Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056 |
Resumo: | O presente estudo, intitulado “Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Práticos Experimentais nas Ciências da Natureza do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin”, teve como problema de pesquisa: “Como reestrutura-se a base orientadora da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de professores das Ciências da Natureza do Ensino Médio, quando participam de um experimento pedagógico baseada na Teoria de Assimilação de P. Ya. Galperin? ” Com base neste, propôs-se a tese: Uma base orientadora da ação tipo III que se fundamenta na Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin, propicia a professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio a reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de modo a constituir-se como conhecimento e atividade profissional para sua prática pedagógica. Esta, permitiu a elaboração do seguinte objeto de estudo: A reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Para responder ao problema e a tese propostos, estabeleceu-se como objetivo geral: Reelaborar a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área das Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e analítica que propiciou análise, determinação e prioridades em relação ao modelo de orientação que os professores utilizavam em suas aulas para escrita desse tipo de atividade. O percurso teórico metodológico realizou-se em três etapas, por meio das quais foi desenvolvido um sistema didático, mediante um experimento pedagógico. Esse, fundamentou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas; entrevista semiestruturada; observação, atividades de estudo, textos dos professores e seus registros durante o experimento pedagógico. A pesquisa está embasada principalmente, em autores como Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, entre outros. As análises dos resultados expressaram as representações mentais dos professores antes e após o experimento pedagógico, bem como o reconhecimento desses, sobre a importância de o conteúdo estudado constituir-se como conhecimento e atividade da sua profissão. As representações mentais do grupo de professores acerca do objeto de estudo após o experimento pedagógico é a seguinte: “a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas Ciências da Natureza consiste em uma atividade em que se planeja e se explicita os passos de um trabalho prático experimental (laboratório e de campo), desde o planejamento da escrita do texto, definição do título e do objetivo até a revisão do relatório. Os resultados expressam que a orientação para escrita de relatórios de tais atividades, nessa área de conhecimento, na perspectiva da teoria de Galperin, é um aporte inovador na prática desses profissionais, de forma a ser contributiva para sua profissionalização. |
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Carvalho, Rozicleide Bezerra deLima, Analice de AlmeidaMendes, Iran AbreuDantas, Josivania MarisaAraújo, Magnolia Fernandes Florêncio deOliveira, Marcus Vinicius de FariaBormann, Maria Aliete CavalcanteRamalho, Betania Leite2017-05-23T20:08:23Z2017-05-23T20:08:23Z2016-08-15CARVALHO, Rozicleide Bezerra de. Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin. 2016. 526f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056O presente estudo, intitulado “Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Práticos Experimentais nas Ciências da Natureza do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin”, teve como problema de pesquisa: “Como reestrutura-se a base orientadora da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de professores das Ciências da Natureza do Ensino Médio, quando participam de um experimento pedagógico baseada na Teoria de Assimilação de P. Ya. Galperin? ” Com base neste, propôs-se a tese: Uma base orientadora da ação tipo III que se fundamenta na Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin, propicia a professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio a reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de modo a constituir-se como conhecimento e atividade profissional para sua prática pedagógica. Esta, permitiu a elaboração do seguinte objeto de estudo: A reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Para responder ao problema e a tese propostos, estabeleceu-se como objetivo geral: Reelaborar a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área das Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e analítica que propiciou análise, determinação e prioridades em relação ao modelo de orientação que os professores utilizavam em suas aulas para escrita desse tipo de atividade. O percurso teórico metodológico realizou-se em três etapas, por meio das quais foi desenvolvido um sistema didático, mediante um experimento pedagógico. Esse, fundamentou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas; entrevista semiestruturada; observação, atividades de estudo, textos dos professores e seus registros durante o experimento pedagógico. A pesquisa está embasada principalmente, em autores como Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, entre outros. As análises dos resultados expressaram as representações mentais dos professores antes e após o experimento pedagógico, bem como o reconhecimento desses, sobre a importância de o conteúdo estudado constituir-se como conhecimento e atividade da sua profissão. As representações mentais do grupo de professores acerca do objeto de estudo após o experimento pedagógico é a seguinte: “a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas Ciências da Natureza consiste em uma atividade em que se planeja e se explicita os passos de um trabalho prático experimental (laboratório e de campo), desde o planejamento da escrita do texto, definição do título e do objetivo até a revisão do relatório. Os resultados expressam que a orientação para escrita de relatórios de tais atividades, nessa área de conhecimento, na perspectiva da teoria de Galperin, é um aporte inovador na prática desses profissionais, de forma a ser contributiva para sua profissionalização.This study, titled “Orientation on the Action of Writing Experimental Work Reports in Natural Sciences of High School: contributions from Galperin's theory”, had as a research problem: “How do restructure the orienting base of an action on writing practical experimental work reports from Natural Sciences high school teachers, when they take part in a pedagogical experiment based on P. Ya. Galperin's Assimilation Theory?”. Based on this, it was proposed a thesis: a type III orienting base of an action which is founded on Galperin's Assimilation Theory on Stepwise Formation of Mental Actions and Concept Formation, which foster to Natural Science high school teachers a remake of the orientation on the action of writing practical experimental work reports in a way to constitute itself as knowledge and professional activity to their pedagogical practice. It allowed the elaboration of the following study object: The remake of an orientation on the action of writing practical experimental work reports in Natural Sciences of High School, according to Galperin’s Assimilation Theory on Stepwise Formation of Mental Actions and Concept Formation. In order to answer the problem and thesis proposed, a general objective was established: to remake the orientation on the action of writing practical experimental work reports in Natural Sciences of High School, according to Galperin's Assimilation Theory on Stepwise Formation of Mental Actions and Concept Formation. It was conducted a descriptive and analytical study, which led to the analysis, determination and priorities related to the orientation model that teachers used in their classes for writing this type of activity. The methodological theoretical course was held in three stages, through which a didactic system was developed by a pedagogical experiment. This experiment was based on qualitative and quantitative approaches, considering as instruments data collection, questionnaire with closed and open-ended questions; semi-structured interview; observation, study activities, teacher's texts and their records during the pedagogical experiment. This research is theoretically supported mainly by authors such as Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, among others. The analysis of the results expressed the mental representations of teachers before and after the pedagogical experiment, as well as their recognition about those, and also about the importance of the content studied to establish itself as knowledge and activity of their profession. The mental representations of the group of teachers about the study object after the pedagogical experiment is the following: “the orientation on the action of writing practical experimental work reports in Natural Sciences consists of an activity in which it is planned and explicit the steps of a practical experimental work (laboratory and field), since the planning of the text writing, definition of the title and of the objective until the report's review. The results express that the orientation on writing reports for such activities in this area of knowledge, in Galperin's theory perspective, is an innovative contribution for this professional's practice, in a way to be contributive to their professionalization.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeoria de GalperinB.O.A. IIIEscrever relatóriosTrabalhos práticos experimentaisOrientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdfOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdfapplication/pdf12992795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/1/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf5e24ee007dde98cba84622dc89ab9166MD51TEXTRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txtRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain1027543https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/4/RozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txt4f216ed092d3c1846c40cfbd3a41c50dMD54OrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.txtOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain1025478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/6/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf.txt043a5c728cd8742a7f77f69cb6eefe0aMD56THUMBNAILRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpgRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/5/RozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpg91c9bbab231683c6c6aede93f7bada6aMD55OrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpgOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/7/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpg77f509d5b240efd20d641bdd1bcccd29MD57123456789/230562019-06-16 02:20:48.028oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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