As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ylanderson Jordão Abreu da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046
Resumo: O presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.
id UFRN_b324947fbee81f293a062d316fda2b5b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52046
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ylanderson Jordão Abreu dahttp://lattes.cnpq.br/2836984740332274https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Cavalcante, Erica Dayane Chaveshttp://lattes.cnpq.br/2902600033356292Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaBrito, Max Leandro de Araújo2023-04-04T23:41:28Z2023-02-14SILVA, Ylanderson Jordão Abreu da. As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046O presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.The present study aimed to understand the conceptions of Business Administration students about learning through cases for teaching in consultation services for educational objects. As for its relevance as research, it is important to highlight the reflections on the improvement of formal, self-taught education and in contexts where there is an interest in the use of tools that dynamize teaching and learning. Still, there is a contribution in relation to Ivan Illich's idea about "controlled" learning by institutions and limited access to consultation services and educational objects, when they occur in an extra-school way, by corporations and other institutions. Regarding the methodological paths, it was designed with primary and secondary data, in stages, namely: 1) survey of bibliographic/theoretical research in national and international conjuncture as a way of more in-depth foundation of the theme; 2) individual semistructured questionnaire/interview with undergraduate students in Business Administration at UFRN; 3) mapping of conceptions about the search and qualitative importance of cases for teaching in the course and in an extracurricular context; 4) analysis of the variation of these conceptions in a categorical division; and 5) construction of theoretical reflection based on data collected in the field. In order to produce communicative content inferences from the text of this discussion, the type of content data analysis is used to better dismember parts/contents with a better form of discussion. Regarding the results, it was possible to capture data from the students, analyzing the concepts regarding the theme in which it is effective not only in the use of teaching cases in an educational context, so that facilitating the presentation of the method can generate greater satisfaction on the part of the students and the teacher or educational advisor, who will have the essential task in advance of promoting the initial mediation of a case for teaching or promoting that the student, self-directed/self-taught, proposed solutions regardless of the depth of the analyzed situation. In addition, the complexity of the answers that were described mainly in the questions for the answers to the case is affirmative and not expected by the study, demonstrating the ability of the respondents both to reflect on the problem as a critical methodological factor for a better elaboration of a teaching case and in the social spheres that would guide the questions for the conclusive etiological and resolving process of the teaching-case more autonomously.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES2025-02-27Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoProcesso de ensino-aprendizagemCasos para ensinoServiço de consulta - objetos educacionaisEnsino-aprendizagem em administraçãoAs concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepcoesdiscentesadministracao_Silva_2023.pdfapplication/pdf2028938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52046/1/Concepcoesdiscentesadministracao_Silva_2023.pdf720cc3afbe590c15ca8e0ff5bd3dd4b7MD51123456789/520462024-03-19 01:05:32.326oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52046Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
title As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
spellingShingle As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
Silva, Ylanderson Jordão Abreu da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Processo de ensino-aprendizagem
Casos para ensino
Serviço de consulta - objetos educacionais
Ensino-aprendizagem em administração
title_short As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
title_full As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
title_fullStr As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
title_full_unstemmed As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
title_sort As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
author Silva, Ylanderson Jordão Abreu da
author_facet Silva, Ylanderson Jordão Abreu da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2836984740332274
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2827-9886
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8629663810773172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cavalcante, Erica Dayane Chaves
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2902600033356292
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ylanderson Jordão Abreu da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
contributor_str_mv Brito, Max Leandro de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Administração
Processo de ensino-aprendizagem
Casos para ensino
Serviço de consulta - objetos educacionais
Ensino-aprendizagem em administração
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Processo de ensino-aprendizagem
Casos para ensino
Serviço de consulta - objetos educacionais
Ensino-aprendizagem em administração
description O presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-04T23:41:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ylanderson Jordão Abreu da. As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046
identifier_str_mv SILVA, Ylanderson Jordão Abreu da. As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52046/1/Concepcoesdiscentesadministracao_Silva_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 720cc3afbe590c15ca8e0ff5bd3dd4b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832948388560896