Análise da coerência de ativação cortical de pacientes com acidente vascular cerebral submetidos a um jogo de realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Jacilda Oliveira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29344
Resumo: As disfunções motoras decorrentes do Acidente Vascular Cerebral (AVC) comprometem a independência funcional dos pacientes. Em virtude disso, o uso da Realidade Virtual (RV) pode ser uma abordagem importante para a recuperação desses indivíduos. Objetivo: Analisar a coerência da ativação cortical de pacientes com AVC submetidos à um jogo de realidade virtual. Método: Participaram do estudo 12 pacientes, sendo 6 com lesão cerebral esquerda (PE), com idade média de 54,1 anos (± 9,4) e 6 com lesão à direita (PD), com idade média ± 50,6 anos (± 5,8) e 12 indivíduos saudáveis que ativaram o hemisfério cerebral esquerdo (SE) e o direito (SD). Todos os participantes realizaram 15 tentativas do jogo de dardos do Kinect Sports no Xbox 360º Kinect. Foram registrados sinais de EEG pelo Emotiv EPOC e o desempenho motor pela pontuação do jogo. O sinal bruto do EEG foi processado no Matlab, através da análise de coerência dos canais frontais (FC5, FC6) e parietais (P7, P8), nos ritmos alfa e beta e foi calculado o erro absoluto para o desempenho motor. A análise estatística foi realizada através da ANOVA, com teste post hoc de Tukey. Resultados: Analisando o ritmo alfa, não houve diferença significativa entre pacientes e saudáveis na coerência das áreas motoras primárias (FC5-FC6), motora primária e parietal esquerda (FC5-P7) e motora primária esquerda e parietal direita (FC5-P8). O grupo PD apresentou valores menores do que o grupo SD (p=0,002) quanto à coerência na área motora primária direita e parietal esquerda (FC6-P7). Em FC6-P8, o grupo PE teve maior coerência do que o grupo SE (p=0,035) e em P7-P8, o valor de coerência do grupo PE foi maior do que SE (p=0,0001) e do grupo PD foi menor do que SD (p=0,0001). No ritmo beta, o grupo PD apresentou menor coerência que o SD (p=0,0001) em P7-P8. Quanto ao desempenho motor, o grupo PD teve maior erro absoluto do que o grupo SD (p=0,0001). Conclusão: A coerência neural distinta entre pacientes com lesão cerebral esquerda e direita refletiu o potencial de reorganização das áreas corticais, sugerindo que a lateralidade da lesão deve ser levada em consideração ao planejar a execução de jogos de realidade virtual para pacientes com AVC.
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Método: Participaram do estudo 12 pacientes, sendo 6 com lesão cerebral esquerda (PE), com idade média de 54,1 anos (± 9,4) e 6 com lesão à direita (PD), com idade média ± 50,6 anos (± 5,8) e 12 indivíduos saudáveis que ativaram o hemisfério cerebral esquerdo (SE) e o direito (SD). Todos os participantes realizaram 15 tentativas do jogo de dardos do Kinect Sports no Xbox 360º Kinect. Foram registrados sinais de EEG pelo Emotiv EPOC e o desempenho motor pela pontuação do jogo. O sinal bruto do EEG foi processado no Matlab, através da análise de coerência dos canais frontais (FC5, FC6) e parietais (P7, P8), nos ritmos alfa e beta e foi calculado o erro absoluto para o desempenho motor. A análise estatística foi realizada através da ANOVA, com teste post hoc de Tukey. Resultados: Analisando o ritmo alfa, não houve diferença significativa entre pacientes e saudáveis na coerência das áreas motoras primárias (FC5-FC6), motora primária e parietal esquerda (FC5-P7) e motora primária esquerda e parietal direita (FC5-P8). O grupo PD apresentou valores menores do que o grupo SD (p=0,002) quanto à coerência na área motora primária direita e parietal esquerda (FC6-P7). Em FC6-P8, o grupo PE teve maior coerência do que o grupo SE (p=0,035) e em P7-P8, o valor de coerência do grupo PE foi maior do que SE (p=0,0001) e do grupo PD foi menor do que SD (p=0,0001). No ritmo beta, o grupo PD apresentou menor coerência que o SD (p=0,0001) em P7-P8. Quanto ao desempenho motor, o grupo PD teve maior erro absoluto do que o grupo SD (p=0,0001). Conclusão: A coerência neural distinta entre pacientes com lesão cerebral esquerda e direita refletiu o potencial de reorganização das áreas corticais, sugerindo que a lateralidade da lesão deve ser levada em consideração ao planejar a execução de jogos de realidade virtual para pacientes com AVC.Background: Motor dysfunctions resulting from stroke, especially those involving the upper limb (MS), compromise patients' independence. Because of that, the use of Virtual Reality (VR) can be an important intervention for the recovery of these individuals. We analyzed the coherence of the cortical activation of stroke patients submitted to a virtual reality game. Methods: Twelve patients participated in the study, 6 with left brain injury (PE), with an average age of 54.1 years (± 9.4) and 6 with right injury (PD), with an average age of ± 50.6 years (± 5.8) and 12 healthy individuals who activated the left brain hemisphere (SE) and the right (SD). All participants made 15 attempts at the Kinect Sports darts game on the Xbox 360 Kinect. EEG signals were recorded by Emotiv EPOC and motor performance by the game score. The raw EEG signal was processed in Matlab, through the coherence analysis of the frontal (FC5, FC6) and parietal (P7, P8) channels, in alpha and beta rhythms and the absolute error for motor performance was calculated. Statistical analysis was performed using ANOVA, with Tukey's post hoc test. Results: Analyzing the alpha rhythm, there was no significant difference between patients and healthy individuals in the coherence of the primary motor areas (FC5-FC6), left primary motor and parietal area (FC5-P7) and left primary motor and right parietal area (FC5-P8). The PD group showed lower values than the SD group (p = 0.002) for coherence in the right primary motor area and left parietal area (FC6-P7). In FC6-P8, the PE group had greater coherence than the SE group (p = 0.035) and in P7-P8, the coherence value of the PE group was greater than SE (p = 0.0001) and the PD group was lower than SD (p = 0.0001). In the beta rhythm, the PD group showed less coherence than the SD (p = 0.0001) in P7-P8. As for motor performance, the PD group had a greater absolute error than the SD group (p = 0.0001). Conclusion: The distinctive neural coherence between patients with left and right brain injury reflected the potential for reorganization of the cortical areas, suggesting that the laterality of the injury should be taken into account when planning the execution of virtual reality games for stroke patients.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALAcidente vascular cerebralEletroencefalografiaRealidade virtualAnálise da coerência de ativação cortical de pacientes com acidente vascular cerebral submetidos a um jogo de realidade virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdfapplication/pdf1301326https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29344/1/Analisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf9243077994cddb6213b18a1de84d4a54MD51TEXTAnalisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf.txtAnalisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain111920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29344/2/Analisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf.txt7194b2cdfc054360ff3d9500bc96b5f0MD52THUMBNAILAnalisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf.jpgAnalisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29344/3/Analisecoerenciaativacao_Passos_2020.pdf.jpg4e502c7f74ff8e88aeba6112e03a26e1MD53123456789/293442020-06-28 04:41:41.481oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-28T07:41:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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