Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32184 |
Resumo: | A educação brasileira enfrenta desafios constantes quanto a efetivação da Alfabetização e Letramento. Nesse sentido, a sistematização dos documentos oficiais mediante a unificação na Base Nacional Comum Curricular surge como meio para se alcançar melhores resultados no desenvolvimento das habilidades pertinentes a essa etapa da escolarização. Ademais, cresce concomitantemente a produção científica de Softwares Educativos objetivando alfabetizar as crianças, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas online ou offline. Porém, a produção destas ferramentas tende a ser sobreposta em número à avaliação de seus usos e aplicações. Ademais, mesmo com a produção massiva desses SE, instrumentos que os avaliem conforme a BNCC são praticamente inexistentes. Levando-se em consideração tais aspectos, e procurando responder a questão de pesquisa “Um instrumento de avaliação de software pode analisar se um SE auxilia no desenvolvimento das habilidades do Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular?” Este trabalho se propôs a construir e validar um instrumento de avaliação de Softwares Educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base fundante a BNCC. Tendo como Objetivo Geral: Propor, validar e avaliar um instrumento de avaliação de Software educativo e como Objetivos Específicos: 1) Construção do instrumento; 2) Validação com professores da Educação Básica na rede pública através do uso livre do SE GCompris; 3) Avaliar sua eficácia mediante resultados da validação. Como principais resultados deste trabalho, estabeleceu-se esse instrumento como uma ferramenta para a escolha de um Software Educativo direcionado para Alfabetização de crianças, através da curadoria de uma equipe pedagógica, obtendo consistência interna no Estudo de Caso efetuado. Observa-se também, a abertura de caminhos para análises futuras devido tanto ao seu recorte teórico apenas Objetos de Conhecimento pertencentes ao Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização, quanto ao uso de mais Softwares Educativos. Gerando como produto o referido instrumento validado por professores da Educação Básica. |
id |
UFRN_bb905a3c21870fb1b86ec53d878c183e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32184 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújohttp://lattes.cnpq.br/7115512458037120http://lattes.cnpq.br/2087785677186785Paiva, Maria Cristina Leandro dehttp://lattes.cnpq.br/5008583007971704Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes dehttp://lattes.cnpq.br/7987212907837941Aguiar, YuskaNunes, Isabel Dillmann2021-04-12T23:58:22Z2021-04-12T23:58:22Z2020-12-16BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo. Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32184A educação brasileira enfrenta desafios constantes quanto a efetivação da Alfabetização e Letramento. Nesse sentido, a sistematização dos documentos oficiais mediante a unificação na Base Nacional Comum Curricular surge como meio para se alcançar melhores resultados no desenvolvimento das habilidades pertinentes a essa etapa da escolarização. Ademais, cresce concomitantemente a produção científica de Softwares Educativos objetivando alfabetizar as crianças, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas online ou offline. Porém, a produção destas ferramentas tende a ser sobreposta em número à avaliação de seus usos e aplicações. Ademais, mesmo com a produção massiva desses SE, instrumentos que os avaliem conforme a BNCC são praticamente inexistentes. Levando-se em consideração tais aspectos, e procurando responder a questão de pesquisa “Um instrumento de avaliação de software pode analisar se um SE auxilia no desenvolvimento das habilidades do Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular?” Este trabalho se propôs a construir e validar um instrumento de avaliação de Softwares Educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base fundante a BNCC. Tendo como Objetivo Geral: Propor, validar e avaliar um instrumento de avaliação de Software educativo e como Objetivos Específicos: 1) Construção do instrumento; 2) Validação com professores da Educação Básica na rede pública através do uso livre do SE GCompris; 3) Avaliar sua eficácia mediante resultados da validação. Como principais resultados deste trabalho, estabeleceu-se esse instrumento como uma ferramenta para a escolha de um Software Educativo direcionado para Alfabetização de crianças, através da curadoria de uma equipe pedagógica, obtendo consistência interna no Estudo de Caso efetuado. Observa-se também, a abertura de caminhos para análises futuras devido tanto ao seu recorte teórico apenas Objetos de Conhecimento pertencentes ao Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização, quanto ao uso de mais Softwares Educativos. Gerando como produto o referido instrumento validado por professores da Educação Básica.Brazilian education faces constant challenges regarding the effectiveness of Literacy and initial reading instruction. In this sense, the systematization of official documents through unification in the National Common Curricular Base appears as a means to achieve better results in the development of the skills relevant to this stage of schooling. In addition, the scientific production of Educational Softwares grows concomitantly, aiming to teach children to read and write, both when it comes to games and online or offline platform programs. However, the production of these tools tends to be superimposed in number on the evaluation of their uses and applications. Furthermore, even with the massive production of these SE, instruments that evaluate them according to the BNCC are practically nonexistent. Taking these aspects into consideration, and seeking to answer the research question “Can a software evaluation tool analyze whether an ES assists in the development of the skills of the Axis Linguistic / Semiotic Analysis - Literacy of the Common National Curriculum