O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
id |
UNIL_bbcd62ecd5d814f5057d3afb8e9fb0ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6664 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de HistóriaMeme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho consiste em uma análise do potencial do meme como linguagem no ensino de história a partir da perspectiva da Educação Histórica. Para tal, é realizada uma pesquisa em torno de compreender o meme como linguagem das redes sociais a partir de uma perspectiva semiótica, e de como este objeto pode ser abordado dentro do campo da Teoria da História como um artefato da cultura histórica. Buscando relacionar a história com a vida prática, e o ensino com o contexto cultural do momento atual, considerando as novas tecnologias comunicacionais e suas respectivas linguagens no desenvolvimento do pensamento histórico dos estudantes. Sendo assim, a metodologia de ensino de história adotada neste trabalho é a da Aula Histórica, proposta por Maria Auxiliadora Schmidt, que tem suas bases no trabalho do filósofo da História alemão Jörn Rüsen.OrientaçãoCosta, Erickson2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:01Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6664Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:01Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
title |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
spellingShingle |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História Costa, Erickson Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica. |
title_short |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
title_full |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
title_fullStr |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
title_full_unstemmed |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
title_sort |
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História |
author |
Costa, Erickson |
author_facet |
Costa, Erickson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Erickson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica. |
topic |
Meme. Ensino de história. Cultura histórica. Aula histórica. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285258340335616 |