As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046 |
Resumo: | O presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma. |
id |
UFRN_b324947fbee81f293a062d316fda2b5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52046 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ylanderson Jordão Abreu dahttp://lattes.cnpq.br/2836984740332274https://orcid.org/0000-0003-2827-9886http://lattes.cnpq.br/8629663810773172Cavalcante, Erica Dayane Chaveshttp://lattes.cnpq.br/2902600033356292Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaBrito, Max Leandro de Araújo2023-04-04T23:41:28Z2023-02-14SILVA, Ylanderson Jordão Abreu da. As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046O presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.The present study aimed to understand the conceptions of Business Administration students about learning through cases for teaching in consultation services for educational objects. As for its relevance as research, it is important to highlight the reflections on the improvement of formal, self-taught education and in contexts where there is an interest in the use of tools that dynamize teaching and learning. Still, there is a contribution in relation to Ivan Illich's idea about "controlled" learning by institutions and limited access to consultation services and educational objects, when they occur in an extra-school way, by corporations and other institutions. Regarding the methodological paths, it was designed with primary and secondary data, in stages, namely: 1) survey of bibliographic/theoretical research in national and international conjuncture as a way of more in-depth foundation of the theme; 2) individual semistructured questionnaire/interview with undergraduate students in Business Administration at UFRN; 3) mapping of conceptions about the search and qualitative importance of cases for teaching in the course and in an extracurricular context; 4) analysis of the variation of these conceptions in a categorical division; and 5) construction of theoretical reflection based on data collected in the field. In order to produce communicative content inferences from the text of this discussion, the type of content data analysis is used to better dismember parts/contents with a better form of discussion. Regarding the results, it was possible to capture data from the students, analyzing the concepts regarding the theme in which it is effective not only in the use of teaching cases in an educational context, so that facilitating the presentation of the method can generate greater satisfaction on the part of the students and the teacher or educational advisor, who will have the essential task in advance of promoting the initial mediation of a case for teaching or promoting that the student, self-directed/self-taught, proposed solutions regardless of the depth of the analyzed situation. In addition, the complexity of the answers that were described mainly in the questions for the answers to the case is affirmative and not expected by the study, demonstrating the ability of the respondents both to reflect on the problem as a critical methodological factor for a better elaboration of a teaching case and in the social spheres that would guide the questions for the conclusive etiological and resolving process of the teaching-case more autonomously.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES2025-02-27Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoProcesso de ensino-aprendizagemCasos para ensinoServiço de consulta - objetos educacionaisEnsino-aprendizagem em administraçãoAs concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepcoesdiscentesadministracao_Silva_2023.pdfapplication/pdf2028938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52046/1/Concepcoesdiscentesadministracao_Silva_2023.pdf720cc3afbe590c15ca8e0ff5bd3dd4b7MD51123456789/520462024-03-19 01:05:32.326oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52046Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
title |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
spellingShingle |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais Silva, Ylanderson Jordão Abreu da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Processo de ensino-aprendizagem Casos para ensino Serviço de consulta - objetos educacionais Ensino-aprendizagem em administração |
title_short |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
title_full |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
title_fullStr |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
title_full_unstemmed |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
title_sort |
As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais |
author |
Silva, Ylanderson Jordão Abreu da |
author_facet |
Silva, Ylanderson Jordão Abreu da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2836984740332274 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2827-9886 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8629663810773172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Erica Dayane Chaves |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2902600033356292 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ylanderson Jordão Abreu da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
contributor_str_mv |
Brito, Max Leandro de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Administração Processo de ensino-aprendizagem Casos para ensino Serviço de consulta - objetos educacionais Ensino-aprendizagem em administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Processo de ensino-aprendizagem Casos para ensino Serviço de consulta - objetos educacionais Ensino-aprendizagem em administração |
description |
O presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-04T23:41:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ylanderson Jordão Abreu da. As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ylanderson Jordão Abreu da. As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Orientador: Max Leandro de Araújo Brito. 2023. 122f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52046/1/Concepcoesdiscentesadministracao_Silva_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
720cc3afbe590c15ca8e0ff5bd3dd4b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832948388560896 |