Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Cristian de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870
Resumo: A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.
id UFRN_b5ac4a449afdf7d1299af1dbe5712f88
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22870
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Brandão, Cristian de PaulaPresgrave, Fabio SorenVictorio, Roberto PintoCesetti, Durval da Nóbrega2017-05-10T23:48:17Z2017-05-10T23:48:17Z2015-02-26BRANDÃO, Cristian de Paula. Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.The Sonata No. 1 for Cello and Piano (1978) by Alfred Schnittke figures among one of the major works of the chamber music repertoire for cello of the twentieth century. Dedicated to the Russian cellist Natalia Gutman, this work was composed according to the characteristics of Polystylism, one of the main aspects of Schnittke's music. Having lived under many political constraints of the former Soviet Union, and, at the same time, under intense and diverse cultural and artistic influences, Schnittke acquired his language and very particular style from various other styles, from baroque to jazz, through folklore from different cultures, romanticism, classicism, religious music, among others. This article points out the polystylistic elements found in the Sonata No. 1 for Cello and Piano, and also addresses my own process of learning the piece: its major technical difficulties and extended techniques, my body awareness and memorization process, using concepts based on my own performance experience, as well as on articles, dissertations and other sources from the literature.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAViolonceloSonatasSchnittkeMúsica de câmaraMúsica russaSonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdfCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdfapplication/pdf3098830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/1/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf65f0585eecd60cac0eff6a093d21586dMD51TEXTCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txtCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txtExtracted texttext/plain82093https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/4/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txte3ad8d94ef56584b5b069381c4ca3895MD54THUMBNAILCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpgCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/5/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpg9bbe76d609c104c797798d108929d3caMD55123456789/228702017-11-03 05:28:43.034oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22870Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T08:28:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
title Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
spellingShingle Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
Brandão, Cristian de Paula
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Violoncelo
Sonatas
Schnittke
Música de câmara
Música russa
title_short Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
title_full Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
title_fullStr Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
title_full_unstemmed Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
title_sort Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
author Brandão, Cristian de Paula
author_facet Brandão, Cristian de Paula
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Presgrave, Fabio Soren
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Victorio, Roberto Pinto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Cristian de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cesetti, Durval da Nóbrega
contributor_str_mv Cesetti, Durval da Nóbrega
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Violoncelo
Sonatas
Schnittke
Música de câmara
Música russa
dc.subject.por.fl_str_mv Violoncelo
Sonatas
Schnittke
Música de câmara
Música russa
description A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-10T23:48:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-10T23:48:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Cristian de Paula. Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870
identifier_str_mv BRANDÃO, Cristian de Paula. Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/1/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/4/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/5/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65f0585eecd60cac0eff6a093d21586d
e3ad8d94ef56584b5b069381c4ca3895
9bbe76d609c104c797798d108929d3ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117900110135296