O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claudiana Telles de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28588
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades pedagógicas do Ambiente da Escola Virtual do SIGEduc, a partir da visão de técnicos e pedagogos da – Secretaria de Estado da Educação, Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC –RN), e como objetivos específicos tipificar as funcionalidades do SIGEduc, no âmbito dos propósitos do ambiente Escola Virtual, analisar a visão de técnicos e especialistas que atuam nos setores pedagógicos da SEEC-RN em relação as funcionalidades pedagógicas do SIGEduc e por fim desenvolver uma proposta para uso pedagógico do ambiente Escola Virtual do SIGEduc considerando as opiniões dos sujeitos envolvidos na seguinte pesquisa. O Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGEduc) é um Sistema de gestão bastante inovador, abrangente e com inúmeras funcionalidades. Para tanto, buscou-se tipificar as funcionalidades para o uso pedagógico, considerando as revelações da equipe técnica. Trata-se de estudo pioneiro sobre o espaço Escola Virtual SIGEduc e caracteriza-se como exploratório e descritivo. Para colher dados na dimensão qualitativa, utilizou-se questionário com perguntas fechadas e abertas aplicado a 43 participantes. Os dados coletados foram sistematizados com o auxílio de planilha eletrônica e as análises foram realizadas por meio de técnica de análise de discursos. Procurou-se evidenciar os argumentos que tiveram maior incidência nas falas e opiniões emitidas pelos/as informantes. Os resultados evidenciam que os entrevistados/as compreendem a importância do SIGEduc como ferramenta da gestão integrada das rotinas técnicas administrativas e escolares. No entanto, pouco se referem a ele como potencializador do processo ensino-aprendizagem, como espaço de inovação das atividades educativas apoiadas nas funcionalidades tecnológicas. A esse respeito, o estudo discute elementos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por meio do SIGEduc, cujo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) encontra-se nele ancorado. O espaço pedagógico desse Sistema tem a finalidade de promover diferentes possibilidades de mediações entre os conhecimentos, as aprendizagens e as atividades didático-pedagógicas dos professores e entre eles e seus alunos. O estudo aponta ser preciso desmistificar as possíveis dificuldades envolvendo o uso de TDICs e a falta de infraestrutura. Observou-se a ausência de iniciativas para reverter o que hoje emperra a concretização do uso pedagógico de um AVA como o disponibilizado no SIGEduc, espaço esse também propício para tornar as práticas educativas centradas no protagonismo docente, estudantil e entre ambos. Esse AVA, se bem compreendido, poderá contribuir para a almejada mudança de postura dos profissionais de educação pautada no pensamento computacional e nas inúmeras ferramentas digitais propícias para o uso didático e pedagógico. Para tanto, o estudo sugere um Plano de Formação para as equipes técnicas da SEEC e para as demais equipes técnicas e pedagógicas das escolas que compõem cada Diretoria Regional de Ensino.
id UFRN_b72a5ac20dffa528328f57ba03393ccb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28588
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Claudiana Telles deMaia, Dennys LeiteBormann, Maria Aliete CavalcanteRamalho, Betania Leite2020-03-17T23:10:37Z2020-03-17T23:10:37Z2019-11-08OLIVEIRA, Claudiana Telles de. O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28588O presente estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades pedagógicas do Ambiente da Escola Virtual do SIGEduc, a partir da visão de técnicos e pedagogos da – Secretaria de Estado da Educação, Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC –RN), e como objetivos específicos tipificar as funcionalidades do SIGEduc, no âmbito dos propósitos do ambiente Escola Virtual, analisar a visão de técnicos e especialistas que atuam nos setores pedagógicos da SEEC-RN em relação as funcionalidades pedagógicas do SIGEduc e por fim desenvolver uma proposta para uso pedagógico do ambiente Escola Virtual do SIGEduc considerando as opiniões dos sujeitos envolvidos na seguinte pesquisa. O Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGEduc) é um Sistema de gestão bastante inovador, abrangente e com inúmeras funcionalidades. Para tanto, buscou-se tipificar as funcionalidades para o uso pedagógico, considerando as revelações da equipe técnica. Trata-se de estudo pioneiro sobre o espaço Escola Virtual SIGEduc e caracteriza-se como exploratório e descritivo. Para colher dados na dimensão qualitativa, utilizou-se questionário com perguntas fechadas e abertas aplicado a 43 participantes. Os dados coletados foram sistematizados com o auxílio de planilha eletrônica e as análises foram realizadas por meio de técnica de análise de discursos. Procurou-se evidenciar os argumentos que tiveram maior incidência nas falas e opiniões emitidas pelos/as informantes. Os resultados evidenciam que os entrevistados/as