Employer branding: um estudo de caso na empresa Aditivo Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Laura Medeiros Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35201
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do Employer Branding da Aditivo Contabilidade (Natal/RN). Em meio ao cenário mundial que estamos vivendo, o aumento da competição entre empresas para obter destaque, está pautado na necessidade de reter colaboradores talentosos para construir a reputação da marca enquanto ótima empregadora, e com um ótimo ambiente organizacional, sendo assim, surge o Employer Branding. Para Ambler e Barrow (1996), o Employer Branding é “o pacote de benefícios funcionais, econômicos e psicológicos fornecidos pelo emprego”. Esse tema quando empregado busca unir as áreas de gestão de pessoas e de marketing, e vem sendo adotado por empresas que buscam se desenvolver em conformidade com as necessidades do mercado, tema esse que é base temática deste trabalho. Apesar desse cenário de mudanças nas organizações, existe pouca produção científica acerca desse tema no Brasil. Com o propósito de analisar o Employer Branding em uma empresa brasileira, foi escolhida a Aditivo Contabilidade para se realizar um estudo sobre seu Employer Branding. O trabalho admite-se por realizar uma análise do cenário atual do Employer Branding da Aditivo Contabilidade, como também para o esquadrinhamento desse tema. Para isso, foi aplicado com 36 funcionários da empresa, o modelo teórico proposto por Sezões (2017) com 32 indicadores para analisar as dimensões de Employer Branding, e um roteiro de entrevista qualitativa para os gestores. Os resultados da análise indicaram que a estratégia da Aditivo Contabilidade se traduz em responsabilidade, coerência e firmeza na experiência que promove ao colaborador, e identificaram as principais dimensões que caracterizam seu Employer Branding. Por fim, foi elaborado uma análise acerca do modelo teórico utilizado, quanto aos resultados diferentes do modelo inicial projetado. Espera-se que esta publicação contribua cientificamente para o estudo da temática no Brasil, e que auxilie a gestão da Aditivo Contabilidade em processos decisórios.
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