A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Aparecida Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49069
Resumo: A realidade vivenciada em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais estratégias podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva. Ademais, espera um trabalho contínuo de reescrita e ressignificação, pautado sempre em ações sistemáticas e a produção de texto como processo interativo de idas e vindas construído junto aos estudantes nas salas de aula durante toda a formação básica, partindo da concepção de texto como algo inacabado, dialógico e interacional.
id UFRN_b5379a85a27d2e5056136c2560915c6c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49069
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Maria Aparecida Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/3012339611524176https://orcid.org/0000-0003-0415-0818http://lattes.cnpq.br/1654659618556304Alves, Maria da Penha Casadohttps://orcid.org/0000-0003-1762-5210http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Lima, Fernanda Barboza deGomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos2022-08-05T19:40:15Z2022-08-05T19:40:15Z2022-02-04LIMA, Maria Aparecida Fernandes de. A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental. 2022. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49069A realidade vivenciada em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais estratégias podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva. Ademais, espera um trabalho contínuo de reescrita e ressignificação, pautado sempre em ações sistemáticas e a produção de texto como processo interativo de idas e vindas construído junto aos estudantes nas salas de aula durante toda a formação básica, partindo da concepção de texto como algo inacabado, dialógico e interacional.Experiences related to the development of writing in the routine of schools is something that concern and promote anxiety to the teachers. Concerning about this situation creates some questions, that is: how can we act, as Portuguese teachers, to contribute effectively to improve the writing and reading skills, and to reduce the difficulties to the textual production working with the discursive genre opinion article? What strategies can contribute to improve the writing and reading competence of the students to become reflexive and critic subjects about the reality they face? Searching for the answers to this situation, the main objective of this study is to present a pedagogical proposal, based on a didactic sequence, that suggest a development of modules to guide writing and rewriting in the textual production having as tool the discursive genre opinion article. The actions to achieve the objective are in the intervention proposal with the use of the discursive genre opinion article as a motivator and efficient tool to develop the writing competence to the students from 9th level of the primary school based on the documents Parâmetros Curriculares Nacionais and Base Nacional Comum Curricular that show, methodologically, the viability and the importance of this discursive genre and the argumentative strategies used naturally by the speaker. To become a literate nowadays, a person needs to be able to attend necessities of reading and writing each more diverse and sophisticate. Based on this understanding, it is possible to identify students, the most of them, are not ready as they should to face the diversity of this literate culture, due to the evident difficulty they have to reading, interpretation and textual production in the diverse types of discursive genres. In this context, this study aims to engage objectives based on the Mikhail Bakhtin and the Circle’s conception of discursive genre. In addition to this, it has contributions from Textual Linguistic; from argumentation scope; from the Literacy studies and from didactic sequence of genre. This study treats and argues writing as a process, it presents argumentation as a pillar to the opinion article, also pointing the strategies to approach the composition of this genre, understanding this discursive genre needs to participate of the discursive field of the student to he/she become able to face scholar language situations that requires positioning about determinate polemic theme. This study aims to work with the discursive genre opinion article based on the development of a didactic sequence to be applied in the 9th level of the primary school (final levels), planned as an intervention proposal, in a qualitative way and research-action type, because practice with reflection is a privileged investigative path in this kind of study, providing to the participants conditions to question their own practice in a critic and reflexive way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLinguística textualGênero textual artigo de opiniãoLeitura e escritaSequência didáticaLetramento - proposta de intervençãoA produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaogeneroartigo_Lima_2022.pdfapplication/pdf4146446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49069/1/Producaogeneroartigo_Lima_2022.pdfcab4f59a98873d305462b1b8c8e640dcMD51123456789/490692022-08-05 16:51:56.358oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49069Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-05T19:51:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
title A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
Lima, Maria Aparecida Fernandes de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Linguística textual
Gênero textual artigo de opinião
Leitura e escrita
Sequência didática
Letramento - proposta de intervenção
title_short A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
title_full A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
title_sort A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental
author Lima, Maria Aparecida Fernandes de
author_facet Lima, Maria Aparecida Fernandes de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3012339611524176
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0415-0818
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1654659618556304
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1762-5210
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Fernanda Barboza de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Aparecida Fernandes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos
contributor_str_mv Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Linguística textual
Gênero textual artigo de opinião
Leitura e escrita
Sequência didática
Letramento - proposta de intervenção
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística textual
Gênero textual artigo de opinião
Leitura e escrita
Sequência didática
Letramento - proposta de intervenção
description A realidade vivenciada em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais estratégias podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva. Ademais, espera um trabalho contínuo de reescrita e ressignificação, pautado sempre em ações sistemáticas e a produção de texto como processo interativo de idas e vindas construído junto aos estudantes nas salas de aula durante toda a formação básica, partindo da concepção de texto como algo inacabado, dialógico e interacional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T19:40:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T19:40:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Maria Aparecida Fernandes de. A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental. 2022. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49069
identifier_str_mv LIMA, Maria Aparecida Fernandes de. A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental. 2022. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49069/1/Producaogeneroartigo_Lima_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cab4f59a98873d305462b1b8c8e640dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832729613664256