Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rozicleide Bezerra de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056
Resumo: O presente estudo, intitulado “Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Práticos Experimentais nas Ciências da Natureza do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin”, teve como problema de pesquisa: “Como reestrutura-se a base orientadora da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de professores das Ciências da Natureza do Ensino Médio, quando participam de um experimento pedagógico baseada na Teoria de Assimilação de P. Ya. Galperin? ” Com base neste, propôs-se a tese: Uma base orientadora da ação tipo III que se fundamenta na Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin, propicia a professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio a reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de modo a constituir-se como conhecimento e atividade profissional para sua prática pedagógica. Esta, permitiu a elaboração do seguinte objeto de estudo: A reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Para responder ao problema e a tese propostos, estabeleceu-se como objetivo geral: Reelaborar a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área das Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e analítica que propiciou análise, determinação e prioridades em relação ao modelo de orientação que os professores utilizavam em suas aulas para escrita desse tipo de atividade. O percurso teórico metodológico realizou-se em três etapas, por meio das quais foi desenvolvido um sistema didático, mediante um experimento pedagógico. Esse, fundamentou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas; entrevista semiestruturada; observação, atividades de estudo, textos dos professores e seus registros durante o experimento pedagógico. A pesquisa está embasada principalmente, em autores como Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, entre outros. As análises dos resultados expressaram as representações mentais dos professores antes e após o experimento pedagógico, bem como o reconhecimento desses, sobre a importância de o conteúdo estudado constituir-se como conhecimento e atividade da sua profissão. As representações mentais do grupo de professores acerca do objeto de estudo após o experimento pedagógico é a seguinte: “a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas Ciências da Natureza consiste em uma atividade em que se planeja e se explicita os passos de um trabalho prático experimental (laboratório e de campo), desde o planejamento da escrita do texto, definição do título e do objetivo até a revisão do relatório. Os resultados expressam que a orientação para escrita de relatórios de tais atividades, nessa área de conhecimento, na perspectiva da teoria de Galperin, é um aporte inovador na prática desses profissionais, de forma a ser contributiva para sua profissionalização.
id UFRN_cb4d0dd3d2319bbd7c1a67ed33629b65
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23056
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Rozicleide Bezerra deLima, Analice de AlmeidaMendes, Iran AbreuDantas, Josivania MarisaAraújo, Magnolia Fernandes Florêncio deOliveira, Marcus Vinicius de FariaBormann, Maria Aliete CavalcanteRamalho, Betania Leite2017-05-23T20:08:23Z2017-05-23T20:08:23Z2016-08-15CARVALHO, Rozicleide Bezerra de. Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin. 2016. 526f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056O presente estudo, intitulado “Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Práticos Experimentais nas Ciências da Natureza do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin”, teve como problema de pesquisa: “Como reestrutura-se a base orientadora da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de professores das Ciências da Natureza do Ensino Médio, quando participam de um experimento pedagógico baseada na Teoria de Assimilação de P. Ya. Galperin? ” Com base neste, propôs-se a tese: Uma base orientadora da ação tipo III que se fundamenta na Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin, propicia a professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio a reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de modo a constituir-se como conhecimento e atividade profissional para sua prática pedagógica. Esta, permitiu a elaboração do seguinte objeto de estudo: A reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Para responder ao problema e a tese propostos, estabeleceu-se como objetivo geral: Reelaborar a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área das Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e analítica que propiciou análise, determinação e prioridades em relação ao modelo de orientação que os professores utilizavam em suas aulas para escrita desse tipo de atividade. O percurso teórico metodológico realizou-se em três etapas, por meio das quais foi desenvolvido um sistema didático, mediante um experimento pedagógico. Esse, fundamentou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas; entrevista semiestruturada; observação, atividades de estudo, textos dos professores e seus registros durante o experimento pedagógico. A pesquisa está embasada principalmente, em autores como Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, entre outros. As análises dos resultados expressaram as representações mentais dos professores antes e após o experimento pedagógico, bem como o reconhecimento desses, sobre a importância