Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Analiane Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37541
Resumo: O comprometimento organizacional vem alcançando destaque nas organizações que desejam atingir ótimos resultados com a relação empregado-empresa. Devido o comprometimento com trabalho ser um requisito fundamental no processo de inovação organizacional e sua importância para avaliação das relações de comportamento dos colaboradores com a organização, esse assunto pode ser de interesse de empresas que buscam alcançar seus objetivos e sempre inovar. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se desenvolve o comprometimento organizacional nas empresas juniores de turismo do Nordeste. Os assuntos sobre gestão empresarial júnior foram tratados enquanto comprometimento organizacional, não desmerecendo os fatores influentes das empresas de turismo. A metodologia utilizada na pesquisa teve uma abordagem quantitativa-qualitativa, pois se buscou explorar e descrever informações relacionadas ao comprometimento organizacional na relação entre membros e a empresa júnior, a partir da compreensão dos fatores que interferem no comprometimento organizacional. Na análise da média dos comprometimentos de cada entrevistado verificou-se que a maioria apresentou o comprometimento afiliativo, por se sentirem fazendo parte da equipe e também por ser reconhecido por todos como tal. Isso mostrou ser a coisa mais importante para os entrevistados. Juntamente com o comprometimento afiliativo encontra-se o comprometimento afetivo, uma vez que os sucessos e fracassos são tidos como algo pessoal para os colaboradores. Constatou-se que o fatores como a uma gestão de pessoas sem preparo ou embasamento teórico, que não domina e não aplica estratégias para ganhar o comprometimento dos membros, resulta em médias menores no nível de comprometimento. Para solucionar esse problema, se faz necessária a atuação das diretorias de recursos humanos na gestão de pessoas com estratégias eficientes, que busque o desenvolvimento profissional dos membros, apresentando estratégias voltadas para a qualidade de vida e o bem estar no ambiente de trabalho, o incentivo ao espirito empreendedor e a atitude proativa e que traga metodologias que despertem o comprometimento dos membros. O tipo da pesquisa utilizada neste estudo é de natureza qualitativa-quantitativa, tendo caráter descritivo exploratória.
id UFRN_bad3f416b707bd4af52c2fc6052412b0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37541
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Teixeira, Analiane NunesRibeiro, Sonia Regina de MacedoPorto, Carlos HumbertoBarreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva2017-09-19T12:32:41Z2021-09-22T13:53:25Z2017-09-19T12:32:41Z2021-09-22T13:53:25Z20142010017226TEIXEIRA, Analiane Nunes. Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37541Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoEmpresas juniores de turismoGestão de pessoasComprometimento organizacionalComprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO comprometimento organizacional vem alcançando destaque nas organizações que desejam atingir ótimos resultados com a relação empregado-empresa. Devido o comprometimento com trabalho ser um requisito fundamental no processo de inovação organizacional e sua importância para avaliação das relações de comportamento dos colaboradores com a organização, esse assunto pode ser de interesse de empresas que buscam alcançar seus objetivos e sempre inovar. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se desenvolve o comprometimento organizacional nas empresas juniores de turismo do Nordeste. Os assuntos sobre gestão empresarial júnior foram tratados enquanto comprometimento organizacional, não desmerecendo os fatores influentes das empresas de turismo. A metodologia utilizada na pesquisa teve uma abordagem quantitativa-qualitativa, pois se buscou explorar e descrever informações relacionadas ao comprometimento organizacional na relação entre membros e a empresa júnior, a partir da compreensão dos fatores que interferem no comprometimento organizacional. Na análise da média dos comprometimentos de cada entrevistado verificou-se que a maioria apresentou o comprometimento afiliativo, por se sentirem fazendo parte da equipe e também por ser reconhecido por todos como tal. Isso mostrou ser a coisa mais importante para os entrevistados. Juntamente com o comprometimento afiliativo encontra-se o comprometimento afetivo, uma vez que os sucessos e fracassos são tidos como algo pessoal para os colaboradores. Constatou-se que o fatores como a uma gestão de pessoas sem preparo ou embasamento teórico, que não domina e não aplica estratégias para ganhar o comprometimento dos membros, resulta em médias menores no nível de comprometimento. Para solucionar esse problema, se faz necessária a atuação das diretorias de recursos humanos na gestão de pessoas com estratégias eficientes, que busque o desenvolvimento profissional dos membros, apresentando estratégias voltadas para a qualidade de vida e o bem estar no ambiente de trabalho, o incentivo ao espirito empreendedor e a atitude proativa e que traga metodologias que despertem o comprometimento dos membros. O tipo da pesquisa utilizada neste estudo é de natureza qualitativa-quantitativa, tendo caráter descritivo exploratória.