Medição da qualidade de serviços no Arena Tour da Arena das Dunas - Natal/RN - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vitória Maria de Souza Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37556
Resumo: A Copa do Mundo movimenta as atividades econômicas em uma esfera mundial, possibilitando atrativos turísticos para as cidades sedes desse megaevento. O presente estudo aborda o Arena Tour, setor turístico da Arena das Dunas localizada em Natal/RN, com intuito de averiguar se o atrativo detém um nível de qualidade satisfatório na visão do visitante. O estudo tem caráter exploratório-descritivo e trata de uma análise afim de auxiliar os gestores a consolidar esse atrativo turístico, valorizando assim um legado deixado pela Copa do Mundo de 2014. Foram adotados como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica sobre arenas multiuso, satisfação do cliente e métodos de medição da qualidade; a pesquisa documental no documento particular da Arena - Programa de Áreas de Eventos da Arena das Dunas; a aplicação de questionário para o público que visita o setor; e a entrevistas aberta e semiestruturada junto a primeira funcionária do setor, proporcionaram as respostas necessárias para realização desta pesquisa. Concluiu-se que 94,7% dos entrevistados avaliaram positivamente o Arena Tour, levando a entender que o atrativo detém um alto nível de qualidade, contudo ainda se faz necessário planejamento adequado para que alavanque a arena como um forte atrativo turístico para a capital potiguar.
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O estudo tem caráter exploratório-descritivo e trata de uma análise afim de auxiliar os gestores a consolidar esse atrativo turístico, valorizando assim um legado deixado pela Copa do Mundo de 2014. Foram adotados como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica sobre arenas multiuso, satisfação do cliente e métodos de medição da qualidade; a pesquisa documental no documento particular da Arena - Programa de Áreas de Eventos da Arena das Dunas; a aplicação de questionário para o público que visita o setor; e a entrevistas aberta e semiestruturada junto a primeira funcionária do setor, proporcionaram as respostas necessárias para realização desta pesquisa. Concluiu-se que 94,7% dos entrevistados avaliaram positivamente o Arena Tour, levando a entender que o atrativo detém um alto nível de qualidade, contudo ainda se faz necessário planejamento adequado para que alavanque a arena como um forte atrativo turístico para a capital potiguar.The World Cup moves like economic activities in a world sphere, making possible tourist attractions for cities that host this mega event. The present study addresses the Arena Tour, the tourism sector of Arena das Dunas located in Natal / RN, with the average intention of seeing or attracting attractions a satisfactory level of quality in the view of the visitor. The study is of an exploratory-descriptive nature and deals with an analysis related to administrative assistants to consolidate this tourist interest, evaluating it as a legacy for the 2014 World Cup. They were adopted as a data collection technique in bibliographic research on multipurpose arenas, satisfaction of the customer and methods of using quality; a documentary search in the specific document of the Arena - Arena das Dunas Event Areas Program; a questionnaire application for the public visiting the sector; and open and semi-structured interviews with the sector's first function, provided as requested responses to this research. It was concluded that 94.7% of the interviewees evaluated the Arena Tour positively, leading to an understanding of the quality level of a candidate, but adequate planning is still necessary to leverage an arena as a strong tourist attraction for potential capital.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoGestão da qualidadeSatisfação do clienteModelo ServperfArena das DunasQuality managementCustomer satisfactionServperf modelMedição da qualidade de serviços no Arena Tour da Arena das Dunas - Natal/RN - Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMedicaoDaQualidadeDeServicos_Martins_2020.pdfMonografiaapplication/pdf1100114https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37556/1/MedicaoDaQualidadeDeServicos_Martins_2020.pdf9a3c3d6e9d448714687b9d2e79c89027MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37556/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTMedicaoDaQualidadeDeServicos_Martins_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain49921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37556/3/MedicaoDaQualidadeDeServicos_Martins_2020.pdf.txt6039e80ba72f7687221844acd923da91MD53123456789/375562021-09-22 10:53:49.743oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:53:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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