A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Guarabira Graça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48663
Resumo: Cada vez mais as questões de gênero e sexualidade são discutidas em nossa sociedade atual, o olhar atento às formas de masculinidade(s) proporciona um debate oportuno para o homem e suas relações na modernidade. Assim, o presente trabalho de natureza qualitativa parte da análise da música “Masculinidade” do cantor e compositor Tiago Iorc, objetivando compreender a filiação de temas como gênero e masculinidade presentes na letra em questão. Para tanto, o trabalho reflete sobre as características da indústria fonográfica brasileira e recorre, teoricamente, ao debate sobre gênero e patriarcado proposto por autores, como: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) entre outros/as. Metodologicamente, a monografia ancora-se na decupagem técnica da produção audiovisual (videoclipe ou clipe) para a música "Masculinidade" , desenvolvida por Tiago Iorc, a fim de articular a análise dessa produção com o referencial teórico supracitado. Ao fim da análise, constata-se na letra a menção a condutas sociais relacionadas à masculinidade tóxica e como a argumentação do cantor estrutura-se a partir de referenciais voltados às dimensões de "protagonismo e sexo" e de "sensibilidade e fragilização". Com isso, pode-se perceber os limites do reconhecimento do cantor acerca dessa responsabilização, bem como caracterizar a categoria "esquerdomacho", amplamente divulgada na mídia nacional. Tais elementos auxiliam na construção de uma metáfora narrativa, de cunho artístico e profissional sobre o cantor, composta a partir do clip e do seu conteúdo – recurso valioso na atual configuração da indústria fonográfica brasileira.
id UFRN_caba70dac9a876b7eba2e9b47f6590c2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48663
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dias, Guarabira Graçahttps://orcid.org/0000-0003-3196-2328http://lattes.cnpq.br/9606206855814927Souza, Daniel Rodrigo Meirinho dehttps://orcid.org/0000-0002-4658-5556http://lattes.cnpq.br/9921846039591174Carrera, Fernanda Ariane Silvahttps://orcid.org/0000-0001-5024-0860http://lattes.cnpq.br/9858189664859918Carvalho, Breno da Silva2022-07-22T21:04:45Z2022-07-22T21:04:45Z2022-07-12DIAS, Guarabira Graça. A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc: considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48663Cada vez mais as questões de gênero e sexualidade são discutidas em nossa sociedade atual, o olhar atento às formas de masculinidade(s) proporciona um debate oportuno para o homem e suas relações na modernidade. Assim, o presente trabalho de natureza qualitativa parte da análise da música “Masculinidade” do cantor e compositor Tiago Iorc, objetivando compreender a filiação de temas como gênero e masculinidade presentes na letra em questão. Para tanto, o trabalho reflete sobre as características da indústria fonográfica brasileira e recorre, teoricamente, ao debate sobre gênero e patriarcado proposto por autores, como: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) entre outros/as. Metodologicamente, a monografia ancora-se na decupagem técnica da produção audiovisual (videoclipe ou clipe) para a música "Masculinidade" , desenvolvida por Tiago Iorc, a fim de articular a análise dessa produção com o referencial teórico supracitado. Ao fim da análise, constata-se na letra a menção a condutas sociais relacionadas à masculinidade tóxica e como a argumentação do cantor estrutura-se a partir de referenciais voltados às dimensões de "protagonismo e sexo" e de "sensibilidade e fragilização". Com isso, pode-se perceber os limites do reconhecimento do cantor acerca dessa responsabilização, bem como caracterizar a categoria "esquerdomacho", amplamente divulgada na mídia nacional. Tais elementos auxiliam na construção de uma metáfora narrativa, de cunho artístico e profissional sobre o cantor, composta a partir do clip e do seu conteúdo – recurso valioso na atual configuração da indústria fonográfica brasileira.Increasingly, gender and sexuality issues are discussed in our current society, the attentive look at the forms of masculinity(ies) provides a timely debate for man and his relationships in modernity. Thus, the present work of qualitative nature starts from the analysis of the song “Masculinidade” by the singer and composer Tiago Iorc, aiming to understand the affiliation of themes such as gender and masculinity present in the lyrics in question. To this end, the work reflects on the characteristics of the Brazilian music industry and theoretically resorts to the debate on gender and patriarchy proposed by authors such as: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) among others. Methodologically, the monograph is based on the technical decoupage of the audiovisual production (video clip or clip) for the song "Masculinidade", developed by Tiago Iorc, in order to articulate the analysis of this production with the aforementioned theoretical framework. At the end of the analysis, the lyrics mention social behaviors related to toxic masculinity and how the singer's argument is structured from references focused on the dimensions of "protagonism and sex" and "sensitivity and fragility". With this, it is possible to perceive the limits of the singer's recognition of this responsibility, as well as to characterize the "left-wing" category, widely publicized in the national media. Such elements help in the construction of a narrative metaphor, of an artistic and professional nature, about the singer, composed from the clip and its content – a valuable resource in the current configuration of the Brazilian music industry.