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnalianeNT_Monografiac.pdf.txtExtracted texttext/plain130214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37541/1/AnalianeNT_Monografiac.pdf.txtfce4da5e15342d4c8c9f803b2febe34cMD51ORIGINALAnalianeNT_Monografiac.pdfTurismoapplication/pdf918899https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37541/2/AnalianeNT_Monografiac.pdfb835a0f02d5c5fa9513d1e2e04750f05MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37541/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375412021-09-22 10:53:25.575oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
title Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
spellingShingle Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
Teixeira, Analiane Nunes
Empresas juniores de turismo
Gestão de pessoas
Comprometimento organizacional
title_short Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
title_full Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
title_fullStr Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
title_sort Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste
author Teixeira, Analiane Nunes
author_facet Teixeira, Analiane Nunes
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ribeiro, Sonia Regina de Macedo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Porto, Carlos Humberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Analiane Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
contributor_str_mv Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Empresas juniores de turismo
Gestão de pessoas
Comprometimento organizacional
topic Empresas juniores de turismo
Gestão de pessoas
Comprometimento organizacional
description O comprometimento organizacional vem alcançando destaque nas organizações que desejam atingir ótimos resultados com a relação empregado-empresa. Devido o comprometimento com trabalho ser um requisito fundamental no processo de inovação organizacional e sua importância para avaliação das relações de comportamento dos colaboradores com a organização, esse assunto pode ser de interesse de empresas que buscam alcançar seus objetivos e sempre inovar. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se desenvolve o comprometimento organizacional nas empresas juniores de turismo do Nordeste. Os assuntos sobre gestão empresarial júnior foram tratados enquanto comprometimento organizacional, não desmerecendo os fatores influentes das empresas de turismo. A metodologia utilizada na pesquisa teve uma abordagem quantitativa-qualitativa, pois se buscou explorar e descrever informações relacionadas ao comprometimento organizacional na relação entre membros e a empresa júnior, a partir da compreensão dos fatores que interferem no comprometimento organizacional. Na análise da média dos comprometimentos de cada entrevistado verificou-se que a maioria apresentou o comprometimento afiliativo, por se sentirem fazendo parte da equipe e também por ser reconhecido por todos como tal. Isso mostrou ser a coisa mais importante para os entrevistados. Juntamente com o comprometimento afiliativo encontra-se o comprometimento afetivo, uma vez que os sucessos e fracassos são tidos como algo pessoal para os colaboradores. Constatou-se que o fatores como a uma gestão de pessoas sem preparo ou embasamento teórico, que não domina e não aplica estratégias para ganhar o comprometimento dos membros, resulta em médias menores no nível de comprometimento. Para solucionar esse problema, se faz necessária a atuação das diretorias de recursos humanos na gestão de pessoas com estratégias eficientes, que busque o desenvolvimento profissional dos membros, apresentando estratégias voltadas para a qualidade de vida e o bem estar no ambiente de trabalho, o incentivo ao espirito empreendedor e a atitude proativa e que traga metodologias que despertem o comprometimento dos membros. O tipo da pesquisa utilizada neste estudo é de natureza qualitativa-quantitativa, tendo caráter descritivo exploratória.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T12:32:41Z
2021-09-22T13:53:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-19T12:32:41Z
2021-09-22T13:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010017226
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Analiane Nunes. Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37541
identifier_str_mv 2010017226
TEIXEIRA, Analiane Nunes. Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37541/1/AnalianeNT_Monografiac.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37541/2/AnalianeNT_Monografiac.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37541/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fce4da5e15342d4c8c9f803b2febe34c
b835a0f02d5c5fa9513d1e2e04750f05
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117656446238720