compreendem a importância do SIGEduc como ferramenta da gestão integrada das rotinas técnicas administrativas e escolares. No entanto, pouco se referem a ele como potencializador do processo ensino-aprendizagem, como espaço de inovação das atividades educativas apoiadas nas funcionalidades tecnológicas. A esse respeito, o estudo discute elementos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por meio do SIGEduc, cujo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) encontra-se nele ancorado. O espaço pedagógico desse Sistema tem a finalidade de promover diferentes possibilidades de mediações entre os conhecimentos, as aprendizagens e as atividades didático-pedagógicas dos professores e entre eles e seus alunos. O estudo aponta ser preciso desmistificar as possíveis dificuldades envolvendo o uso de TDICs e a falta de infraestrutura. Observou-se a ausência de iniciativas para reverter o que hoje emperra a concretização do uso pedagógico de um AVA como o disponibilizado no SIGEduc, espaço esse também propício para tornar as práticas educativas centradas no protagonismo docente, estudantil e entre ambos. Esse AVA, se bem compreendido, poderá contribuir para a almejada mudança de postura dos profissionais de educação pautada no pensamento computacional e nas inúmeras ferramentas digitais propícias para o uso didático e pedagógico. Para tanto, o estudo sugere um Plano de Formação para as equipes técnicas da SEEC e para as demais equipes técnicas e pedagógicas das escolas que compõem cada Diretoria Regional de Ensino.This study aims to analyze the pedagogical potentialities of the the SIGEduc Virtual School space, from the view of technicians and pedagogues of the State Department of Education and Culture of Rio Grande do Norte (SEEC –RN). The Integrated School Management System (SIGEduc) is a very innovative, comprehensive management system with numerous features. To this end, we sought to typify the functionalities for the pedagogical use of SIGEduc within the scope of the Virtual School, considering the revelations of the technical team. This is a pioneering study on the SIGEduc Virtual School space and is characterized as exploratory and descriptive. To collect data in the qualitative dimension, we used a questionnaire with closed and open questions applied to 43 participants. The collected data were systematized with the aid of an eletronic spreadsheet and the analyzes were performed by discourse analysis technique. We tried to highlight the arguments that had the greatest weight (incidences) in the speech / opinions issued by the informants. The results show that the interviewees understand the importance of SIGEduc as a tool for the integrated management of administrative and school technical routines. However, little is referred to it as an enhancer of the teachinglearning process, as a space for innovation in educational activities supported by technological features. In this regard, the study discusses elements of Digital Information and Communication Technologies DICTs through SIGEduc, whose Virtual Learning Environment (VLE) is anchored in the Virtual School. The pedagogical environment of this System aims to promote different possibilities of mediation between the knowledge, learning and didactic-pedagogical activities of teachers and between them and their students. The study points to the need to demystify the possible difficulties involving the use of DICTs and the lack of infrastructure. There was a lack of initiatives to reverse what today hinders the implementation of the pedagogical use of a Virtual Learning Environment such as SIGEduc, a space that is also conducive to making educational practices centered on student protagonism. This space, if well understood, may contribute to the desired change of attitude of educational professionals based on computational thinking, in the countless digital tools for the didactic and pedagogical use. To this end, the study suggests a Training Plan for the SEEC technical teams, at first, and for the other technical and pedagogical teams of the schools that make up each Regional Education Bodies of SEEC-RN.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSIGEDUCTDICsInovaçãoSistema de InformaçãoO uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdfapplication/pdf2136514https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28588/1/Usopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf28b5984a99f53dca481871deb4ec110cMD51TEXTUsopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.txtUsopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain183661https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28588/2/Usopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.txt033576f31082970efe857f0732e6ca5aMD52THUMBNAILUsopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.jpgUsopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28588/3/Usopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.jpgf56ebf07f5cfcaa4c556dac2064890f5MD53123456789/285882020-03-22 04:41:23.431oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28588Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