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTiago IorcMasculinidadeGêneroPatriarcadoEsquerdomachoA "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporâneaThe "masculinity" song by Tiago Iorc: considerations about genre in the context of contemporary brazilian phonographic productioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdfMasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdfapplication/pdf7533222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/1/MasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdf4f658c4c51c29f7a46a970544a2e6298MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/486632023-01-12 16:50:19.207oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:50:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The "masculinity" song by Tiago Iorc: considerations about genre in the context of contemporary brazilian phonographic production
title A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
spellingShingle A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
Dias, Guarabira Graça
Tiago Iorc
Masculinidade
Gênero
Patriarcado
Esquerdomacho
title_short A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
title_full A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
title_fullStr A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
title_full_unstemmed A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
title_sort A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
author Dias, Guarabira Graça
author_facet Dias, Guarabira Graça
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3196-2328
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9606206855814927
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4658-5556
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9921846039591174
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5024-0860
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9858189664859918
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Guarabira Graça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tiago Iorc
Masculinidade
Gênero
Patriarcado
Esquerdomacho
topic Tiago Iorc
Masculinidade
Gênero
Patriarcado
Esquerdomacho
description Cada vez mais as questões de gênero e sexualidade são discutidas em nossa sociedade atual, o olhar atento às formas de masculinidade(s) proporciona um debate oportuno para o homem e suas relações na modernidade. Assim, o presente trabalho de natureza qualitativa parte da análise da música “Masculinidade” do cantor e compositor Tiago Iorc, objetivando compreender a filiação de temas como gênero e masculinidade presentes na letra em questão. Para tanto, o trabalho reflete sobre as características da indústria fonográfica brasileira e recorre, teoricamente, ao debate sobre gênero e patriarcado proposto por autores, como: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) entre outros/as. Metodologicamente, a monografia ancora-se na decupagem técnica da produção audiovisual (videoclipe ou clipe) para a música "Masculinidade" , desenvolvida por Tiago Iorc, a fim de articular a análise dessa produção com o referencial teórico supracitado. Ao fim da análise, constata-se na letra a menção a condutas sociais relacionadas à masculinidade tóxica e como a argumentação do cantor estrutura-se a partir de referenciais voltados às dimensões de "protagonismo e sexo" e de "sensibilidade e fragilização". Com isso, pode-se perceber os limites do reconhecimento do cantor acerca dessa responsabilização, bem como caracterizar a categoria "esquerdomacho", amplamente divulgada na mídia nacional. Tais elementos auxiliam na construção de uma metáfora narrativa, de cunho artístico e profissional sobre o cantor, composta a partir do clip e do seu conteúdo – recurso valioso na atual configuração da indústria fonográfica brasileira.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T21:04:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T21:04:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Guarabira Graça. A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc: considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48663
identifier_str_mv DIAS, Guarabira Graça. A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc: considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/1/MasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f658c4c51c29f7a46a970544a2e6298
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117846939992064