Gestão documental e acesso à informação na assembleia legislativa do RN: um estudo de caso acerca das demandas encaminhadas à COGEP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lívia Pereira Alves Sousa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28058
Resumo: A democratização da gestão pública orientada ao cidadão, incluindo mecanismos de transparência e controle social, é um reflexo da importância que, gradativamente, tem sido atribuída à informação não apenas enquanto insumo de atividades administrativas, mas também pelo seu caráter público tanto na administração pública, como em organizações privadas que, por determinação legal, tenham o dever de fornecer determinadas informações pelo fato de prestarem serviços públicos ou contarem com financiamento público para o exercício de suas atividades. A pesquisa teve por parâmetro a finalidade de acesso preconizada pela Lei de Acesso à Informação brasileira, considerando sua regulação pelo ente federativo do Rio Grande do Norte, mais especificamente, no âmbito do Poder Legislativo estadual, com vistas a contribuir com a racionalização administrativa, a agilidade e a transparência no acesso às informações e à preservação do patrimônio documental do estado. Nessa perspectiva, o estudo se dedicou à gestão documental da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em face do objetivo da LAI para verificar se a maneira com que se lida com os documentos no setor é capaz de assegurar o acesso às informações públicas. Para responder ao problema de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo. A estratégia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso. Foram analisados os pedidos de informação encaminhados à COGEP durante o ano de 2018. Verificou-se o percentual de atendimento às demandas, bem como os motivos alegados pela coordenadoria para o seu não atendimento. Com base nisso, foi possível compreender as razões para eventuais falhas identificadas e sugerir recomendações de melhoria.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28058A democratização da gestão pública orientada ao cidadão, incluindo mecanismos de transparência e controle social, é um reflexo da importância que, gradativamente, tem sido atribuída à informação não apenas enquanto insumo de atividades administrativas, mas também pelo seu caráter público tanto na administração pública, como em organizações privadas que, por determinação legal, tenham o dever de fornecer determinadas informações pelo fato de prestarem serviços públicos ou contarem com financiamento público para o exercício de suas atividades. A pesquisa teve por parâmetro a finalidade de acesso preconizada pela Lei de Acesso à Informação brasileira, considerando sua regulação pelo ente federativo do Rio Grande do Norte, mais especificamente, no âmbito do Poder Legislativo estadual, com vistas a contribuir com a racionalização administrativa, a agilidade e a transparência no acesso às informações e à preservação do patrimônio documental do estado. Nessa perspectiva, o estudo se dedicou à gestão documental da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em face do objetivo da LAI para verificar se a maneira com que se lida com os documentos no setor é capaz de assegurar o acesso às informações públicas. Para responder ao problema de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo. A estratégia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso. Foram analisados os pedidos de informação encaminhados à COGEP durante o ano de 2018. Verificou-se o percentual de atendimento às demandas, bem como os motivos alegados pela coordenadoria para o seu não atendimento. Com base nisso, foi possível compreender as razões para eventuais falhas identificadas e sugerir recomendações de melhoria.The democratization of citizen-oriented public management, including transparency and social control mechanisms, is a reflection of the importance which has gradually been attributed to information not only as an input of administrative activities, but also by its public character, both in public administration and in private organizations which, by legal determination, have the duty to provide certain information, since they provide public services or have public funding in order to practice their activities. The research took as a parameter the purpose of access advocated by the Brazilian Access to Information Law, considering its regulation by the state of Rio Grande do Norte, specifically, within the scope of the state legislative authority, as a way to contributing to administrative rationalization, agility and transparency in the access to information and preservation of the state's documentary heritage. From this perspective, this study focused on the documents management at the People Management Coordination of the State Parliament of Rio Grande do Norte, according to the objective of the law in order to verify if the way in which the documents are handled in the sector is able to ensure the access to public information. To answer the research problem, a qualitative study was developed. The research strategy used was a Case Study, the requests for information sent to COGEP during the year of 2018 were analyzed. It was found the percentage of attendance to the demands, as well as the reasons alleged by the coordination when not attending them. Based on this, it was possible to understand the reasons for any identified failures and to suggest recommendations for improvement.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASLei de acesso à informaçãoGestão documentalGestão da informação e do conhecimentoAssembleia Legislativa do Rio Grande do NorteGestão documental e acesso à informação na assembleia legislativa do RN: um estudo de caso acerca das demandas encaminhadas à COGEPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGestãodocumentalacesso_Medeiros_2019.pdf.txtGestãodocumentalacesso_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain347170https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28058/2/Gest%c3%a3odocumentalacesso_Medeiros_2019.pdf.txt9fa888c0c7774c85f8a50ccd9d9b9d9fMD52THUMBNAILGestãodocumentalacesso_Medeiros_2019.pdf.jpgGestãodocumentalacesso_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28058/3/Gest%c3%a3odocumentalacesso_Medeiros_2019.pdf.jpgaf04a5f0b8df37a4c7a5ac7a31876486MD53ORIGINALGestãodocumentalacesso_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf2220560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28058/1/Gest%c3%a3odocumentalacesso_Medeiros_2019.pdfa1ea9079b87d609992bd4a1c667c8a9bMD51123456789/280582019-12-01 02:30:11.334oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28058Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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