Caracterização de aspectos da cognição social, habilidades sociais e funções executivas de crianças diagnosticadas com transtorno autista e transtorno de asperger
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Maranhão, Samantha Santos de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/1212503242593311http://lattes.cnpq.br/5496201609189471Melo, Symone Fernandes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775191U0Solovieva, YuliaPires, Izabel Augusta Hazin2014-12-17T15:39:06Z2014-12-032014-12-17T15:39:06Z2014-04-25MARANHÃO, Samantha Santos de Albuquerque. Caracterização de aspectos da cognição social, habilidades sociais e funções executivas de crianças diagnosticadas com transtorno autista e transtorno de asperger. 2014. 263 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17564Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO ano de 2013 marca o 70º aniversário da descrição clássica de Leo Kanner sobre o Autismo. Em 1994, na quarta edição do Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), o autismo foi incluído em uma nova classe diagnóstica denominada Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), os quais incluem: o Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação e o Transtorno de Asperger. O DSM apresenta critérios bem específicos que diferenciam os TGD, no entanto, estudos médicos discutem se o Transtorno de Asperger (TA) compõe o Transtorno Autista, ou se é qualitativamente distinto. Discute-se a reduzida validação empírica dos critérios diagnósticos concernentes ao TA. Nessa perspectiva, o DSM ganhou uma quinta e polêmica revisão no ano de 2013. A polêmica mudança centra-se na substituição de uma análise diagnóstica categorial para uma abordagem dimensional, a qual evidencia que a maior parte dos problemas psicopatológicos da infância e adolescência manifesta-se em um contínuo de frequência e intensidade. Diante da mudança na quinta edição do DSM, o presente estudo deparou-se com a problemática identificada no âmbito clínico e científico, qual seja, a heterogeneidade sintomática presente no espectro autista e, por conseguinte, as dissonâncias no estabelecimento de características clínicas e neuropsicológicas do espectro. Amparado pelo legado teórico de Luria, buscou-se clarificar o perfil da cognição social, comportamento, sócio afetividade e funções executivas em crianças com diagnóstico de Transtorno Autista e Transtorno de Asperger, conforme critérios estabelecidos pelo quarta edição revisada do DSM. Para operacionalização dos objetivos propostos, propôs-se estudo multicasos de seis crianças. O processo avaliativo foi composto por anamnese com os pais, entrevista com a escola e protocolo avaliativo composto por tarefas qualitativas e instrumentos psicométricos. A avaliação neuropsicológica realizada foi guiada pela análise clínica-processual, conforme pressuposto teórico de Luria. No tocante aos resultados, foi possível identificar dificuldades nos relacionamentos sociais e no cotidiano escolar das crianças avaliadas. De modo interdependente, falhas na teoria da mente, nas funções executivas e na linguagem versam como principais fragilidades neuropsicológicas dos grupos clínicos vigentes, notadamente do grupo que compõe o Transtorno Autista. Os resultados encontrados demonstram que a cognição social e a habilidade social estão altamente relacionadas. Ainda que se reconheçam as limitações inerentes à proposição de pesquisas neuropsicológicas de vertente clínica/sócio histórica, acredita-se que o desenho metodológico possibilitou compreender características neuropsicológicas das crianças avaliadas, sem limitar-se à mera descrição. Espera-se que pais, profissionais clínicos e instituições sociais, como a escola, compreendam a forma de individuação do TGD, antes de classificarem ou proporem tratamentos as criançasapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRNBRPsicologia, Sociedade e Qualidade de VidaTranstorno autista. Transtorno de asperger. Psicologia sócio histórica. Avaliação neuropsicológicaHistorical-Cultural Psychology. Luria. Autistic Spectrum. Neuropsychological AssessmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACaracterização de aspectos da cognição social, habilidades sociais e funções executivas de crianças diagnosticadas com transtorno autista e transtorno de aspergerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSamanthaSAM_DISSERT.pdfapplication/pdf2335718https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17564/1/SamanthaSAM_DISSERT.pdfc39ea0cf4b8a039d34d11d3360a230a1MD51TEXTSamanthaSAM_DISSERT.pdf.txtSamanthaSAM_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain421705https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17564/6/SamanthaSAM_DISSERT.pdf.txtcbe792b3fe42bc93d4dc28ea956add77MD56THUMBNAILSamanthaSAM_DISSERT.pdf.jpgSamanthaSAM_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2488https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17564/7/SamanthaSAM_DISSERT.pdf.jpg8fe32fee35c6309fa8f4b79cf2410d98MD57123456789/175642017-11-04 09:29:25.683oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17564Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T12:29:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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