Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919
Resumo: Topologia é um ramo da Matemática que estuda as características e propriedades de objetos e formas que são mantidas mesmo quando estes são submetidos a deformações. Desenvolvida a partir de necessidades que não eram atendidas apenas com conhecimentos de Geometria e aperfeiçoada com o passar do tempo com descobertas de vários matemáticos renomados, este ramo ´e comumente visto no ensino superior. Porém, a seguinte dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira introdutória, tópicos de Topologia Matemática que podem ser tratados e potencializados no ensino médio, considerando as limitações de saberes aplicadas ao nível de ensino - como a ideia de intervalos - e os conhecimentos já aprendidos durante a jornada estudantil. Para tal, serão apresentadas maneiras de introduzir ideias de Topologia, como o conceito de bolas e esfera, por intermédio de conceitos já vistos pelos alunos, aliando-se também a exemplos concretos que podem ser encontrados no seu cotidiano. Entendemos que o domínio de certos conhecimentos da Topologia de Espaços Métricos traz um maior conforto no trato das minúcias de modelos matemáticos que envolvam a reta e o plano. Aqui, a noção de métrica é abordada de maneira bastante intuitiva, uma vez que os alunos já estão habituados com a noção de distância entre dois pontos, seja na reta ou no plano.
id UFRN_bed0ae9bbc77bc5d1888b1c8316c29ca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44919
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Almeida, Fernando Montanaro Paiva dehttp://lattes.cnpq.br/4713282284060566http://lattes.cnpq.br/1605698945852448Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2246246461693229Medeiros, Rainelly Cunha dehttp://lattes.cnpq.br/2515046209855165Lopes, Jaques Silveira2021-11-16T20:31:12Z2021-11-16T20:31:12Z2020-03-23ALMEIDA, Fernando Montanaro Paiva de. Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919Topologia é um ramo da Matemática que estuda as características e propriedades de objetos e formas que são mantidas mesmo quando estes são submetidos a deformações. Desenvolvida a partir de necessidades que não eram atendidas apenas com conhecimentos de Geometria e aperfeiçoada com o passar do tempo com descobertas de vários matemáticos renomados, este ramo ´e comumente visto no ensino superior. Porém, a seguinte dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira introdutória, tópicos de Topologia Matemática que podem ser tratados e potencializados no ensino médio, considerando as limitações de saberes aplicadas ao nível de ensino - como a ideia de intervalos - e os conhecimentos já aprendidos durante a jornada estudantil. Para tal, serão apresentadas maneiras de introduzir ideias de Topologia, como o conceito de bolas e esfera, por intermédio de conceitos já vistos pelos alunos, aliando-se também a exemplos concretos que podem ser encontrados no seu cotidiano. Entendemos que o domínio de certos conhecimentos da Topologia de Espaços Métricos traz um maior conforto no trato das minúcias de modelos matemáticos que envolvam a reta e o plano. Aqui, a noção de métrica é abordada de maneira bastante intuitiva, uma vez que os alunos já estão habituados com a noção de distância entre dois pontos, seja na reta ou no plano.Topology is a branch of mathematics that studies the characteristics and properties of objects and shapes that are maintained even when they are subjected to deformations. Developed from needs that were not answered only with knowledge of Geometry and improved over time with the discoveries of several renowned mathematicians, this branch is commonly seen in higher education. However, the following thesis was developed in order to present, in an introductory way, topics in Mathematical Topology that can be treated and enhanced in high school, considering the limitations of knowledge applied at the level of education - such as the idea of intervals - and the knowledge already learned during the student journey. To this end, ways will be presented to introduce Topology ideas, such as the concept of balls and spheres, through concepts already seen by the students, allying themselves with concrete examples that can be found in their daily lives. We understand that the mastery of certain knowledge of the Topology of Metric Spaces brings greater comfort in dealing with the minutiae of mathematical models involving the line and the plane. Here, the notion of metrics is approached in a very intuitive way, once students are already used to the notion of distance between two points, either on the straight or on the plane.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilTopologiaBolasIntervalosEspaços métricosTrabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTrabalhandobolasintervalos_Almeida_2020.pdfapplication/pdf2591022https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44919/1/Trabalhandobolasintervalos_Almeida_2020.pdfc2eb693e1d818bd96aa438ece13e2ad4MD51123456789/449192021-11-16 17:53:27.519oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44919Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-11-16T20:53:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
spellingShingle Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
Topologia
Bolas
Intervalos
Espaços métricos
title_short Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_full Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_fullStr Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_full_unstemmed Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
title_sort Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
author Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
author_facet Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4713282284060566
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1605698945852448
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2246246461693229
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Rainelly Cunha de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2515046209855165
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernando Montanaro Paiva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jaques Silveira
contributor_str_mv Lopes, Jaques Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Topologia
Bolas
Intervalos
Espaços métricos
topic Topologia
Bolas
Intervalos
Espaços métricos
description Topologia é um ramo da Matemática que estuda as características e propriedades de objetos e formas que são mantidas mesmo quando estes são submetidos a deformações. Desenvolvida a partir de necessidades que não eram atendidas apenas com conhecimentos de Geometria e aperfeiçoada com o passar do tempo com descobertas de vários matemáticos renomados, este ramo ´e comumente visto no ensino superior. Porém, a seguinte dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira introdutória, tópicos de Topologia Matemática que podem ser tratados e potencializados no ensino médio, considerando as limitações de saberes aplicadas ao nível de ensino - como a ideia de intervalos - e os conhecimentos já aprendidos durante a jornada estudantil. Para tal, serão apresentadas maneiras de introduzir ideias de Topologia, como o conceito de bolas e esfera, por intermédio de conceitos já vistos pelos alunos, aliando-se também a exemplos concretos que podem ser encontrados no seu cotidiano. Entendemos que o domínio de certos conhecimentos da Topologia de Espaços Métricos traz um maior conforto no trato das minúcias de modelos matemáticos que envolvam a reta e o plano. Aqui, a noção de métrica é abordada de maneira bastante intuitiva, uma vez que os alunos já estão habituados com a noção de distância entre dois pontos, seja na reta ou no plano.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-16T20:31:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-16T20:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Fernando Montanaro Paiva de. Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919
identifier_str_mv ALMEIDA, Fernando Montanaro Paiva de. Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44919/1/Trabalhandobolasintervalos_Almeida_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2eb693e1d818bd96aa438ece13e2ad4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117757386358784