Trabalhando com bolas e intervalos: uma abordagem introdutória da topologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44919 |
Resumo: | Topologia é um ramo da Matemática que estuda as características e propriedades de objetos e formas que são mantidas mesmo quando estes são submetidos a deformações. Desenvolvida a partir de necessidades que não eram atendidas apenas com conhecimentos de Geometria e aperfeiçoada com o passar do tempo com descobertas de vários matemáticos renomados, este ramo ´e comumente visto no ensino superior. Porém, a seguinte dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira introdutória, tópicos de Topologia Matemática que podem ser tratados e potencializados no ensino médio, considerando as limitações de saberes aplicadas ao nível de ensino - como a ideia de intervalos - e os conhecimentos já aprendidos durante a jornada estudantil. Para tal, serão apresentadas maneiras de introduzir ideias de Topologia, como o conceito de bolas e esfera, por intermédio de conceitos já vistos pelos alunos, aliando-se também a exemplos concretos que podem ser encontrados no seu cotidiano. Entendemos que o domínio de certos conhecimentos da Topologia de Espaços Métricos traz um maior conforto no trato das minúcias de modelos matemáticos que envolvam a reta e o plano. Aqui, a noção de métrica é abordada de maneira bastante intuitiva, uma vez que os alunos já estão habituados com a noção de distância entre dois pontos, seja na reta ou no plano. |
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