Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56499 |
Resumo: | Este artigo aborda uma discussão em torno do processo criativo em composição coreográfica do ministério de Artes do Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), localizada na região metropolitana da cidade de Natal/RN, tendo como referência a vivência do autor como intérprete-criador. A finalidade desta pesquisa é ampliar o campo das reflexões sobre essa temática no âmbito acadêmico e no espaço Sagrado e evidenciar relações entre dança e espiritualidade como forma de expressão de louvor a Deus. Dessa forma, o estudo traz à tona pensamentos e práticas corporais, levando em consideração o processo investigativo desse corpo que dança, a dança e o Sagrado que o cerca, e a criação coreográfica que transcende o corpo que se expressa. A metodologia da pesquisa tem a abordagem de natureza qualitativa de cunho teórico e parte dos conceitos chaves no âmbito religioso da Bíblia (2007), no contexto Sagrado de Chauí (2002) e Eliade (2001), dialogando com os estudos da Estesia e a fenomenologia da percepção de Merleau Ponty (1969; 1994), estudos dos elementos da dança de Rengel (2017), em composição coreográfica de Tibúrcio (2014), e aspectos da Eucinética e Corêutica de Rudolf Laban (1978) dentre outros autores, que discutem essa temática. Ao longo do texto trazemos uma escrita descritiva na interlocução com estudiosos e com a experiência por mim vivenciada e pelos participantes do produto coreográfico elaborado no ministério. O que resulta em conhecimento na área da criação em dança, na ampliação na dimensão expressiva do corpo, das qualidades do movimento em torno daquilo que transcende o corpo e atravessa a alma. |
id |
UFRN_b77b6204ae124d994fcb6254f419d69d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56499 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Júlio César do Nascimento dehttps://lattes.cnpq.br/7292400310137829http://lattes.cnpq.br/2272256149121710Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Silva, Sebastião de Saleshttp://lattes.cnpq.br/7250080468263829Marques, Larissa Kelly de Oliveira2023-12-20T18:55:04Z2023-12-20T18:55:04Z2023-12-08OLIVEIRA, J. C. N. Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56499Este artigo aborda uma discussão em torno do processo criativo em composição coreográfica do ministério de Artes do Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), localizada na região metropolitana da cidade de Natal/RN, tendo como referência a vivência do autor como intérprete-criador. A finalidade desta pesquisa é ampliar o campo das reflexões sobre essa temática no âmbito acadêmico e no espaço Sagrado e evidenciar relações entre dança e espiritualidade como forma de expressão de louvor a Deus. Dessa forma, o estudo traz à tona pensamentos e práticas corporais, levando em consideração o processo investigativo desse corpo que dança, a dança e o Sagrado que o cerca, e a criação coreográfica que transcende o corpo que se expressa. A metodologia da pesquisa tem a abordagem de natureza qualitativa de cunho teórico e parte dos conceitos chaves no âmbito religioso da Bíblia (2007), no contexto Sagrado de Chauí (2002) e Eliade (2001), dialogando com os estudos da Estesia e a fenomenologia da percepção de Merleau Ponty (1969; 1994), estudos dos elementos da dança de Rengel (2017), em composição coreográfica de Tibúrcio (2014), e aspectos da Eucinética e Corêutica de Rudolf Laban (1978) dentre outros autores, que discutem essa temática. Ao longo do texto trazemos uma escrita descritiva na interlocução com estudiosos e com a experiência por mim vivenciada e pelos participantes do produto coreográfico elaborado no ministério. O que resulta em conhecimento na área da criação em dança, na ampliação na dimensão expressiva do corpo, das qualidades do movimento em torno daquilo que transcende o corpo e atravessa a alma.This article addresses a discussion around the creative process in choreographic composition of the Arts ministry of the Catholic Charismatic Renewal Ecclesiastical Movement (RCC) of the Roman Catholic Apostolic Church (ICAR), located in the metropolitan region of the city of Natal/RN, with reference to experience of the author as an interpreter-creator. The purpose of this research is to expand the field of reflections on this topic in the academic sphere and in the Sacred space and to highlight relationships between dance and spirituality as a form of expressing praise to God. In this way, the study brings to light thoughts and bodily practices, taking into account the investigative process of this dancing body, the dance and the Sacred that surrounds it, and the choreographic creation that transcends the body that expresses itself. The research methodology has a qualitative approach of a theoretical nature and is based on key concepts in the religious context of the Bible (2007), in the Sacred context of Chauí (2002) and Eliade (2001), dialoguing with the studies of Aesthesia and phenomenology from the perception of Merleau Ponty (1969; 1994), studies of dance elements by Rengel (2017), in choreographic composition by Tibúrcio (2014), and aspects of Eukinetics and Choreutics by Rudolf Laban (1978) among other authors, who discuss this theme. Throughout the text we bring descriptive writing in dialogue with scholars and with the experience lived by me and by the participants of the choreographic product created in the ministry. This results in knowledge in the area of dance creation, in the expansion of the expressive dimension of the body, of the qualities of movement around that which transcends the body and crosses the soul.