Base?” This work aimed to build and validate an Educational Software evaluation tool for the area of literacy and initial reading instruction, based on the BNCC. Having as General Objective: To propose, validate and evaluate an educational software evaluation instrument and as Specific Objectives: 1) Construction of the instrument; 2) Validation with Basic Education teachers in the public network through the free use of SE GCompris; 3) Assess its effectiveness through validation results. As the main results of this work, this instrument was established as a tool for choosing an Educational Software aimed at Literacy of children, through the curation of a pedagogical team, obtaining internal consistency in the case study carried out. It is also observed, the opening of paths for future analysis due to its theoretical focus only Knowledge Objects belonging to the Linguistic / Semiotic Analysis - Literacy Axis, as well as the use of more Educational Software. Generating as a product the referred instrument validated by teachers of Basic Education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilBase Nacional Comum CurricularInstrumento de avaliação de software educativoAlfabetização e letramentoAvaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.txtAvaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain150894https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32184/2/Avaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.txtbf93abde6bb70f75877040fa8522cc37MD52THUMBNAILAvaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.jpgAvaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32184/3/Avaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.jpge4d6c21d68d901d46f73bbf5b52f641bMD53ORIGINALAvaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdfapplication/pdf2844560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32184/1/Avaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf902a04c234ed24e61e02e8befdbb1dacMD51123456789/321842021-04-18 06:06:48.056oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
title |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo Base Nacional Comum Curricular Instrumento de avaliação de software educativo Alfabetização e letramento |
title_short |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular |
author |
Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo |
author_facet |
Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7115512458037120 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2087785677186785 |
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7987212907837941 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Aguiar, Yuska |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5008583007971704 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Dillmann |
contributor_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de Nunes, Isabel Dillmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular Instrumento de avaliação de software educativo Alfabetização e letramento |
topic |
Base Nacional Comum Curricular Instrumento de avaliação de software educativo Alfabetização e letramento |
description |
A educação brasileira enfrenta desafios constantes quanto a efetivação da Alfabetização e Letramento. Nesse sentido, a sistematização dos documentos oficiais mediante a unificação na Base Nacional Comum Curricular surge como meio para se alcançar melhores resultados no desenvolvimento das habilidades pertinentes a essa etapa da escolarização. Ademais, cresce concomitantemente a produção científica de Softwares Educativos objetivando alfabetizar as crianças, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas online ou offline. Porém, a produção destas ferramentas tende a ser sobreposta em número à avaliação de seus usos e aplicações. Ademais, mesmo com a produção massiva desses SE, instrumentos que os avaliem conforme a BNCC são praticamente inexistentes. Levando-se em consideração tais aspectos, e procurando responder a questão de pesquisa “Um instrumento de avaliação de software pode analisar se um SE auxilia no desenvolvimento das habilidades do Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular?” Este trabalho se propôs a construir e validar um instrumento de avaliação de Softwares Educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base fundante a BNCC. Tendo como Objetivo Geral: Propor, validar e avaliar um instrumento de avaliação de Software educativo e como Objetivos Específicos: 1) Construção do instrumento; 2) Validação com professores da Educação Básica na rede pública através do uso livre do SE GCompris; 3) Avaliar sua eficácia mediante resultados da validação. Como principais resultados deste trabalho, estabeleceu-se esse instrumento como uma ferramenta para a escolha de um Software Educativo direcionado para Alfabetização de crianças, através da curadoria de uma equipe pedagógica, obtendo consistência interna no Estudo de Caso efetuado. Observa-se também, a abertura de caminhos para análises futuras devido tanto ao seu recorte teórico apenas Objetos de Conhecimento pertencentes ao Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização, quanto ao uso de mais Softwares Educativos. Gerando como produto o referido instrumento validado por professores da Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T23:58:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T23:58:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo. Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32184 |
identifier_str_mv |
BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo. Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32184/2/Avaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32184/3/Avaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32184/1/Avaliacaosoftwareeducativo_Bandeira_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf93abde6bb70f75877040fa8522cc37 e4d6c21d68d901d46f73bbf5b52f641b 902a04c234ed24e61e02e8befdbb1dac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832892541403136 |