Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Paula Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21243
Resumo: Este estudo objetivou dialogar a teoria queer e o pensamento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty no que concerne às categorias de corpo e sexualidade. A partir desse diálogo, delinearam-se outros objetivos, a saber: identificar possíveis recorrências da experiência dos corpos e sexualidades queer, pensados sob uma perspectiva merleaupontyana, para o conhecimento da Educação Física e refletir sobre esse campo do conhecimento a partir das noções de epistemologia queer e da estesiologia. O estudo teve como moldura teórica a atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty e a redução enquanto técnica de pesquisa. Na tentativa de entrelaçar e estabelecer relações entre esses pensamentos acionamos o cinema do espanhol Pedro Almodóvar como estratégia perceptiva, um exercício do olhar enquanto possibilidade de leitura do mundo e novas maneiras de perceber o ser humano. Apreciamos três películas do cineasta, a saber: Tudo sobre minha mãe (1999), A pele que habito (2011) e Má educação (2004), que nos colocam em contato com corpos e sexualidades queer, bem como com o corpo estesiológico, do êxtase, das sensações e experiências vividas, obra de arte inacabada cujos contornos não são fixos ou definidos, postulados por Merleau-Ponty. O filósofo, ao fornecer um panorama conceitual rico do corpo e de sua experiência sexual, amplia e inaugura horizontes de pensamento e reflexão para a experiência queer, uma experiência indeterminada e contingente enquanto forma singular de habitar o mundo. Tais horizontes inaugurados pelo filósofo e somados à perspectiva queer contribuem para problematizar os modos de produção do conhecimento e os saberes sobre corpo e sexualidade na Educação Física. Por fim, apontamos que essa conversação teórica nos ofereceu pistas para refletir sobre as reverberações de uma epistemologia queer para a Educação Física a partir de um conhecimento pautado na estesia e no sensível enquanto marcos de uma outra racionalidade científica.
id UFRN_b38c222001673019b21f4a4e724d4c0a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21243
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Chaves, Paula Nuneshttp://lattes.cnpq.br/2787597743173390http://lattes.cnpq.br/6743881635494941Costa, Elaine Melo de Britohttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Melo, José Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9283008377235258Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Nobrega, Terezinha Petrucia da2016-08-24T19:49:03Z2016-08-24T19:49:03Z2016-02-17CHAVES, Paula Nunes. Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física. 2016. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21243Este estudo objetivou dialogar a teoria queer e o pensamento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty no que concerne às categorias de corpo e sexualidade. A partir desse diálogo, delinearam-se outros objetivos, a saber: identificar possíveis recorrências da experiência dos corpos e sexualidades queer, pensados sob uma perspectiva merleaupontyana, para o conhecimento da Educação Física e refletir sobre esse campo do conhecimento a partir das noções de epistemologia queer e da estesiologia. O estudo teve como moldura teórica a atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty e a redução enquanto técnica de pesquisa. Na tentativa de entrelaçar e estabelecer relações entre esses pensamentos acionamos o cinema do espanhol Pedro Almodóvar como estratégia perceptiva, um exercício do olhar enquanto possibilidade de leitura do mundo e novas maneiras de perceber o ser humano. Apreciamos três películas do cineasta, a saber: Tudo sobre minha mãe (1999), A pele que habito (2011) e Má educação (2004), que nos colocam em contato com corpos e sexualidades queer, bem como com o corpo estesiológico, do êxtase, das sensações e experiências vividas, obra de arte inacabada cujos contornos não são fixos ou definidos, postulados por Merleau-Ponty. O filósofo, ao fornecer um panorama conceitual rico do corpo e de sua experiência sexual, amplia e inaugura horizontes de pensamento e reflexão para a experiência queer, uma experiência indeterminada e contingente enquanto forma singular de habitar o mundo. Tais horizontes inaugurados pelo filósofo e somados à perspectiva queer contribuem para problematizar os modos de produção do conhecimento e os saberes sobre corpo e sexualidade na Educação Física. Por fim, apontamos que essa conversação teórica nos ofereceu pistas para refletir sobre as reverberações de uma epistemologia queer para a Educação Física a partir de um conhecimento pautado na estesia e no sensível enquanto marcos de uma outra racionalidade científica.This study had the goal of make a dialogue between queer theory and the thoughts of the French philosopher Maurice Merleau-Ponty in the categories of body and sexuality. From this dialogue, other goals were designed, namely: identify possible recurrences of the experience of bodies and queer sexualities, designed under Merleau-Ponty’s perspective, to the knowledge of Physical Education and reflect on this domain of knowledge using the notions of queer epistemology and esthesia. The study had as methodology the phenomenological attitude proposed by Merleau-Ponty and use the reduction as technic of research. Trying linking these thoughts we used the cinema of the Spanish director Pedro Almodóvar as perceptive strategy, an exercise of look as possibility of reading the world and new ways of perceiving the human being. We appreciate three films, namely: All About My Mother (1999), The Skin I Live In (2011) and Bad Education (2004), which put us in touch with bodies and queer sexualities, with the body of esthesia, of the ecstasy, sensations and lived experiences, un type of art whose contours are not fixed or determinable, postulate by Merleau-Ponty. The philosopher, provide a rich