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em DançaUFRNBrasilDepartamento de ArtesAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADança e SagradoProcesso de Criação CoreográficaMovimento Eclesial Renovação Carismática CatólicaDança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática CatólicaDance and Sacred: Experiences in Choreographic Composition at the Ministry of Arts of Catholic Charismatic Renewalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC DANÇA 2023 JÚLIO OLIVEIRA.pdfTCC DANÇA 2023 JÚLIO OLIVEIRA.pdfDancaeSagradoRCC_Oliveira_2023application/pdf533057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56499/1/TCC%20DAN%c3%87A%202023%20J%c3%9aLIO%20OLIVEIRA.pdfce2352ed8772b6706fe1d3b419c6172dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56499/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56499/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/564992023-12-20 15:55:05.005oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T18:55:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Dance and Sacred: Experiences in Choreographic Composition at the Ministry of Arts of Catholic Charismatic Renewal |
title |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
spellingShingle |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica Oliveira, Júlio César do Nascimento de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança e Sagrado Processo de Criação Coreográfica Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica |
title_short |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
title_full |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
title_fullStr |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
title_full_unstemmed |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
title_sort |
Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica |
author |
Oliveira, Júlio César do Nascimento de |
author_facet |
Oliveira, Júlio César do Nascimento de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/7292400310137829 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2272256149121710 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Sebastião de Sales |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7250080468263829 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Júlio César do Nascimento de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Larissa Kelly de Oliveira |
contributor_str_mv |
Marques, Larissa Kelly de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança e Sagrado Processo de Criação Coreográfica Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança e Sagrado Processo de Criação Coreográfica Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica |
description |
Este artigo aborda uma discussão em torno do processo criativo em composição coreográfica do ministério de Artes do Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), localizada na região metropolitana da cidade de Natal/RN, tendo como referência a vivência do autor como intérprete-criador. A finalidade desta pesquisa é ampliar o campo das reflexões sobre essa temática no âmbito acadêmico e no espaço Sagrado e evidenciar relações entre dança e espiritualidade como forma de expressão de louvor a Deus. Dessa forma, o estudo traz à tona pensamentos e práticas corporais, levando em consideração o processo investigativo desse corpo que dança, a dança e o Sagrado que o cerca, e a criação coreográfica que transcende o corpo que se expressa. A metodologia da pesquisa tem a abordagem de natureza qualitativa de cunho teórico e parte dos conceitos chaves no âmbito religioso da Bíblia (2007), no contexto Sagrado de Chauí (2002) e Eliade (2001), dialogando com os estudos da Estesia e a fenomenologia da percepção de Merleau Ponty (1969; 1994), estudos dos elementos da dança de Rengel (2017), em composição coreográfica de Tibúrcio (2014), e aspectos da Eucinética e Corêutica de Rudolf Laban (1978) dentre outros autores, que discutem essa temática. Ao longo do texto trazemos uma escrita descritiva na interlocução com estudiosos e com a experiência por mim vivenciada e pelos participantes do produto coreográfico elaborado no ministério. O que resulta em conhecimento na área da criação em dança, na ampliação na dimensão expressiva do corpo, das qualidades do movimento em torno daquilo que transcende o corpo e atravessa a alma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-20T18:55:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-20T18:55:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, J. C. N. Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56499 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, J. C. N. Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Artes, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Licenciatura em Dança |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56499/1/TCC%20DAN%c3%87A%202023%20J%c3%9aLIO%20OLIVEIRA.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56499/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56499/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce2352ed8772b6706fe1d3b419c6172d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117605802115072 |