O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Erickson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
id UNIL_bbcd62ecd5d814f5057d3afb8e9fb0ab
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6664
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de HistóriaMeme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho consiste em uma análise do potencial do meme como linguagem no ensino de história a partir da perspectiva da Educação Histórica. Para tal, é realizada uma pesquisa em torno de compreender o meme como linguagem das redes sociais a partir de uma perspectiva semiótica, e de como este objeto pode ser abordado dentro do campo da Teoria da História como um artefato da cultura histórica. Buscando relacionar a história com a vida prática, e o ensino com o contexto cultural do momento atual, considerando as novas tecnologias comunicacionais e suas respectivas linguagens no desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes. Sendo assim, a metodologia de ensino de história adotada neste trabalho é a da Aula Histórica, proposta por Maria Auxiliadora Schmidt, que tem suas bases no trabalho do filósofo da História alemão Jörn Rüsen.OrientaçãoCosta, Erickson2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6664Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
title O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
spellingShingle O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
Costa, Erickson
Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica.
title_short O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
title_full O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
title_fullStr O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
title_full_unstemmed O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
title_sort O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
author Costa, Erickson
author_facet Costa, Erickson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Erickson
dc.subject.por.fl_str_mv Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica.
topic Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285258340335616