Produção de textos escritos no ensino fundamental: o ensino-aprendizagem do artigo de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Talita Goulart
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15496
Resumo: Esta pesquisa trata da ação pedagógica do professor no que diz respeito ao ensino da produção de textos escritos no 9º ano Ensino Fundamental. Nesse sentido, buscou-se discutir e analisar o desenvolvimento da escrita argumentativa com alunos da escola pública. Apesar de os PCN recomendarem o trabalho com uma diversidade de gêneros textuais desde o final da década de 1990 e de a escola e os manuais didáticos terem inserido diversos gêneros no cotidiano escolar do aluno, nem sempre os gêneros são trabalhados de modo efetivo. A presente pesquisa resgata a funcionalidade social e comunicativa do gênero artigo de opinião, ao propor a realização de um trabalho sistemático de ensino-aprendizagem da escrita do gênero em sala de aula. Diante dessa perspectiva, elaboramos uma sequência didática, fundamentada na teoria de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a qual propõe um conjunto de atividades planejadas em torno de um gênero textual. A ação pedagógica apoiou-se nos pressupostos da pesquisa-ação, dado que objetivamos transformar a prática docente e a escrita dos alunos. Tendo como ponto central as capacidades de linguagem necessárias à escrita do artigo de opinião, verificou-se a produção textual dos alunos em dois momentos: o primeiro de caráter investigativo, mediante avaliação das capacidades a serem abordadas durante a intervenção; o segundo de caráter avaliativo, em que se verificou a apropriação do gênero após a sequência didática. Os resultados revelaram que, após a realização da pesquisa, os alunos passaram a considerar o contexto de produção do gênero, havendo progressos quanto ao uso da tipologia argumentativa e das operações argumentativas de justificação, refutação e negociação. Além disso, ainda que os alunos não tenham se apropriado plenamente da escrita do gênero, os resultados indicaram também uma maior preocupação dos alunos com relação às capacidades linguístico-discursivas, como o uso de modalizadores e de operadores argumentativos. Sendo assim, o estudo reafirmou o impacto da aplicação da sequência didática na escrita dos alunos.
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spelling Ferreira, Talita GoulartSilva, Gerson Rodrigues da017.879.517-82Silva, Gerson Rodrigues daFonseca, Rivia SilveiraRodrigues, Andréa103.661.147-782023-12-22T03:18:09Z2023-12-22T03:18:09Z2015-11-23FERREIRA, Talita Goulart. Produção de textos escritos no ensino fundamental: o ensino-aprendizagem do artigo de opinião. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15496Esta pesquisa trata da ação pedagógica do professor no que diz respeito ao ensino da produção de textos escritos no 9º ano Ensino Fundamental. Nesse sentido, buscou-se discutir e analisar o desenvolvimento da escrita argumentativa com alunos da escola pública. Apesar de os PCN recomendarem o trabalho com uma diversidade de gêneros textuais desde o final da década de 1990 e de a escola e os manuais didáticos terem inserido diversos gêneros no cotidiano escolar do aluno, nem sempre os gêneros são trabalhados de modo efetivo. A presente pesquisa resgata a funcionalidade social e comunicativa do gênero artigo de opinião, ao propor a realização de um trabalho sistemático de ensino-aprendizagem da escrita do gênero em sala de aula. Diante dessa perspectiva, elaboramos uma sequência didática, fundamentada na teoria de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a qual propõe um conjunto de atividades planejadas em torno de um gênero textual. A ação pedagógica apoiou-se nos pressupostos da pesquisa-ação, dado que objetivamos transformar a prática docente e a escrita dos alunos. 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Sendo assim, o estudo reafirmou o impacto da aplicação da sequência didática na escrita dos alunos.CAPESThis research is about the teacher's pedagogic action in the teaching of the production of written texts in the 9th grade elementary school. In this sense, it sought to discuss and analyze the development of argumentative writing with students from public schools. Although the PCN recommend working with a variety of genres since the late 1990s and the school and the textbooks have inserted various genres in the school the student's daily life, not always genres are worked effectively. This research captures the social and communicative functionality of the opinion article by proposing to carry out a systematic work of teaching and learning of writing in the classroom. Given this perspective, we prepared a didactic sequence, based on Dolz theory, Noverraz and Schneuwly (2004), which proposes a set of activities planned around a genre. The pedagogical action was based on Action Research, because we aim to transform the teaching practice and writing of students. To focus on the language skills needed to write the opinion article, we observed the textual production of students in two periods: the first one through skills to be used during the intervention; the second one, in which we examine the appropriation of genre after the application of didactic sequence. The results revealed that after research, the students began to consider the action skills, with the progress in the use of argumentative type and argumentative justification operations, refutation and negotiation. In addition, the results also indicated a greater concern of students with regard to linguistic and discursive skills, such as using modalizers and argumentative operators. Thus, the study reaffirmed the impact of the application of the didactic sequence in the writing of students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaistextual productiontextual genderargumentationopinion articledidatic sequenceprodução textualgênero textualargumentaçãoartigo de opiniãosequência didáticaLetrasProdução de textos escritos no ensino fundamental: o ensino-aprendizagem do artigo de opiniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6948/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19590/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25955/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32358/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38750/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45122/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51484/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57918/2015%20-%20Talita%20Goulart%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1886Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-07-18T18:15:28Z No. of bitstreams: 1 2015 - Talita Goulart Ferreira.pdf: 840701 bytes, checksum: 269f67f2b802faacd371504e2ca46b4a (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-18T18:15:28Z (GMT). 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