the factors model affecting loyalty should be improved to explain better the satisfaction and loyalty in health care service |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-05-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:52:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-09 2014-12-17T14:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Tamara Oliveira. Customer satisfaction and loyalty measurement: a study on patients of clinical in the health service. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14994 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Tamara Oliveira. Customer satisfaction and loyalty measurement: a study on patients of clinical in the health service. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14994/1/TamaraOS.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14994/6/TamaraOS.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14994/7/TamaraOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9700dbe6e8dc2bd4fcf9d5bbdb0d90e8 69489855241d72d9540aac31dbc1cad2 cb86c6a71b8c74ef118c7ff1b44a7629 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832713502294016 |