Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Scarlet de Fátima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_f2e52774bf05ac008df650489b591bbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/29477
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileirasEmployer branding: A comparative study regarding the practices adopted by Brazilian companiesEmployer brandingGestão de pessoasGestão da marca empregadoraPeople managementMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Como já se sabe, diversos fatores afetam na migração de colaboradores de uma para outra empresa que se mostra mais atraente aos olhos desses profissionais, e a tática de promoção da imagem da empresa como boa empregadora, visando a captação de talentos, recebe o nome de employer branding. Em outras palavras, employer branding é uma estratégia de comunicação organizacional interna e externa, que visa promover a imagem da empresa para atrair e engajar os colaboradores. Assim sendo, esse trabalho objetiva analisar a aplicação da técnica em cinco grandes empresas atuantes no país, e comparar as estratégias adotadas por elas. Trata-se de uma análise qualitativa, fundamentada no paradigma interpretativista, com dados coletados por meio de pesquisa documental abrangendo relatórios anuais (2018), sites oficiais e redes sociais das empresas. Nesse contexto, observou-se que, apesar de não utilizarem diretamente o termo employer branding, as organizações pesquisadas cada vez mais utilizam esta técnica na gestão de pessoas. Não obstante, empreende esforços para estabelecer a sua imagem como empregadoras convidativas e desejáveis, reduzindo assim a migração dos seus colaboradores.Universidade Federal de UberlândiaBrasilAdministraçãoRodrigues, Henrique Geraldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208694U4&tokenCaptchar=03AGdBq252B0yis7UlbmjriLVSrquvPHetvKZ73qzXPSYkD_VDiSsvRiev4bVlOqgH3dmNygDyQ_NLZsqh9_yrbpNyGKE25PiS_Wstjs6qmlEApR4q2m_L1CXOUk3bzFY3fLsYcdx02hbJcoQU4feItY5eM_9FK9C5Nvu95UytXDllmpLsU2D8OKLg79Z4tsVTpUttrphoLWiAuSEkBECIACB2n94HaezrcKHnwfNzCtFHYqMxcKNtiMVWb6fd0fJlRZUHtNirl71usbFAG3hg2JSsqJ5u2HmPjoYgSLgfhgOgMIjv6LEaxV2f5dKebUQ1j3PW0vecW51nxZbf_sFCJM-bPWX0uZPRCSslpQnlb0SPqvDFi701BYMcYY5VHITG6CsgN8mF89SZ9KXZLKnFd65bXy6ya5rrPxZ9CytG_fcEZrbYkb_aOiNdVCvD0oEo163JbKJP31tBX35tFLPk39zTEzUlRL_9dAPassos, Janduhy Camilohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131496U7&tokenCaptchar=03AGdBq25p7ENKSpqu-XudgjYOlTY6fHa3XaQ8m4Mh8ZPJAdq73UCXI3xpq05ROgltdvmy6byNfdDFyXzI_UBycrjSixSsb8SXJXBB3T67CfQC6C3dBBCtnr8wKkzjt2gCQyA-9N8i7xjG2ILTiPQypRB4iSRt6GPQmXOvrLwwMmsDjbuR1D61xFaMkorzPYFDTy30FiElpfS6muosSn6aYxuvjH-IVYk1Jm2AWqfOJ-eJF0bWH58Nboxly3Zl1QEMAkfrPTScaXLcG2nRU2UyEB9mZahMJX_AWzGhG578Psqusa-rpI7iedAU7fzAscga_vJ4P5c0a7iSaOVfPTxRmbOXPGgWVoynMiM96_1ai3I-6AVZZJjInU7oSI9Bd8MYbEk052FeBewtxBBOpamDwCYGDzbngmFo08BD7wL1cHpqPYCjcszN3WfiamtTkXW8jflRS_wi9IfOjXiXmT6-vn2ZuMFXn07iQQPimenta, Marcio Lopeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518998U5&tokenCaptchar=03AGdBq250hOZFpHKxdpApDG8EFJf_Hg8aihSl2SFMyqhndqB_1r-VIri8uq6KxZvx7oTVksINkeq92WSbprM2HS_jwL37U1yDVSdLEGZ3scfynH_xtN5oJMPWVlshBi9y13hqJz7TYbxVYs5Baksa4au9VV5wFeY9jwLI8q4iKqHK3D7h0QkxagS4EtF_BjEtXw6OSJRk4ZtttlxZd8JWQSrVzrNFigZv8VVpdqIO7kQOEeBNTp9PQ0qlyvrkoRoSITngNoKk1WdGoZR9nvyILYPvqDNE5nGr3JbHWFL1fwd4uzgKk6djn7Hjo7KxaQipmUiaaFuM3vbrYoE51GtHp4njsidNwdGxf0sDnVVp-W-mMdCLVMUhy7E9WpjgirLuxtc9tQo65MwBhX6XidBA1AfXr53zW_Kt3laluxSfYfyJWlFq5XmeyUUTr17dNNWiraL-I0ruLqqcJdv6l_pgnrIWDv4kMfqmzQMartins, Scarlet de Fátima2020-07-06T16:06:19Z2020-07-06T16:06:19Z2020-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Scarlet de Fátima. Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-07-07T06:18:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/29477Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-07-07T06:18:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
