Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870 |
Resumo: | A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas. |
id |
UFRN_b5ac4a449afdf7d1299af1dbe5712f88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22870 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Brandão, Cristian de PaulaPresgrave, Fabio SorenVictorio, Roberto PintoCesetti, Durval da Nóbrega2017-05-10T23:48:17Z2017-05-10T23:48:17Z2015-02-26BRANDÃO, Cristian de Paula. Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas.The Sonata No. 1 for Cello and Piano (1978) by Alfred Schnittke figures among one of the major works of the chamber music repertoire for cello of the twentieth century. Dedicated to the Russian cellist Natalia Gutman, this work was composed according to the characteristics of Polystylism, one of the main aspects of Schnittke's music. Having lived under many political constraints of the former Soviet Union, and, at the same time, under intense and diverse cultural and artistic influences, Schnittke acquired his language and very particular style from various other styles, from baroque to jazz, through folklore from different cultures, romanticism, classicism, religious music, among others. This article points out the polystylistic elements found in the Sonata No. 1 for Cello and Piano, and also addresses my own process of learning the piece: its major technical difficulties and extended techniques, my body awareness and memorization process, using concepts based on my own performance experience, as well as on articles, dissertations and other sources from the literature.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAViolonceloSonatasSchnittkeMúsica de câmaraMúsica russaSonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdfCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdfapplication/pdf3098830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/1/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf65f0585eecd60cac0eff6a093d21586dMD51TEXTCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txtCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txtExtracted texttext/plain82093https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/4/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txte3ad8d94ef56584b5b069381c4ca3895MD54THUMBNAILCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpgCristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/5/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpg9bbe76d609c104c797798d108929d3caMD55123456789/228702017-11-03 05:28:43.034oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22870Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T08:28:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
title |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
spellingShingle |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos Brandão, Cristian de Paula CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Violoncelo Sonatas Schnittke Música de câmara Música russa |
title_short |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
title_full |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
title_fullStr |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
title_full_unstemmed |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
title_sort |
Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos |
author |
Brandão, Cristian de Paula |
author_facet |
Brandão, Cristian de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Presgrave, Fabio Soren |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Victorio, Roberto Pinto |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Cristian de Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cesetti, Durval da Nóbrega |
contributor_str_mv |
Cesetti, Durval da Nóbrega |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Violoncelo Sonatas Schnittke Música de câmara Música russa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violoncelo Sonatas Schnittke Música de câmara Música russa |
description |
A Sonata No. 1 para Violoncelo e Piano (1978) de Alfred Schnittke figura dentre as principais obras do repertório camerístico para violoncelo do século XX. Dedicada à violoncelista russa Natalia Gutman, esta obra foi composta de acordo com as características do poliestilismo, um dos principais aspectos da música de Schnittke. Tendo vivido sob muitas restrições políticas da antiga União Soviética e, ao mesmo tempo, sob intensas e diversificadas influências culturais e artísticas, Schnittke adquiriu uma linguagem e estilo muito particular a partir de vários outros estilos, desde o barroco até o jazz, passando pelo folclore de diferentes culturas, romantismo, classicismo, música religiosa, dentre outros. Este artigo aponta os elementos poliestilísticos na Sonata No.1 para violoncelo e piano, assim como também aborda meu processo de aprendizagem da peça: as principais dificuldades técnicas encontradas, as técnicas estendidas, a consciência corporal utilizada e meu processo de memorização, com conceitos baseados a partir de minha experiência de performance, assim como da leitura artigos, dissertações e outras referências bibliográficas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-10T23:48:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-10T23:48:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRANDÃO, Cristian de Paula. Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Cristian de Paula. Sonata No.1 para violoncelo e piano de Alfred Schnittke: aspectos poliestilísticos e técnico-interpretativos. 2015. 37f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/1/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/4/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22870/5/CristianDePaulaBrandao_DISSERT..pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65f0585eecd60cac0eff6a093d21586d e3ad8d94ef56584b5b069381c4ca3895 9bbe76d609c104c797798d108929d3ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117900110135296 |