conceptual view of the body and their sexual experience, extends and opens horizons of thought and reflection about queer experience, one experience indeterminate and contingent as a singular way of inhabiting the world. Those horizons opened by the philosopher and added to the queer perspective contribute to put in question the modes of knowledge production and the knowledge about body and sexuality in Physical Education. Finally, we point that this theoretical conversation give us clues to reflect about the reverberations of a queer epistemology for Physical Education usiging one type of knowledge guided by esthesia and sensitivity as marks of another scientific rationality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoSexualidadeTeoria QueerMerleau-PontyEducação FísicaCorpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPaulaNunesChaves_DISSERT.pdfPaulaNunesChaves_DISSERT.pdfapplication/pdf3655257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21243/1/PaulaNunesChaves_DISSERT.pdf504f7207548b05d9402645cfe4f40a50MD51TEXTPaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.txtPaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain472440https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21243/6/PaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.txte198c1e505fb5194d8b5b4c9963783b6MD56THUMBNAILPaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.jpgPaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2128https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21243/7/PaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.jpg9637ccd8802a2eebf956dd56bf23a182MD57123456789/212432017-11-04 00:18:27.6oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21243Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:18:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
title Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
spellingShingle Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
Chaves, Paula Nunes
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Sexualidade
Teoria Queer
Merleau-Ponty
Educação Física
title_short Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
title_full Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
title_fullStr Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
title_full_unstemmed Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
title_sort Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física
author Chaves, Paula Nunes
author_facet Chaves, Paula Nunes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2787597743173390
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Elaine Melo de Brito
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585812032940319
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Paula Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobrega, Terezinha Petrucia da
contributor_str_mv Nobrega, Terezinha Petrucia da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Sexualidade
Teoria Queer
Merleau-Ponty
Educação Física
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Sexualidade
Teoria Queer
Merleau-Ponty
Educação Física
description Este estudo objetivou dialogar a teoria queer e o pensamento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty no que concerne às categorias de corpo e sexualidade. A partir desse diálogo, delinearam-se outros objetivos, a saber: identificar possíveis recorrências da experiência dos corpos e sexualidades queer, pensados sob uma perspectiva merleaupontyana, para o conhecimento da Educação Física e refletir sobre esse campo do conhecimento a partir das noções de epistemologia queer e da estesiologia. O estudo teve como moldura teórica a atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty e a redução enquanto técnica de pesquisa. Na tentativa de entrelaçar e estabelecer relações entre esses pensamentos acionamos o cinema do espanhol Pedro Almodóvar como estratégia perceptiva, um exercício do olhar enquanto possibilidade de leitura do mundo e novas maneiras de perceber o ser humano. Apreciamos três películas do cineasta, a saber: Tudo sobre minha mãe (1999), A pele que habito (2011) e Má educação (2004), que nos colocam em contato com corpos e sexualidades queer, bem como com o corpo estesiológico, do êxtase, das sensações e experiências vividas, obra de arte inacabada cujos contornos não são fixos ou definidos, postulados por Merleau-Ponty. O filósofo, ao fornecer um panorama conceitual rico do corpo e de sua experiência sexual, amplia e inaugura horizontes de pensamento e reflexão para a experiência queer, uma experiência indeterminada e contingente enquanto forma singular de habitar o mundo. Tais horizontes inaugurados pelo filósofo e somados à perspectiva queer contribuem para problematizar os modos de produção do conhecimento e os saberes sobre corpo e sexualidade na Educação Física. Por fim, apontamos que essa conversação teórica nos ofereceu pistas para refletir sobre as reverberações de uma epistemologia queer para a Educação Física a partir de um conhecimento pautado na estesia e no sensível enquanto marcos de uma outra racionalidade científica.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T19:49:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-24T19:49:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAVES, Paula Nunes. Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física. 2016. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21243
identifier_str_mv CHAVES, Paula Nunes. Corpos Queer e a experiência da sexualidade: notas para o conhecimento da educação física. 2016. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21243/1/PaulaNunesChaves_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21243/6/PaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21243/7/PaulaNunesChaves_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 504f7207548b05d9402645cfe4f40a50
e198c1e505fb5194d8b5b4c9963783b6
9637ccd8802a2eebf956dd56bf23a182
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117606852788224