APPDAC: um protótipo de aplicativo para a prática do ciclo investigativo e letramento estatístico
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46961 |
Resumo: | Alunos se adequam a novas tecnologias e ao mundo digital de forma mais satisfatória do que os professores. Nesse sentido, as metodologias ativas se encaixam com os avanços dessas tecnologias ao buscar maior autonomia do aluno. Isso é fundamental sobretudo em disciplinas que, historicamente, carregam o estigma de difícil, como é a Matemática. Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) configuram-se como alternativas para auxiliar os professores no oferecimento de outras representações acerca do assunto estudado, que podem ser mais objetivas, dinâmicas e interativas. Estudos comprovam a escassez de REDs para auxílio no ensino de Tratamento da Informação, ainda que o meio pelo qual os alunos mais acessam os recursos são os dispositivos móveis. Como uma metodologia ativa para auxiliar no ensino de Estatística, o ciclo investigativo coloca os alunos na posição de pesquisador para produção de uma investigação estatística. A presente pesquisa visa responder a pergunta "Como otimizar o tempo, por meio de um aplicativo, a prática do ciclo investigativo?". Para tentar responder essa pergunta, o trabalho visa projetar um protótipo de aplicativo móvel para otimizar o desenvolvimento do letramento estatístico por meio da prática do PPDAC. Para esse desafio, os objetivos específicos foram: I) Identificar, em outros aplicativos, características técnicas e pedagógicas necessárias a um Recurso Educativo Digital (RED) para auxiliar no Desenvolvimento do Letramento Estatístico; II) Prototipar, em telas de baixa fidelidade, um RED para o trabalho com o Ciclo Investigativo; e III) validar o protótipo em tela com especialistas (Professores e Pesquisadores da Rede de Educação Matemática no Nordeste (REM-NE)) com conhecimento do Ciclo Investigativo. Para Identificação e Prototipação, foi utilizada a Metodologia do Design Science Research, cuja qual, necessita de validação e para isso foi utilizada a metodologia Delfos, assim foram recebidas 19 respostas, que ao fim resultou em uma amostra dos efeitos encontrados na transformação digital de fases do Ciclo Investigativo do presencial para o digital (com e sem internet). Foi notado dificuldade em fases como a Problematização e a Conclusão por características discursivas desta, o que melhor seria feito em caráter presencial. Contudo, auxiliaria o professor na implementação do Ciclo Investigativo com os alunos obtendo maior consenso entre os avaliadores Além disso, foi frisada também a necessidade de formação de professores acerca do ciclo investigativo e a maturidade necessária para a cobertura da sua prática por outros meios. |
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Lima, Eli Sales Munizhttp://lattes.cnpq.br/8532827687804659http://lattes.cnpq.br/4047293288281493Nunes, Isabel Dillmannhttp://lattes.cnpq.br/2087785677186785Castro Filho, José Aires deMaia, Dennys Leite2022-04-13T23:59:11Z2022-04-13T23:59:11Z2021-12-17LIMA, Eli Sales Muniz. APPDAC: um protótipo de aplicativo para a prática do ciclo investigativo e letramento estatístico. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46961Alunos se adequam a novas tecnologias e ao mundo digital de forma mais satisfatória do que os professores. Nesse sentido, as metodologias ativas se encaixam com os avanços dessas tecnologias ao buscar maior autonomia do aluno. Isso é fundamental sobretudo em disciplinas que, historicamente, carregam o estigma de difícil, como é a Matemática. Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) configuram-se como alternativas para auxiliar os professores no oferecimento de outras representações acerca do assunto estudado, que podem ser mais objetivas, dinâmicas e interativas. Estudos comprovam a escassez de REDs para auxílio no ensino de Tratamento da Informação, ainda que o meio pelo qual os alunos mais acessam os recursos são os dispositivos móveis. Como uma metodologia ativa para auxiliar no ensino de Estatística, o ciclo investigativo coloca os alunos na posição de pesquisador para produção de uma investigação estatística. A presente pesquisa visa responder a pergunta "Como otimizar o tempo, por meio de um aplicativo, a prática do ciclo investigativo?". Para tentar responder essa pergunta, o trabalho visa projetar um protótipo de aplicativo móvel para otimizar o desenvolvimento do letramento