Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Alessandra Michelle Alvares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26338
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que utiliza memes históricos como ferramentas didáticas a favor do Ensino de História. Mediante reflexões a respeito da prática docente utilizada na Educação Básica, no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – este trabalho discute novas metodologias e ferramentas didáticas que podem tornar o Ensino de História atrativo, dinâmico e significante para o aluno do Ensino Fundamental. Para atingir este propósito, o objeto de estudo escolhido é o trabalho de análise e produção de memes históricos por meio de da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a qual está pauta no uso mídias e de tecnologia através de celulares na educação. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude, se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e produção do conteúdo midiático. A metodologia utilizada neste trabalho inclui atividades diagnósticas desenvolvidas com os alunos do 8º e 9º da E.E. Myriam Coeli, análise e produção de memes históricos que são abrigados em um blog educativo, local onde se desenvolve o Ensino Híbrido sendo este o produto didático-pedagógico desta dissertação. Como resultados da implantação desta proposta, conclui-se que escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação entre os temas históricos e os memes, incorporando-os às práticas educacionais, possibilitando uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs através dos celulares.
id UFRN_bf1e94e71c070368fee315777bbc2c78
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26338
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Andrade, Alessandra Michelle AlvaresCarvalho, Haroldo LoguercioSpinosa, VanessaOliveira, Iranilson Buriti dePereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues2018-12-12T21:47:53Z2018-12-12T21:47:53Z2018-09-04ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26338Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que utiliza memes históricos como ferramentas didáticas a favor do Ensino de História. Mediante reflexões a respeito da prática docente utilizada na Educação Básica, no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – este trabalho discute novas metodologias e ferramentas didáticas que podem tornar o Ensino de História atrativo, dinâmico e significante para o aluno do Ensino Fundamental. Para atingir este propósito, o objeto de estudo escolhido é o trabalho de análise e produção de memes históricos por meio de da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a qual está pauta no uso mídias e de tecnologia através de celulares na educação. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude, se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e produção do conteúdo midiático. A metodologia utilizada neste trabalho inclui atividades diagnósticas desenvolvidas com os alunos do 8º e 9º da E.E. Myriam Coeli, análise e produção de memes históricos que são abrigados em um blog educativo, local onde se desenvolve o Ensino Híbrido sendo este o produto didático-pedagógico desta dissertação. Como resultados da implantação desta proposta, conclui-se que escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação entre os temas históricos e os memes, incorporando-os às práticas educacionais, possibilitando uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs através dos celulares.This research shows a pedagogical proposal that uses memes historical as a didactical tool as an way of history teaching. By reflection regarding the educational practice used in the basic education in the context of the professional master’s degree in history teaching- history teacher- this work discusses new methodologies to become the history teaching attractive, dynamical and meaningful for the elementary school students. To reach this purpose the object of chosen study it is analysis work and production of historical memes through the methodology it activates of the hybrid teaching, which is line in the use of Medias and of technologies through cellular in the education. For being a fast form of communication and for being humorous content the memes can serve as middle for a critical and creative formation of the youth, if it be stimulated in the sense of their production starting from the pedagogical mediation of themes and historical concepts, besides stimulating the reading, the research and the use of the text book for analysis and production of the media content. Starting from diagnostic activities developed by the students in this works comes a didactical pedagogical proposal that consists of an educational blog where they are sheltered fewer produced by the students. With the implantation of this proposal it is concluded that the school and the teachers can aid in the formation of a youth and more and more plural adopting new perception and interaction between the historical themes and the memes, incorporating the educational pedagogic practices making possible a narrow relationship between the history teaching and the students’ universe, giving a chance for those students’ on their leader role in the process of construction of these historical knowledge making use of media space as blogs through cellular phones.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA: PROFHISTÓRIAEnsino de HistóriaMídiasMetodologias ativasMemeBlogMemes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA: PROFHISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txtMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain260652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/2/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txt903de53844e7fd7ed2062c833a67629eMD52THUMBNAILMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpgMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/3/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpg417ecc578108e15d0b85ba1db1a627beMD53TEXTMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txtMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain260652https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/2/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txt903de53844e7fd7ed2062c833a67629eMD52THUMBNAILMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpgMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/3/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpg417ecc578108e15d0b85ba1db1a627beMD53ORIGINALMemeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdfapplication/pdf3263015https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/1/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf82bfeb9663de63af1ee02b6ae87c01e5MD51123456789/263382019-01-30 11:01:26.713oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26338Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T14:01:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
title Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
spellingShingle Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
Andrade, Alessandra Michelle Alvares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA: PROFHISTÓRIA
Ensino de História
Mídias
Metodologias ativas
Meme
Blog
title_short Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
title_full Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
title_fullStr Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
title_full_unstemmed Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
title_sort Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
author Andrade, Alessandra Michelle Alvares
author_facet Andrade, Alessandra Michelle Alvares
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Spinosa, Vanessa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Alessandra Michelle Alvares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
contributor_str_mv Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA: PROFHISTÓRIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA: PROFHISTÓRIA
Ensino de História
Mídias
Metodologias ativas
Meme
Blog
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Mídias
Metodologias ativas
Meme
Blog
description Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que utiliza memes históricos como ferramentas didáticas a favor do Ensino de História. Mediante reflexões a respeito da prática docente utilizada na Educação Básica, no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – este trabalho discute novas metodologias e ferramentas didáticas que podem tornar o Ensino de História atrativo, dinâmico e significante para o aluno do Ensino Fundamental. Para atingir este propósito, o objeto de estudo escolhido é o trabalho de análise e produção de memes históricos por meio de da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a qual está pauta no uso mídias e de tecnologia através de celulares na educação. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude, se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e produção do conteúdo midiático. A metodologia utilizada neste trabalho inclui atividades diagnósticas desenvolvidas com os alunos do 8º e 9º da E.E. Myriam Coeli, análise e produção de memes históricos que são abrigados em um blog educativo, local onde se desenvolve o Ensino Híbrido sendo este o produto didático-pedagógico desta dissertação. Como resultados da implantação desta proposta, conclui-se que escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação entre os temas históricos e os memes, incorporando-os às práticas educacionais, possibilitando uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs através dos celulares.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-12T21:47:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-12T21:47:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26338
identifier_str_mv ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA: PROFHISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/2/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/3/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/2/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/3/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26338/1/Memeshist%c3%b3ricosferramenta_Andrade_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 903de53844e7fd7ed2062c833a67629e
417ecc578108e15d0b85ba1db1a627be
903de53844e7fd7ed2062c833a67629e
417ecc578108e15d0b85ba1db1a627be
82bfeb9663de63af1ee02b6ae87c01e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117904135618560