O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta de avaliação de desempenho do servidor público federal no teletrabalho
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33979 |
Resumo: | A avaliação de desempenho do servidor público federal sempre se constituiu como um desafio para a administração pública devido, entre outros fatores, a falta de uma metodologia objetiva de análise das atividades do servidor, fato este que se agravou com o surgimento da pandemia de Covid-19 em razão da necessidade de implementação do teletrabalho. Nesse sentido, este trabalho se propõe a analisar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que se constitui como uma ferramenta prioritária de gestão processual, para sua utilização na avaliação de desempenho do Servidor Público Federal, propondo, através da construção de indicadores, a mensuração dos critérios previstos em lei: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. A natureza desta pesquisa é aplicada, pois elabora uma proposição prática para resolução do problema através da coleta de dados via pesquisa documental e bibliográfica e de análise documental e comparativa dos dados coletados, além da construção de indicadores. A abordagem da pesquisa se configura como quantitativa pela proposição de indicadores e qualitativa pela análise descritiva do SEI por parte da pesquisadora. A partir da coleta de dados e do mapeamento das tarefas do SEI e dos critérios de avaliação de desempenho propostos pela Lei nº 8.112/1990 foi possível construir indicadores de desempenho e um dashboard para exposição dos dados de desempenho do servidor, possibilitando assim avaliar seu desempenho no ambiente de trabalho remoto. Após esse processo foi verificada a necessidade de validação qualitativa dos dados coletados através da avaliação de uma comissão instituída para tal fim. Desse modo, este trabalho se propôs a construir uma ferramenta gerencial de avaliação de desempenho de modo a contribuir com a gestão do teletrabalho. |
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Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33979A avaliação de desempenho do servidor público federal sempre se constituiu como um desafio para a administração pública devido, entre outros fatores, a falta de uma metodologia objetiva de análise das atividades do servidor, fato este que se agravou com o surgimento da pandemia de Covid-19 em razão da necessidade de implementação do teletrabalho. Nesse sentido, este trabalho se propõe a analisar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que se constitui como uma ferramenta prioritária de gestão processual, para sua utilização na avaliação de desempenho do Servidor Público Federal, propondo, através da construção de indicadores, a mensuração dos critérios previstos em lei: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. A natureza desta pesquisa é aplicada, pois elabora uma proposição prática para resolução do problema através da coleta de dados via pesquisa documental e bibliográfica e de análise documental e comparativa dos dados coletados, além da construção de indicadores. A abordagem da pesquisa se configura como quantitativa pela proposição de indicadores e qualitativa pela análise descritiva do SEI por parte da pesquisadora. A partir da coleta de dados e do mapeamento das tarefas do SEI e dos critérios de avaliação de desempenho propostos pela Lei nº 8.112/1990 foi possível construir indicadores de desempenho e um dashboard para exposição dos dados de desempenho do servidor, possibilitando assim avaliar seu desempenho no ambiente de trabalho remoto. Após esse processo foi verificada a necessidade de validação qualitativa dos dados coletados através da avaliação de uma comissão instituída para tal fim. Desse modo, este trabalho se propôs a construir uma ferramenta gerencial de avaliação de desempenho de modo a contribuir com a gestão do teletrabalho.The performance evaluation of the federal public servants has always been a challenge for the public administration due, among other factors, to the lack of an objective methodology for analyzing the public servant's activities, a fact that was aggravated by the emergence of the Covid-19 pandemic due to the need to implement work from home. In this sense, this work proposes to analyze the Electronic Information System (SEI), which is a priority procedural management tool, for its use in the performance evaluation of the Federal Public Servants, proposing, through the construction of indicators, the measurement of the criteria provided by law: attendance, discipline, capacity for initiative, productivity and responsibility. The nature of this research is applied, as it elaborates a practical proposition to solve the problem through data collection by documentary and bibliographic research and documental and comparative analysis of the collected data, in addition to the construction of indicators. The research approach is configured as quantitative by the proposition of indicators and qualitative by the descriptive analysis of SEI by the researcher. From the data collection and mapping of SEI tasks and the performance evaluation criteria proposed by Law nº. 8112/1990, it was possible to build performance indicators and a dashboard to display the public servant performance data, thus enabling the evaluation of its performance in the remote work environment. After this process, the need for qualitative validation of the data collected was verified through the evaluation of a commission created for this purpose. Thus, this work proposed to build a management tool for performance evaluation in order to contribute to the management of remote work.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação de desempenhoServidor público federalSistema Eletrônico de Informações (SEI)Trabalho remotoCovid-19Performance evaluationFederal public servantElectronic information system (SEI)Remote-workO Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta de avaliação de desempenho do servidor público federal no teletrabalhoThe Electronic Information System (SEI) as a tool for performance evaluation of the federal public servant in the teleworkinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSistemaEletronicoInformacoes_Azevedo_2021.pdfSistemaEletronicoInformacoes_Azevedo_2021.pdfapplication/pdf15160362https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33979/4/SistemaEletronicoInformacoes_Azevedo_2021.pdf0cb00ef1270f1b2c4cc9b0e6ab5ab446MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33979/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33979/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/339792021-10-05 22:47:06.838oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-06T01:47:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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