Educação inclusiva e o AEE no município de Caicó/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria José de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42071
Resumo: Nesse artigo, apresentaremos um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa a respeito da Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado no município de Caicó - RN. Em que analisaremos o perfil da sua clientela, quem são os profissionais que fazem o atendimento, tentando expor de forma clara e objetiva, o perfil do funcionamento do AEE no referido município e se está de acordo com a normatização vigente. A pesquisa utilizou a aplicação de questionário junto à Secretaria de Educação, como também, à 09 escolas municipais que possuem o AEE nas salas de Recursos Multifuncionais. Como suporte teórico, teremos a visão dos seguintes autores: Mantoan (2006); Perrenoud (2001), Pires (2006); e de algumas leis que regem e defendem o Atendimento Educacional Especializado: Declaração Internacional de Montreal (2001); Constituição Federal (BRASIL, 1988); Resolução nº 03/2016-CEB/CEE/RN (2016), Declaração de Salamanca (1994), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), entre outros documentos e autores que falam a respeito da Educação Inclusiva e do AEE nas escolas como forma de se ter uma educação de qualidade para todos. Como resultado se evidencia que o município de Caicó ainda possui fragilidades no quesito da Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, tendo em vista que os mesmos estão em processo de construção, mas de acordo com as conversas informais que a pesquisadora teve com os professores que participaram da pesquisa, no que depender dos mesmos esse trabalho tende a se tornar cada vez melhor, tendo em vista o empenho e a dedicação sentida durante a coleta de dados.
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