As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cecília Brandão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23837
Resumo: A presente dissertação tem como objeto a experiência estesiológica no contexto das Bandeirinhas de Touros/RN e sua relação com a educação, objetivando descrever as Bandeirinhas de Touros/RN com foco nos aspectos estéticos e simbólicos que as constituem como uma manifestação da tradição norte-rio-grandense; identificar modos de organização dessa manifestação cultural, considerando o seu contexto social e a experiência estesiológica das participantes; e discutir de que modo essa produção da cultura constitui um fenômeno educativo. A pesquisa baseia-se nas noções de experiência, estesia e reversibilidade dos sentidos, a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty, dos conceitos de tradição em Almeida e de educação sensível, conforme Viana, Medeiros e Vieira, articulando diálogos também com Zumthor, Eliade, Porpino, Nóbrega, Chianca, entre outros. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apoia-se na fenomenologia de Merleau-Ponty, para compreensão dos saberes estéticos e simbólicos desvelados pela experiência das mulheres participantes das Bandeirinhas; os registros escritos e imagéticos são realizados a partir de entrevistas com as brincantes e da participação e observação da festa pela pesquisadora. A dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro presenta uma contextualização das Bandeirinhas, aborda trajetos históricos e estéticos de sua existência, situada no município de Touros/RN e no período de realização dos festejos juninos; o segundo capítulo trata da descrição da manifestação com destaque em três momentos – o preparo, a festa e o cortejo –, em que as Bandeirinhas organizam e compartilham suas experiências estéticas coletivamente; e, o terceiro apresenta três aspectos pelos quais as Bandeirinhas podem ser reconhecidas como fenômeno educativo, assim, discute-se sobre a velhice e a resistência a preconceitos relacionados a esse universo pelas senhoras que compõem as Bandeirinhas, as relações entre oralidade e escrita mediadas pelas recordações das brincantes, e o sentido estesiológico da festa, que faz manter uma tradição como modo de educar pelos sentidos. Conclui-se que conhecer e reconhecer as Bandeirinhas a partir de seus aspectos estéticos e simbólicos pode concorrer para a produção de outros modos de olhar esse folguedo como uma prática social e como educação, entendendo esta como aprendizagem da cultura e manutenção dinâmica da partilha estética.
id UFRN_c5de1e88b659ab2d0fdf6446565c225c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23837
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Cecília Brandãohttp://lattes.cnpq.br/4128704590685151http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Vieira, Marcilio de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7003467659704271Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Laranjeira, Carolina Diashttp://lattes.cnpq.br/4025820535884749Viana, Raimundo Nonato Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824Porpino, Karenine de Oliveira2017-09-11T21:34:06Z2017-09-11T21:34:06Z2017-04-25CARVALHO, Cecília Brandão. As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23837A presente dissertação tem como objeto a experiência estesiológica no contexto das Bandeirinhas de Touros/RN e sua relação com a educação, objetivando descrever as Bandeirinhas de Touros/RN com foco nos aspectos estéticos e simbólicos que as constituem como uma manifestação da tradição norte-rio-grandense; identificar modos de organização dessa manifestação cultural, considerando o seu contexto social e a experiência estesiológica das participantes; e discutir de que modo essa produção da cultura constitui um fenômeno educativo. A pesquisa baseia-se nas noções de experiência, estesia e reversibilidade dos sentidos, a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty, dos conceitos de tradição em Almeida e de educação sensível, conforme Viana, Medeiros e Vieira, articulando diálogos também com Zumthor, Eliade, Porpino, Nóbrega, Chianca, entre outros. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apoia-se na fenomenologia de Merleau-Ponty, para compreensão dos saberes estéticos e simbólicos desvelados pela experiência das mulheres participantes das Bandeirinhas; os registros escritos e imagéticos são realizados a partir de entrevistas com as brincantes e da participação e observação da festa pela pesquisadora. A dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro presenta uma contextualização das Bandeirinhas, aborda trajetos históricos e estéticos de sua existência, situada no município de Touros/RN e no período de realização dos festejos juninos; o segundo capítulo trata da descrição da manifestação com destaque em três momentos – o preparo, a festa e o cortejo –, em que as Bandeirinhas organizam e compartilham suas experiências estéticas coletivamente; e, o terceiro apresenta três aspectos pelos quais as Bandeirinhas podem ser reconhecidas como fenômeno educativo, assim, discute-se sobre a velhice e a resistência a preconceitos relacionados a esse universo pelas senhoras que compõem as Bandeirinhas, as relações entre oralidade e escrita mediadas pelas recordações das brincantes, e o sentido estesiológico da festa, que faz manter uma tradição como modo de educar pelos sentidos. Conclui-se que conhecer e reconhecer as Bandeirinhas a partir de seus aspectos estéticos e simbólicos pode concorrer para a produção de outros modos de olhar esse folguedo como uma prática social e como educação, entendendo esta como aprendizagem da cultura e manutenção dinâmica da partilha estética.The present work focus on the esthesiological experience in the context of the Bandeirinhas of Touros/RN and its relationship with Education, aiming to describe the Bandeirinhas of Touros/RN by focusing on the aesthetic and symbolic aspects that regard them as a manifestation of the norte-rio-grandense tradition; identify modes of organization of this cultural manifestation by considering its social context and the participants' esthesiological experience; and discuss how this cultural production is an educational phenomenon. The research is based on the ideas of Merleau-Ponty's phenomenology of experience, aesthetics and reversibility of the senses, the concepts of tradition according to Almeida and sensitive education according to Viana, Medeiros and Vieira, while dialoguing with Zumthor, Eliade, Porpino, Nóbrega, Chianca, among others. From a methodological standpoint, the work is based on the Merleau-Ponty's phenomenology, used to understand the aesthetic and symbolic knowledge unveiled by the experience of the women participating in the Bandeirinhas. Written and imagetic data were collected through interviews with the