A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48663 |
Resumo: | Cada vez mais as questões de gênero e sexualidade são discutidas em nossa sociedade atual, o olhar atento às formas de masculinidade(s) proporciona um debate oportuno para o homem e suas relações na modernidade. Assim, o presente trabalho de natureza qualitativa parte da análise da música “Masculinidade” do cantor e compositor Tiago Iorc, objetivando compreender a filiação de temas como gênero e masculinidade presentes na letra em questão. Para tanto, o trabalho reflete sobre as características da indústria fonográfica brasileira e recorre, teoricamente, ao debate sobre gênero e patriarcado proposto por autores, como: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) entre outros/as. Metodologicamente, a monografia ancora-se na decupagem técnica da produção audiovisual (videoclipe ou clipe) para a música "Masculinidade" , desenvolvida por Tiago Iorc, a fim de articular a análise dessa produção com o referencial teórico supracitado. Ao fim da análise, constata-se na letra a menção a condutas sociais relacionadas à masculinidade tóxica e como a argumentação do cantor estrutura-se a partir de referenciais voltados às dimensões de "protagonismo e sexo" e de "sensibilidade e fragilização". Com isso, pode-se perceber os limites do reconhecimento do cantor acerca dessa responsabilização, bem como caracterizar a categoria "esquerdomacho", amplamente divulgada na mídia nacional. Tais elementos auxiliam na construção de uma metáfora narrativa, de cunho artístico e profissional sobre o cantor, composta a partir do clip e do seu conteúdo – recurso valioso na atual configuração da indústria fonográfica brasileira. |
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Dias, Guarabira Graçahttps://orcid.org/0000-0003-3196-2328http://lattes.cnpq.br/9606206855814927Souza, Daniel Rodrigo Meirinho dehttps://orcid.org/0000-0002-4658-5556http://lattes.cnpq.br/9921846039591174Carrera, Fernanda Ariane Silvahttps://orcid.org/0000-0001-5024-0860http://lattes.cnpq.br/9858189664859918Carvalho, Breno da Silva2022-07-22T21:04:45Z2022-07-22T21:04:45Z2022-07-12DIAS, Guarabira Graça. A "masculinidade" cantada por Tiago Iorc: considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporânea. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48663Cada vez mais as questões de gênero e sexualidade são discutidas em nossa sociedade atual, o olhar atento às formas de masculinidade(s) proporciona um debate oportuno para o homem e suas relações na modernidade. Assim, o presente trabalho de natureza qualitativa parte da análise da música “Masculinidade” do cantor e compositor Tiago Iorc, objetivando compreender a filiação de temas como gênero e masculinidade presentes na letra em questão. Para tanto, o trabalho reflete sobre as características da indústria fonográfica brasileira e recorre, teoricamente, ao debate sobre gênero e patriarcado proposto por autores, como: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) entre outros/as. Metodologicamente, a monografia ancora-se na decupagem técnica da produção audiovisual (videoclipe ou clipe) para a música "Masculinidade" , desenvolvida por Tiago Iorc, a fim de articular a análise dessa produção com o referencial teórico supracitado. Ao fim da análise, constata-se na letra a menção a condutas sociais relacionadas à masculinidade tóxica e como a argumentação do cantor estrutura-se a partir de referenciais voltados às dimensões de "protagonismo e sexo" e de "sensibilidade e fragilização". Com isso, pode-se perceber os limites do reconhecimento do cantor acerca dessa responsabilização, bem como caracterizar a categoria "esquerdomacho", amplamente divulgada na mídia nacional. Tais elementos auxiliam na construção de uma metáfora narrativa, de cunho artístico e profissional sobre o cantor, composta a partir do clip e do seu conteúdo – recurso valioso na atual configuração da indústria fonográfica brasileira.Increasingly, gender and sexuality issues are discussed in our current society, the attentive look at the forms of masculinity(ies) provides a timely debate for man and his relationships in modernity. Thus, the present work of qualitative nature starts from the analysis of the song “Masculinidade” by the singer and composer Tiago Iorc, aiming to understand the affiliation of themes such as gender and masculinity present in the lyrics in question. To this end, the work reflects on the characteristics of the Brazilian music industry and theoretically resorts to the debate on gender and patriarchy proposed by authors such as: Gayle Rubin (1975), Robert Connell (1985, 1995), Judith Butler (2018), Márcio Souza (2000, 2009), Bourdieu (2003), Stremel Pesce Ribeiro (2020) among others. Methodologically, the monograph is based on the technical decoupage of the audiovisual production (video clip or clip) for the song "Masculinidade", developed by Tiago Iorc, in order to articulate the analysis of this production with the aforementioned theoretical framework. At the end of the analysis, the lyrics mention social behaviors related to toxic masculinity and how the singer's argument is structured from references focused on the dimensions of "protagonism and sex" and "sensitivity and fragility". With this, it is possible to perceive the limits of the singer's recognition of this responsibility, as well as to characterize the "left-wing" category, widely publicized in the national media. Such elements help in the construction of a narrative metaphor, of an artistic and professional nature, about the singer, composed from the clip and its content – a valuable resource in the current configuration of the Brazilian music industry.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTiago IorcMasculinidadeGêneroPatriarcadoEsquerdomachoA "masculinidade" cantada por Tiago Iorc : considerações sobre gênero no contexto da produção fonográfica brasileira contemporâneaThe "masculinity" song by Tiago Iorc: considerations about genre in the context of contemporary brazilian phonographic productioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdfMasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdfapplication/pdf7533222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/1/MasculinidadeCantadaTiagoIorc_Dias_2022.pdf4f658c4c51c29f7a46a970544a2e6298MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48663/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/486632023-01-12 16:50:19.207oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48663Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:50:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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