Employer branding: A comparative study regarding the practices adopted by Brazilian companies
title Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
spellingShingle Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
Martins, Scarlet de Fátima
Employer branding
Gestão de pessoas
Gestão da marca empregadora
People management
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
title_full Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
title_fullStr Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
title_full_unstemmed Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
title_sort Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras
author Martins, Scarlet de Fátima
author_facet Martins, Scarlet de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Henrique Geraldo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208694U4&tokenCaptchar=03AGdBq252B0yis7UlbmjriLVSrquvPHetvKZ73qzXPSYkD_VDiSsvRiev4bVlOqgH3dmNygDyQ_NLZsqh9_yrbpNyGKE25PiS_Wstjs6qmlEApR4q2m_L1CXOUk3bzFY3fLsYcdx02hbJcoQU4feItY5eM_9FK9C5Nvu95UytXDllmpLsU2D8OKLg79Z4tsVTpUttrphoLWiAuSEkBECIACB2n94HaezrcKHnwfNzCtFHYqMxcKNtiMVWb6fd0fJlRZUHtNirl71usbFAG3hg2JSsqJ5u2HmPjoYgSLgfhgOgMIjv6LEaxV2f5dKebUQ1j3PW0vecW51nxZbf_sFCJM-bPWX0uZPRCSslpQnlb0SPqvDFi701BYMcYY5VHITG6CsgN8mF89SZ9KXZLKnFd65bXy6ya5rrPxZ9CytG_fcEZrbYkb_aOiNdVCvD0oEo163JbKJP31tBX35tFLPk39zTEzUlRL_9dA
Passos, Janduhy Camilo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131496U7&tokenCaptchar=03AGdBq25p7ENKSpqu-XudgjYOlTY6fHa3XaQ8m4Mh8ZPJAdq73UCXI3xpq05ROgltdvmy6byNfdDFyXzI_UBycrjSixSsb8SXJXBB3T67CfQC6C3dBBCtnr8wKkzjt2gCQyA-9N8i7xjG2ILTiPQypRB4iSRt6GPQmXOvrLwwMmsDjbuR1D61xFaMkorzPYFDTy30FiElpfS6muosSn6aYxuvjH-IVYk1Jm2AWqfOJ-eJF0bWH58Nboxly3Zl1QEMAkfrPTScaXLcG2nRU2UyEB9mZahMJX_AWzGhG578Psqusa-rpI7iedAU7fzAscga_vJ4P5c0a7iSaOVfPTxRmbOXPGgWVoynMiM96_1ai3I-6AVZZJjInU7oSI9Bd8MYbEk052FeBewtxBBOpamDwCYGDzbngmFo08BD7wL1cHpqPYCjcszN3WfiamtTkXW8jflRS_wi9IfOjXiXmT6-vn2ZuMFXn07iQQ
Pimenta, Marcio Lopes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518998U5&tokenCaptchar=03AGdBq250hOZFpHKxdpApDG8EFJf_Hg8aihSl2SFMyqhndqB_1r-VIri8uq6KxZvx7oTVksINkeq92WSbprM2HS_jwL37U1yDVSdLEGZ3scfynH_xtN5oJMPWVlshBi9y13hqJz7TYbxVYs5Baksa4au9VV5wFeY9jwLI8q4iKqHK3D7h0QkxagS4EtF_BjEtXw6OSJRk4ZtttlxZd8JWQSrVzrNFigZv8VVpdqIO7kQOEeBNTp9PQ0qlyvrkoRoSITngNoKk1WdGoZR9nvyILYPvqDNE5nGr3JbHWFL1fwd4uzgKk6djn7Hjo7KxaQipmUiaaFuM3vbrYoE51GtHp4njsidNwdGxf0sDnVVp-W-mMdCLVMUhy7E9WpjgirLuxtc9tQo65MwBhX6XidBA1AfXr53zW_Kt3laluxSfYfyJWlFq5XmeyUUTr17dNNWiraL-I0ruLqqcJdv6l_pgnrIWDv4kMfqmzQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Scarlet de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Employer branding
Gestão de pessoas
Gestão da marca empregadora
People management
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Employer branding
Gestão de pessoas
Gestão da marca empregadora
People management
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06T16:06:19Z
2020-07-06T16:06:19Z
2020-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Scarlet de Fátima. Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
identifier_str_mv MARTINS, Scarlet de Fátima. Employer branding: Um estudo comparativo quanto às práticas adotadas por empresas brasileiras. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569725063757824