Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ronnie Peterson Andrade de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25700
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem se apresentado com grande incidência, ocupando na atualidade o segundo lugar em mortalidade. Grande parte dos sobreviventes apresentam relevantes limitações funcionais nos membros superiores, mesmo após um programa de reabilitação intenso e prolongado. Diante deste quadro, a realidade virtual vem sendo cada vez mais utilizada na Neurorreabilitação, porém as evidências sobre a influência desse treinamento na postura corporal dos pacientes acometidos pelo AVC são escassas. Objetivo: Comparar a postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós-AVC. Metodologia: A amostra foi composta por 8 indivíduos hemiparéticos, com idade entre 42-61 anos e tempo de lesão de seis meses a três anos. O jogo de dardos virtual foi realizado no XBOX 360 Kinect e o real em um jogo de dardos profissional, onde os participantes realizaram 15 tentativas de cada jogo. Durante a preparação e execução dos jogos, os pacientes foram filmados e as análises cinemáticas do membro superior e do tronco foram realizadas utilizando o Software Kinovea. A análise estatística foi realizada através do teste Qui-quadrado, a fim comparar a frequência percentual de pacientes que realizaram a posição neutra, anterior e posterior da cabeça, ombro e tronco nos jogos virtual e real. Resultados: Houve uma predominância da anteriorização da cabeça em indivíduos com comprometimento do lado direito, na preparação e execução, em ambos os jogos. Entre os indivíduos com comprometimento do lado esquerdo, o jogo virtual apresentou maiores valores para anteriorização da cabeça (p<0,001) e a cabeça na posição neutra (p<0,001), na preparação. Já na execução, a anteriorização da cabeça no jogo real foi superior (p<0,001) e o jogo virtual proporcionou mais posteriorização da cabeça (p < 0,001) e a cabeça na posição neutra (p < 0,001). Ambos os jogos apresentaram um padrão de posteriorização do tronco e do ombro, para os indivíduos com comprometimento do lado direito e esquerdo, na preparação e um padrão anteriorizado dos mesmos na execução. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, sugere-se que a prescrição de atividades utilizando o jogo virtual apresenta-se como uma possibilidade adicional à reabilitação motora do membro superior, já que esta modalidade possibilita uma postura corporal mais funcional com menores frequências de compensações, o que pode vir a favorecer uma melhor reorganização do córtex motor pós-AVC.
id UFRN_c8b3f3601c9df4f1304c8bcb5c4b8312
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25700
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Ronnie Peterson Andrade deFernandes, Aline Braga Galvão SilveiraMelo, Luciana Protasio deCampos, Tania Fernandes2018-08-07T00:10:37Z2018-08-07T00:10:37Z2018-02-28SOUSA, Ronnie Peterson Andrade de. Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral. 2018. 71f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25700Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem se apresentado com grande incidência, ocupando na atualidade o segundo lugar em mortalidade. Grande parte dos sobreviventes apresentam relevantes limitações funcionais nos membros superiores, mesmo após um programa de reabilitação intenso e prolongado. Diante deste quadro, a realidade virtual vem sendo cada vez mais utilizada na Neurorreabilitação, porém as evidências sobre a influência desse treinamento na postura corporal dos pacientes acometidos pelo AVC são escassas. Objetivo: Comparar a postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós-AVC. Metodologia: A amostra foi composta por 8 indivíduos hemiparéticos, com idade entre 42-61 anos e tempo de lesão de seis meses a três anos. O jogo de dardos virtual foi realizado no XBOX 360 Kinect e o real em um jogo de dardos profissional, onde os participantes realizaram 15 tentativas de cada jogo. Durante a preparação e execução dos jogos, os pacientes foram filmados e as análises cinemáticas do membro superior e do tronco foram realizadas utilizando o Software Kinovea. A análise estatística foi realizada através do teste Qui-quadrado, a fim comparar a frequência percentual de pacientes que realizaram a posição neutra, anterior e posterior da cabeça, ombro e tronco nos jogos virtual e real. Resultados: Houve uma predominância da anteriorização da cabeça em indivíduos com comprometimento do lado direito, na preparação e execução, em ambos os jogos. Entre os indivíduos com comprometimento do lado esquerdo, o jogo virtual apresentou maiores valores para anteriorização da cabeça (p<0,001) e a cabeça na posição neutra (p<0,001), na preparação. Já na execução, a anteriorização da cabeça no jogo real foi superior (p<0,001) e o jogo virtual proporcionou mais posteriorização da cabeça (p < 0,001) e a cabeça na posição neutra (p < 0,001). Ambos os jogos apresentaram um padrão de posteriorização do tronco e do ombro, para os indivíduos com comprometimento do lado direito e esquerdo, na preparação e um padrão anteriorizado dos mesmos na execução. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, sugere-se que a prescrição de atividades utilizando o jogo virtual apresenta-se como uma possibilidade adicional à reabilitação motora do membro superior, já que esta modalidade possibilita uma postura corporal mais funcional com menores frequências de compensações, o que pode vir a favorecer uma melhor reorganização do córtex motor pós-AVC.Introduction: Stroke (CVA) has been presenting with great incidence, occupying the second place in mortality. Most survivors have significant functional limitations in the upper limbs, even after an intense and prolonged rehabilitation program. In view of this situation, virtual reality has been increasingly used in Neurorehabilitation, however the evidence on the influence of this training on the body posture of patients after stroke are scarce. Objective: To compare body posture in real and virtual darts games in post-stroke patients. Method: The sample consisted of 8 hemiparetics individuals, aged 42-61 years and injury time from six months to three years. The virtual darts game was implemented in the XBOX 360 Kinect and the real in the professional dart game, where participants performed 15 attempts of each game. During the preparation and execution of the games, patients were filmed and kinematic analyzes of the upper limb and trunk were performed using Kinovea Software. Statistical analysis was performed using the chi-square test, in order to compare the percentage frequency of patients who performed the neutral, anterior and posterior position of the head, shoulder and trunk in the virtual and real games. Results: There was a predominance of head anteriorization in individuals with right-side impairment, in the preparation and execution, in both games. Among individuals with left-side impairment, the virtual game had higher values for head anteriority (p <0.001) and head in the neutral position (p <0.001) in the preparation. In the execution, head anteriority in the real game was higher (p <0.001) and the virtual game provided more posteriorization of the head (p <0.001) and in the neutral position (p <0.001). Both real and virtual games presented a trunk and shoulder posteriorization pattern for individuals with left and right side impairment in the preparation and an anterior pattern of the same in the execution. Conclusion: Given the results obtained, we can suggest that the prescription of activities that use the virtual game presents as an additional possibility for motor rehabilitation of the upper limb, since this modality allows a more functional body posture with lower compensation frequencies, which may favor a better reorganization of the motor cortex after stroke.