ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mônica Campos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Viviane Costa, Souza, Helcimara Affonso, Viana, Delaine Gibeli, Bueno, Sonia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165
Resumo: INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD.
id UNB-27_09948523c28290f8a1b1cbd5eb74877d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/165
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EADAndragogiaDidáticaEducação à DistânciaINTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD.Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1366-1377Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1366-13771982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165/156Mendes, Mônica CamposLopes, Viviane CostaSouza, Helcimara AffonsoViana, Delaine GibeliBueno, Sonia Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/165Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:12Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
title ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
spellingShingle ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
Mendes, Mônica Campos
Andragogia
Didática
Educação à Distância
title_short ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
title_full ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
title_fullStr ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
title_full_unstemmed ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
title_sort ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR:: NOVO LIDAR COM O APRENDIZADO DO ADULTO NA EAD
author Mendes, Mônica Campos
author_facet Mendes, Mônica Campos
Lopes, Viviane Costa
Souza, Helcimara Affonso
Viana, Delaine Gibeli
Bueno, Sonia Vilela
author_role author
author2 Lopes, Viviane Costa
Souza, Helcimara Affonso
Viana, Delaine Gibeli
Bueno, Sonia Vilela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Mônica Campos
Lopes, Viviane Costa
Souza, Helcimara Affonso
Viana, Delaine Gibeli
Bueno, Sonia Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Didática
Educação à Distância
topic Andragogia
Didática
Educação à Distância
description INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/165/156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1366-1377
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1366-1377
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678141272064