de o conteúdo estudado constituir-se como conhecimento e atividade da sua profissão. As representações mentais do grupo de professores acerca do objeto de estudo após o experimento pedagógico é a seguinte: “a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas Ciências da Natureza consiste em uma atividade em que se planeja e se explicita os passos de um trabalho prático experimental (laboratório e de campo), desde o planejamento da escrita do texto, definição do título e do objetivo até a revisão do relatório. Os resultados expressam que a orientação para escrita de relatórios de tais atividades, nessa área de conhecimento, na perspectiva da teoria de Galperin, é um aporte inovador na prática desses profissionais, de forma a ser contributiva para sua profissionalização.This study, titled “Orientation on the Action of Writing Experimental Work Reports in Natural Sciences of High School: contributions from Galperin's theory”, had as a research problem: “How do restructure the orienting base of an action on writing practical experimental work reports from Natural Sciences high school teachers, when they take part in a pedagogical experiment based on P. Ya. Galperin's Assimilation Theory?”. Based on this, it was proposed a thesis: a type III orienting base of an action which is founded on Galperin's Assimilation Theory on Stepwise Formation of Mental Actions and Concept Formation, which foster to Natural Science high school teachers a remake of the orientation on the action of writing practical experimental work reports in a way to constitute itself as knowledge and professional activity to their pedagogical practice. It allowed the elaboration of the following study object: The remake of an orientation on the action of writing practical experimental work reports in Natural Sciences of High School, according to Galperin’s Assimilation Theory on Stepwise Formation of Mental Actions and Concept Formation. In order to answer the problem and thesis proposed, a general objective was established: to remake the orientation on the action of writing practical experimental work reports in Natural Sciences of High School, according to Galperin's Assimilation Theory on Stepwise Formation of Mental Actions and Concept Formation. It was conducted a descriptive and analytical study, which led to the analysis, determination and priorities related to the orientation model that teachers used in their classes for writing this type of activity. The methodological theoretical course was held in three stages, through which a didactic system was developed by a pedagogical experiment. This experiment was based on qualitative and quantitative approaches, considering as instruments data collection, questionnaire with closed and open-ended questions; semi-structured interview; observation, study activities, teacher's texts and their records during the pedagogical experiment. This research is theoretically supported mainly by authors such as Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, among others. The analysis of the results expressed the mental representations of teachers before and after the pedagogical experiment, as well as their recognition about those, and also about the importance of the content studied to establish itself as knowledge and activity of their profession. The mental representations of the group of teachers about the study object after the pedagogical experiment is the following: “the orientation on the action of writing practical experimental work reports in Natural Sciences consists of an activity in which it is planned and explicit the steps of a practical experimental work (laboratory and field), since the planning of the text writing, definition of the title and of the objective until the report's review. The results express that the orientation on writing reports for such activities in this area of knowledge, in Galperin's theory perspective, is an innovative contribution for this professional's practice, in a way to be contributive to their professionalization.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeoria de GalperinB.O.A. IIIEscrever relatóriosTrabalhos práticos experimentaisOrientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdfOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdfapplication/pdf12992795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/1/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf5e24ee007dde98cba84622dc89ab9166MD51TEXTRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txtRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain1027543https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/4/RozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txt4f216ed092d3c1846c40cfbd3a41c50dMD54OrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.txtOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain1025478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/6/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf.txt043a5c728cd8742a7f77f69cb6eefe0aMD56THUMBNAILRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpgRozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/5/RozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpg91c9bbab231683c6c6aede93f7bada6aMD55OrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpgOrientaçãoAçãoEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/7/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpg77f509d5b240efd20d641bdd1bcccd29MD57123456789/230562019-06-16 02:20:48.028oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
title Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
spellingShingle Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
Carvalho, Rozicleide Bezerra de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teoria de Galperin
B.O.A. III
Escrever relatórios
Trabalhos práticos experimentais
title_short Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
title_full Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
title_fullStr Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
title_full_unstemmed Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
title_sort Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin
author Carvalho, Rozicleide Bezerra de
author_facet Carvalho, Rozicleide Bezerra de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Analice de Almeida
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Oliveira, Marcus Vinicius de Faria
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Bormann, Maria Aliete Cavalcante
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rozicleide Bezerra de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Betania Leite
contributor_str_mv Ramalho, Betania Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teoria de Galperin
B.O.A. III
Escrever relatórios
Trabalhos práticos experimentais
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Galperin
B.O.A. III
Escrever relatórios
Trabalhos práticos experimentais
description O presente estudo, intitulado “Orientação da Ação Escrever Relatórios de Trabalhos Práticos Experimentais nas Ciências da Natureza do Ensino Médio: contribuições da teoria de Galperin”, teve como problema de pesquisa: “Como reestrutura-se a base orientadora da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de professores das Ciências da Natureza do Ensino Médio, quando participam de um experimento pedagógico baseada na Teoria de Assimilação de P. Ya. Galperin? ” Com base neste, propôs-se a tese: Uma base orientadora da ação tipo III que se fundamenta na Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin, propicia a professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio a reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais de modo a constituir-se como conhecimento e atividade profissional para sua prática pedagógica. Esta, permitiu a elaboração do seguinte objeto de estudo: A reelaboração da orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Para responder ao problema e a tese propostos, estabeleceu-se como objetivo geral: Reelaborar a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais na área das Ciências da Natureza no Ensino Médio, segundo a Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas e Formação de Conceitos de Galperin. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e analítica que propiciou análise, determinação e prioridades em relação ao modelo de orientação que os professores utilizavam em suas aulas para escrita desse tipo de atividade. O percurso teórico metodológico realizou-se em três etapas, por meio das quais foi desenvolvido um sistema didático, mediante um experimento pedagógico. Esse, fundamentou-se nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas; entrevista semiestruturada; observação, atividades de estudo, textos dos professores e seus registros durante o experimento pedagógico. A pesquisa está embasada principalmente, em autores como Galperin, Talízina, Reshetova, Leontiev, Sanmartí, Nocedo de León et al., Vigotski, Zaporozhets, Bardin, entre outros. As análises dos resultados expressaram as representações mentais dos professores antes e após o experimento pedagógico, bem como o reconhecimento desses, sobre a importância de o conteúdo estudado constituir-se como conhecimento e atividade da sua profissão. As representações mentais do grupo de professores acerca do objeto de estudo após o experimento pedagógico é a seguinte: “a orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas Ciências da Natureza consiste em uma atividade em que se planeja e se explicita os passos de um trabalho prático experimental (laboratório e de campo), desde o planejamento da escrita do texto, definição do título e do objetivo até a revisão do relatório. Os resultados expressam que a orientação para escrita de relatórios de tais atividades, nessa área de conhecimento, na perspectiva da teoria de Galperin, é um aporte inovador na prática desses profissionais, de forma a ser contributiva para sua profissionalização.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-23T20:08:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-23T20:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Rozicleide Bezerra de. Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin. 2016. 526f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056
identifier_str_mv CARVALHO, Rozicleide Bezerra de. Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin. 2016. 526f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/1/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/4/RozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/6/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/5/RozicleideBezerraDeCarvalho_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23056/7/Orienta%c3%a7%c3%a3oA%c3%a7%c3%a3oEscrever_Carvalho_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e24ee007dde98cba84622dc89ab9166
4f216ed092d3c1846c40cfbd3a41c50d
043a5c728cd8742a7f77f69cb6eefe0a
91c9bbab231683c6c6aede93f7bada6a
77f509d5b240efd20d641bdd1bcccd29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832744417460224