estatístico por meio da prática do PPDAC. Para esse desafio, os objetivos específicos foram: I) Identificar, em outros aplicativos, características técnicas e pedagógicas necessárias a um Recurso Educativo Digital (RED) para auxiliar no Desenvolvimento do Letramento Estatístico; II) Prototipar, em telas de baixa fidelidade, um RED para o trabalho com o Ciclo Investigativo; e III) validar o protótipo em tela com especialistas (Professores e Pesquisadores da Rede de Educação Matemática no Nordeste (REM-NE)) com conhecimento do Ciclo Investigativo. Para Identificação e Prototipação, foi utilizada a Metodologia do Design Science Research, cuja qual, necessita de validação e para isso foi utilizada a metodologia Delfos, assim foram recebidas 19 respostas, que ao fim resultou em uma amostra dos efeitos encontrados na transformação digital de fases do Ciclo Investigativo do presencial para o digital (com e sem internet). Foi notado dificuldade em fases como a Problematização e a Conclusão por características discursivas desta, o que melhor seria feito em caráter presencial. Contudo, auxiliaria o professor na implementação do Ciclo Investigativo com os alunos obtendo maior consenso entre os avaliadores Além disso, foi frisada também a necessidade de formação de professores acerca do ciclo investigativo e a maturidade necessária para a cobertura da sua prática por outros meios.Students adapt to new technologies and the digital world more satisfactorily than teachers. In this sense, active methodologies fit with advances in these technologies as they seek greater student autonomy. This is fundamental above all in subjects that, historically, carry the stigma of being difficult, such as Mathematics. Digital Educational Resources (DER) are configured as alternatives to assist teachers in offering other representations about the studied subject, which can be more objective, dynamic and interactive. Studies prove the scarcity of DERs to aid in the teaching of Information Treatment, even though the means by which students most access resources are mobile devices. As an active methodology to assist in the teaching of Statistics, the investigative cycle places students in the position of researcher for the production of a statistical investigation. This research aims to answer the question "How to optimize, through an application, the investigative cycle?". To try to answer this question, the work aims to design a mobile application to optimize the development of statistical literacy through the practice of PPDAC. For this challenge, the specific objectives were: I) Identify, in other applications, technical and pedagogical characteristics necessary for a DER to assist in the Development of Statistical Literacy; II) Prototyping, on low-fidelity screens, a DER to work with the Investigative Cycle; and III) confirm the prototype on screen with specialists (Teachers and Researchers from REM) with knowledge of the Investigative Cycle. For Identification and Prototyping, the Design Science Research Methodology was used, for validation, the Delphi methodology was used, and 19 responses were received, which in the end resulted in a sample of the effects found in the digital transformation of phases of the Investigative Cycle from classroom to classroom. digital (with and without internet). Difficulty in phases such as Problematization and Conclusion was noted due to its discursive characteristics, which would be better done in person. However, it would help the teacher in the implementation of the Investigative Cycle, with students obtaining greater consensus among the evaluators. Furthermore, the need for teacher training on the investigative cycle and the maturity necessary to cover their practice by other means was also emphasized.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilAplicativo educacionalCiclo investigativoEducação matemáticaRecurso educacional digitalAPPDAC: um protótipo de aplicativo para a prática do ciclo investigativo e letramento estatísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAPPDACprototipoaplicativo_Lima_2021.pdfapplication/pdf6851162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46961/1/APPDACprototipoaplicativo_Lima_2021.pdfa7144deb3472386cc89e0a46ed3becb0MD51123456789/469612022-05-02 12:49:15.472oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46961Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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