participants and through participant observation by the researcher. The dissertation is organized as follows: chapter 1 presents an overview of the Bandeirinhas by discussing its historical and aesthetic paths during the celebration of festa junina in Touros/RN; chapter 2 describes the preparation, the party and the festive processional - moments in which the Bandeirinhas organize and collectively share their aesthetic experiences; chapter 3 presents three aspects by which the Bandeirinhas can be recognized as an educational phenomenon. Furthermore, we discuss old age and prejudice experienced by elderly women who make up the Bandeirinhas, the interface of orality and writing mediated by the memories of these women, and the esthesiological meaning of this traditional celebration as a way of educating through the senses. In conclusion, knowing and recognizing the Bandeirinhas by their aesthetic and symbolic aspects may bring forth other ways of looking at this tradition as social practice and education by acknowledging it as cultural learning and a way of dynamic maintenance of aesthetic sharing.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBandeirinhasTradiçãoEducaçãoEstesiaAs bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdfCeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdfapplication/pdf4676813https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23837/1/CeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf244d0101f2aa0976425d73b156ec6424MD51TEXTCeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.txtCeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain306769https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23837/4/CeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.txt382286ea775b10237066fa0d601b4c7cMD54THUMBNAILCeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.jpgCeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg15108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23837/5/CeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.jpg42a05fba6cc40a02708334e36395f027MD55123456789/238372017-11-05 00:25:02.439oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:25:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
title As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
spellingShingle As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
Carvalho, Cecília Brandão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Bandeirinhas
Tradição
Educação
Estesia
title_short As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
title_full As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
title_fullStr As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
title_full_unstemmed As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
title_sort As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível
author Carvalho, Cecília Brandão
author_facet Carvalho, Cecília Brandão
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4128704590685151
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7003467659704271
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Laranjeira, Carolina Dias
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4025820535884749
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Viana, Raimundo Nonato Assunção
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2070306377562824
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cecília Brandão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
contributor_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Bandeirinhas
Tradição
Educação
Estesia
dc.subject.por.fl_str_mv Bandeirinhas
Tradição
Educação
Estesia
description A presente dissertação tem como objeto a experiência estesiológica no contexto das Bandeirinhas de Touros/RN e sua relação com a educação, objetivando descrever as Bandeirinhas de Touros/RN com foco nos aspectos estéticos e simbólicos que as constituem como uma manifestação da tradição norte-rio-grandense; identificar modos de organização dessa manifestação cultural, considerando o seu contexto social e a experiência estesiológica das participantes; e discutir de que modo essa produção da cultura constitui um fenômeno educativo. A pesquisa baseia-se nas noções de experiência, estesia e reversibilidade dos sentidos, a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty, dos conceitos de tradição em Almeida e de educação sensível, conforme Viana, Medeiros e Vieira, articulando diálogos também com Zumthor, Eliade, Porpino, Nóbrega, Chianca, entre outros. Do ponto de vista metodológico, o trabalho apoia-se na fenomenologia de Merleau-Ponty, para compreensão dos saberes estéticos e simbólicos desvelados pela experiência das mulheres participantes das Bandeirinhas; os registros escritos e imagéticos são realizados a partir de entrevistas com as brincantes e da participação e observação da festa pela pesquisadora. A dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro presenta uma contextualização das Bandeirinhas, aborda trajetos históricos e estéticos de sua existência, situada no município de Touros/RN e no período de realização dos festejos juninos; o segundo capítulo trata da descrição da manifestação com destaque em três momentos – o preparo, a festa e o cortejo –, em que as Bandeirinhas organizam e compartilham suas experiências estéticas coletivamente; e, o terceiro apresenta três aspectos pelos quais as Bandeirinhas podem ser reconhecidas como fenômeno educativo, assim, discute-se sobre a velhice e a resistência a preconceitos relacionados a esse universo pelas senhoras que compõem as Bandeirinhas, as relações entre oralidade e escrita mediadas pelas recordações das brincantes, e o sentido estesiológico da festa, que faz manter uma tradição como modo de educar pelos sentidos. Conclui-se que conhecer e reconhecer as Bandeirinhas a partir de seus aspectos estéticos e simbólicos pode concorrer para a produção de outros modos de olhar esse folguedo como uma prática social e como educação, entendendo esta como aprendizagem da cultura e manutenção dinâmica da partilha estética.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-11T21:34:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-11T21:34:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Cecília Brandão. As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23837
identifier_str_mv CARVALHO, Cecília Brandão. As bandeirinhas de Touros/RN: tradição e educação sensível. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23837/1/CeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23837/4/CeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23837/5/CeciliaBrandaoCarvalho_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 244d0101f2aa0976425d73b156ec6424
382286ea775b10237066fa0d601b4c7c
42a05fba6cc40a02708334e36395f027
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117740375310336