Questões de gênero em “A porta e o vento”, de José Bezerra Gomes: a inútil tentativa de fuga ao casamento na sociedade nordestina dos anos 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Hélio Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Davidson Eduardo Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32945
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo de gênero com foco no personagem Santos do romance A Porta e o Vento (1974), do escritor currais-novense José Bezerra Gomes. Metodologicamente, fez-se pesquisa bibliográfica sobre a temática estudada, especialmente de três textos teóricos distintos que juntos ajudam na definição dos valores morais e sociais que regem a vida “cabra macho nordestino”, e cujos autores são Bento (2012), Gikovate (1989) e Albuquerque Júnior (2003). Dessa forma, concluiu-se que no romance estudado o casamento é entendido como um rito de passagem para ser homem por completo, e mesmo que Santos lute contra isso, para sua infelicidade, mais dia menos dia, os ventos gerados pelo brado do “cabra macho” não irão parar de bater na porta de sua casa e adentrarão sua vida. Nesse caso, a porta caracteriza-se como a tentativa de Santos de se proteger daquilo que, quando vem como o vento, atinge a todos e invade os recantos, e nem mesmo a porta fechada consegue detê-lo. No caso específico, são as cobranças e valores dos quais Santos não consegue se defender, nem fugir
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