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALAcidente Vascular CerebralAnálise de vídeoTerapia de exposição à realidade virtualComparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.txtRonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain116029https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25700/2/RonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.txt70eaff549619d909b519223c96c1fc52MD52THUMBNAILRonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.jpgRonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1785https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25700/3/RonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.jpg35c5bb9529a82ab6b9c0da83a4195964MD53ORIGINALRonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdfapplication/pdf1232980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25700/1/RonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf8a57c533e0e27a6224534608a18debc3MD51123456789/257002019-01-30 09:41:46.069oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25700Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T12:41:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
title Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
spellingShingle Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
Sousa, Ronnie Peterson Andrade de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Acidente Vascular Cerebral
Análise de vídeo
Terapia de exposição à realidade virtual
title_short Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
title_full Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
title_fullStr Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
title_full_unstemmed Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
title_sort Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral
author Sousa, Ronnie Peterson Andrade de
author_facet Sousa, Ronnie Peterson Andrade de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandes, Aline Braga Galvão Silveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Luciana Protasio de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ronnie Peterson Andrade de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Tania Fernandes
contributor_str_mv Campos, Tania Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Acidente Vascular Cerebral
Análise de vídeo
Terapia de exposição à realidade virtual
dc.subject.por.fl_str_mv Acidente Vascular Cerebral
Análise de vídeo
Terapia de exposição à realidade virtual
description Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem se apresentado com grande incidência, ocupando na atualidade o segundo lugar em mortalidade. Grande parte dos sobreviventes apresentam relevantes limitações funcionais nos membros superiores, mesmo após um programa de reabilitação intenso e prolongado. Diante deste quadro, a realidade virtual vem sendo cada vez mais utilizada na Neurorreabilitação, porém as evidências sobre a influência desse treinamento na postura corporal dos pacientes acometidos pelo AVC são escassas. Objetivo: Comparar a postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós-AVC. Metodologia: A amostra foi composta por 8 indivíduos hemiparéticos, com idade entre 42-61 anos e tempo de lesão de seis meses a três anos. O jogo de dardos virtual foi realizado no XBOX 360 Kinect e o real em um jogo de dardos profissional, onde os participantes realizaram 15 tentativas de cada jogo. Durante a preparação e execução dos jogos, os pacientes foram filmados e as análises cinemáticas do membro superior e do tronco foram realizadas utilizando o Software Kinovea. A análise estatística foi realizada através do teste Qui-quadrado, a fim comparar a frequência percentual de pacientes que realizaram a posição neutra, anterior e posterior da cabeça, ombro e tronco nos jogos virtual e real. Resultados: Houve uma predominância da anteriorização da cabeça em indivíduos com comprometimento do lado direito, na preparação e execução, em ambos os jogos. Entre os indivíduos com comprometimento do lado esquerdo, o jogo virtual apresentou maiores valores para anteriorização da cabeça (p<0,001) e a cabeça na posição neutra (p<0,001), na preparação. Já na execução, a anteriorização da cabeça no jogo real foi superior (p<0,001) e o jogo virtual proporcionou mais posteriorização da cabeça (p < 0,001) e a cabeça na posição neutra (p < 0,001). Ambos os jogos apresentaram um padrão de posteriorização do tronco e do ombro, para os indivíduos com comprometimento do lado direito e esquerdo, na preparação e um padrão anteriorizado dos mesmos na execução. Conclusão: Diante dos resultados obtidos, sugere-se que a prescrição de atividades utilizando o jogo virtual apresenta-se como uma possibilidade adicional à reabilitação motora do membro superior, já que esta modalidade possibilita uma postura corporal mais funcional com menores frequências de compensações, o que pode vir a favorecer uma melhor reorganização do córtex motor pós-AVC.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-07T00:10:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-07T00:10:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Ronnie Peterson Andrade de. Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral. 2018. 71f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25700
identifier_str_mv SOUSA, Ronnie Peterson Andrade de. Comparação da postura corporal nos jogos de dardos real e virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral. 2018. 71f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25700/2/RonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25700/3/RonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25700/1/RonniePetersonAndradeDeSousa_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 70eaff549619d909b519223c96c1fc52
35c5bb9529a82ab6b9c0da83a4195964
8a57c533e0e27a6224534608a18debc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832838514573312