Aprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jorge Ítalo Macêdo Prudêncio de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47526
Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.
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Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.The objective of this study is to investigate the appropriation of introductory concepts of Business based on the implications of the case teaching method. The specific objectives are: to identify the use of theoretical knowledge in students' answers; to understand the articulation between theory and practice; and to analyse the reflective process in the use of the case method. The research starts from the ontology of subject-object interaction, from the Piagetian work, given that its archives place the Social Being as the most adequate perspective to understand the study of the logical discourse of the being. Given the above, the research is grounded on the interpretativist paradigm, in which the author interprets what is spoken by the interviewees or producers of the content to be explored. Such method, composed of systematic procedures, The research is qualitative and analyzed responses from Cases for Teaching applied in 14 different classes, between 2011 and 2020, comprising 219 responses. In this scenario, to understand the theoretical constructions developed by students in the classroom from the proposed teaching cases, the method used will be Content Analysis. As results the study identified that there is the use of theoretical knowledge in student responses; in many responses there is articulation between theory and practice; although the reflective process in student responses to the cases is not always evidenced. Finally, the study concludes that the appropriation of introductory concepts of Business from the use of the case method is largely inadequate, by giving preference to prior knowledge over the theoretical aspects studied can achieve understanding of the content issued, as well as make inferences about the answers collected. The results of the study can demonstrate different levels and characteristics of appropriation of management concepts through the use of cases for teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilMetodologias ativasMétodo do casoEnsino em AdministraçãoAndragogiaApropriação de conceitosAprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAprendizadoconceitosadministracao_Lima_2022.pdfapplication/pdf1814193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47526/1/Aprendizadoconceitosadministracao_Lima_2022.pdf55e132abb708bce093adc61e8ba50baeMD51123456789/475262022-06-03 17:02:09.943oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47526Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-03T20:02:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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