A curadoria de conteúdos em bibliotecas: proposta de aplicação na Biblioteca Central do IFRN campus Natal-Central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jéssica Valesca Toscano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39782
Resumo: Diante do contexto de superprodução de informação, ocasionado especialmente pelo advento da Internet e das mídias sociais digitais, o presente estudo evidencia a curadoria de conteúdos como uma atividade essencial por possibilitar encontrar, filtrar, selecionar, agregar valor, organizar e compartilhar informações relevantes a públicos determinados, engajando e avaliando os resultados. Por ser uma temática relativamente nova, produções científicas em âmbito nacional na área de Ciência da Informação ainda são muito escassas e não existem estudos sobre sua realização em bibliotecas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral propor diretrizes para a realização da curadoria de conteúdos na Biblioteca Central Sebastião Fernandes (BCSF), situada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, e mais especificamente: a) caracterizar o processo de curadoria de conteúdos; b) identificar e caracterizar ferramentas tecnológicas úteis para realizar a curadoria de conteúdos; e c) caracterizar a curadoria de conteúdos e suas aplicações práticas em bibliotecas, buscando contribuir para o preenchimento da lacuna no âmbito da produção científica nacional. Para tanto, este estudo configura-se como uma pesquisa aplicada, bibliográfica, exploratória e documental, realizando também entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, com vistas a coletar dados para auxiliar na elaboração da proposta de estruturação da curadoria de conteúdos para a Biblioteca Central do IFRN, na qual verificou-se a preocupação em implementar uma seção especificamente voltada para a realização da curadoria e a gestão de conteúdos online, mas que ainda não possui uma estrutura para a efetivação da atividade. Logo, a contribuição desta pesquisa encontra-se na elaboração da proposta, contendo os principais elementos para estruturar a curadoria de conteúdos na Biblioteca, tais quais: a) delimitação dos objetivos e público-alvo; b) temáticas sugeridas; c) guia de fontes de informação; d) processo para assegurar a curadoria de conteúdos; e) ferramentas capazes de auxiliar no processo; f) frequência de publicação; e g) critérios para avaliação dos resultados. Conclui-se evidenciando que o exercício da curadoria de conteúdos em bibliotecas é uma ótima oportunidade não só para informar o público, mas também para se conectar com ele, estabelecendo uma ligação a partir de novos serviços, produtos e ferramentas.
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