title O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
spellingShingle O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
Oliveira, Claudiana Telles de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SIGEDUC
TDICs
Inovação
Sistema de Informação
title_short O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
title_full O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
title_fullStr O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
title_full_unstemmed O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
title_sort O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN
author Oliveira, Claudiana Telles de
author_facet Oliveira, Claudiana Telles de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bormann, Maria Aliete Cavalcante
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Claudiana Telles de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Betania Leite
contributor_str_mv Ramalho, Betania Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SIGEDUC
TDICs
Inovação
Sistema de Informação
dc.subject.por.fl_str_mv SIGEDUC
TDICs
Inovação
Sistema de Informação
description O presente estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades pedagógicas do Ambiente da Escola Virtual do SIGEduc, a partir da visão de técnicos e pedagogos da – Secretaria de Estado da Educação, Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC –RN), e como objetivos específicos tipificar as funcionalidades do SIGEduc, no âmbito dos propósitos do ambiente Escola Virtual, analisar a visão de técnicos e especialistas que atuam nos setores pedagógicos da SEEC-RN em relação as funcionalidades pedagógicas do SIGEduc e por fim desenvolver uma proposta para uso pedagógico do ambiente Escola Virtual do SIGEduc considerando as opiniões dos sujeitos envolvidos na seguinte pesquisa. O Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGEduc) é um Sistema de gestão bastante inovador, abrangente e com inúmeras funcionalidades. Para tanto, buscou-se tipificar as funcionalidades para o uso pedagógico, considerando as revelações da equipe técnica. Trata-se de estudo pioneiro sobre o espaço Escola Virtual SIGEduc e caracteriza-se como exploratório e descritivo. Para colher dados na dimensão qualitativa, utilizou-se questionário com perguntas fechadas e abertas aplicado a 43 participantes. Os dados coletados foram sistematizados com o auxílio de planilha eletrônica e as análises foram realizadas por meio de técnica de análise de discursos. Procurou-se evidenciar os argumentos que tiveram maior incidência nas falas e opiniões emitidas pelos/as informantes. Os resultados evidenciam que os entrevistados/as compreendem a importância do SIGEduc como ferramenta da gestão integrada das rotinas técnicas administrativas e escolares. No entanto, pouco se referem a ele como potencializador do processo ensino-aprendizagem, como espaço de inovação das atividades educativas apoiadas nas funcionalidades tecnológicas. A esse respeito, o estudo discute elementos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por meio do SIGEduc, cujo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) encontra-se nele ancorado. O espaço pedagógico desse Sistema tem a finalidade de promover diferentes possibilidades de mediações entre os conhecimentos, as aprendizagens e as atividades didático-pedagógicas dos professores e entre eles e seus alunos. O estudo aponta ser preciso desmistificar as possíveis dificuldades envolvendo o uso de TDICs e a falta de infraestrutura. Observou-se a ausência de iniciativas para reverter o que hoje emperra a concretização do uso pedagógico de um AVA como o disponibilizado no SIGEduc, espaço esse também propício para tornar as práticas educativas centradas no protagonismo docente, estudantil e entre ambos. Esse AVA, se bem compreendido, poderá contribuir para a almejada mudança de postura dos profissionais de educação pautada no pensamento computacional e nas inúmeras ferramentas digitais propícias para o uso didático e pedagógico. Para tanto, o estudo sugere um Plano de Formação para as equipes técnicas da SEEC e para as demais equipes técnicas e pedagógicas das escolas que compõem cada Diretoria Regional de Ensino.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-17T23:10:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-17T23:10:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Claudiana Telles de. O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28588
identifier_str_mv OLIVEIRA, Claudiana Telles de. O uso pedagógico da escola virtual do SGEDUC: a visão dos técnicos e pedagogos da SEEC/RN. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28588/1/Usopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28588/2/Usopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28588/3/Usopedagogicoescola_Oliveira_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28b5984a99f53dca481871deb4ec110c
033576f31082970efe857f0732e6ca5a
f56ebf07f5cfcaa4c556dac2064890f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117691871330304