Preceptoria em um Programa de Residência Hospitalar: significados e contribuições na ótica de enfermeiros preceptores
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37951 |
Resumo: | Os Programas de Residência em Saúde são uma modalidade de pós-graduação lato sensu caracterizada pelo treinamento em serviço, destacando-se pela qualificação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho. Neste contexto, este estudo objetivou caracterizar o perfil, os significados e as contribuições do preceptor no processo formativo da Residência em Saúde, a partir de uma perspectiva dos preceptores de um Programa de Residência de Enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, quantitativo, realizado em uma instituição hospitalar em Recife, Pernambuco, Brasil. A amostragem foi estratificada e a análise estatística foi realizada através do Statistical Package for Social Sciences® (SPSS), versão 18.0. Os resultados mostraram que o perfil de preceptores foi composto predominantemente por mulheres, idade maior que 40 anos, especialistas. O preceptor foi conceituado como o profissional, vinculado à instituição de saúde que oferta o Programa de Residência, que acompanha o residente em suas atividades práticas. Potencialidades e fragilidades foram identificadas no processo de desenvolvimento da preceptoria. As principais contribuições dos preceptores no processo formativo foram o ensino dos procedimentos técnicos e a realização de avaliação com base no conteúdo teórico-prático assimilado pelos residentes. Desta forma, este estudo evidencia a importância da preceptoria de Enfermagem na formação profissional de residentes, o que se perpetua como a principal estratégia no processo formativo na Residência. |
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Preceptoria em um Programa de Residência Hospitalar: significados e contribuições na ótica de enfermeiros preceptoresPreceptorship in a Hospital Residency Program: meanings and contributions from the perspective of preceptor nursesPreceptoría en un Programa de Residencia Hospitalaria: significados y aportes desde la perspectiva de enfermeros preceptoresPreceptoríaEnfermeríaInternado y ResidenciaEducación ContinuaCompetencia profesional.PreceptoriaEnfermagemInternato e ResidênciaEducação ContinuadaCompetência profissional.PreceptorshipNursingInternship and residencyEducation, continuingProfessional competence.Os Programas de Residência em Saúde são uma modalidade de pós-graduação lato sensu caracterizada pelo treinamento em serviço, destacando-se pela qualificação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho. Neste contexto, este estudo objetivou caracterizar o perfil, os significados e as contribuições do preceptor no processo formativo da Residência em Saúde, a partir de uma perspectiva dos preceptores de um Programa de Residência de Enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, quantitativo, realizado em uma instituição hospitalar em Recife, Pernambuco, Brasil. A amostragem foi estratificada e a análise estatística foi realizada através do Statistical Package for Social Sciences® (SPSS), versão 18.0. Os resultados mostraram que o perfil de preceptores foi composto predominantemente por mulheres, idade maior que 40 anos, especialistas. O preceptor foi conceituado como o profissional, vinculado à instituição de saúde que oferta o Programa de Residência, que acompanha o residente em suas atividades práticas. Potencialidades e fragilidades foram identificadas no processo de desenvolvimento da preceptoria. As principais contribuições dos preceptores no processo formativo foram o ensino dos procedimentos técnicos e a realização de avaliação com base no conteúdo teórico-prático assimilado pelos residentes. Desta forma, este estudo evidencia a importância da preceptoria de Enfermagem na formação profissional de residentes, o que se perpetua como a principal estratégia no processo formativo na Residência.The Health Residency Programs are a lato sensu postgraduate modality characterized by in-service training, highlighting the qualification of professionals to work in the job market. In this context, this study aimed to characterize the profile, meanings and contributions of the preceptor in the training process of the Residency in Health, from the perspective of preceptors of a Nursing Residency Program. This is an exploratory, descriptive, quantitative study carried out in a hospital in Recife, Pernambuco, Brazil. Sampling was stratified and statistical analysis was performed using the Statistical Package for Social Sciences® (SPSS), version 18.0. The results showed that the profile of preceptors was predominantly composed of women, aged over 40 years, specialists. The preceptor was conceptualized as the professional, linked to the health institution that offers the Residency Program, who accompanies the resident in his practical activities. Potentialities and weaknesses were identified in the preceptorship development process. The main contributions of the preceptors in the training process were the teaching of technical procedures and the performance of evaluation based on the theoretical-practical content assimilated by the residents. Thus, this study highlights the importance of preceptorship in Nursing in the professional training of residents, which is perpetuated as the main strategy in the training process in the Residence.Los Programas de Residencia en Salud son una modalidad de posgrado lato sensu caracterizada por la formación en servicio, destacándose la cualificación de los profesionales para actuar en el mercado de trabajo. En ese contexto, este estudio tuvo como objetivo caracterizar el perfil, los significados y las contribuciones del preceptor en el proceso de formación de la Residencia en Salud, en la perspectiva de los preceptores de un Programa de Residencia en Enfermería. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, cuantitativo, realizado en un hospital de Recife, Pernambuco, Brasil. El muestreo fue estratificado y el análisis estadístico se realizó mediante el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales® (SPSS), versión 18.0. Los resultados mostraron que el perfil de los preceptores estaba compuesto predominantemente por mujeres, mayores de 40 años, especialistas. El preceptor fue conceptualizado como el profesional, vinculado a la institución de salud que ofrece el Programa de Residencia, que acompaña al residente en sus actividades prácticas. Se identificaron potencialidades y debilidades en el proceso de desarrollo de la preceptoría. Los principales aportes de los preceptores en el proceso de formación fueron la enseñanza de procedimientos técnicos y la realización de evaluaciones a partir de los contenidos teórico-prácticos asimilados por los residentes. Así, este estudio destaca la importancia de la preceptoría en Enfermería en la formación profesional de los residentes, que se perpetúa como estrategia principal en el proceso de formación en la Residencia.Research, Society and Development2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3795110.33448/rsd-v11i16.37951Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e466111637951Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e466111637951Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e4661116379512525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37951/31845Copyright (c) 2022 Ana Carolina Bezerra de Lima; Simone Maria Muniz da Silva Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Carolina Bezerra de Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37951Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:54.802367Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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