Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ítalo Soares da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29541
Resumo: Na articulação entre diferentes campos do conhecimento – Educação, Educação Musical, Educação Inclusiva, Educação Especial, Diversidade e Educação Básica – este trabalho tem como enfoque a formação de professores e professoras de música para atuar na perspectiva inclusiva no contexto da Educação Básica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de compreender a forma como professores (as) de música, em diferentes etapas da Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos (as) com deficiência no estado do Rio Grande do Norte. A investigação que embasou a dissertação tenciona especificamente: IIdentificar as bases que orientam o planejamento dos (a) professores (a) de música da Educação Básica no que concerne à inclusão de alunos (as) com deficiência; II- Conhecer os princípios que norteiam as ações desses docentes em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência; III- Identificar os desafios e estratégias dos (a) professores (a) para lidarem com a inclusão na Educação Básica; e IV- Trazer reflexões sobre a avaliação dos (a) professores (a), no que diz respeito à própria atuação docente. Como procedimentos metodológicos, utilizei a abordagem qualitativa baseada nos estudos de casos ou estudo de casos múltiplos (TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007). As discussões presentes nesse estudo dialogam com o referencial teórico alicerçado principalmente nas ideias de Freire (1967; 2005; 2007; 2009); Schön (2000) e Pimenta e Ghedin (2010), entre outros (as) que tratam acerca do profissional crítico e/ou reflexivo. Ao direcionar o olhar para a práxis dos docentes investigados, foi possível compreender, por meio da música, diversas outras formas de inclusão. Dessa forma, constatou-se que a inclusão vai além do ato de incluir, mas também é respeitar, aceitar, humanizar e humanizar-se. É também sensibilidade, afetividade, inteligência, reflexão, união, superação, cooperação, participação e doar-se. É bem-estar social, compartilhar, aprender conjuntamente, preparar-se, transformação, mas, sobretudo, um ato amoroso. Evidenciou-se também que avaliar e autoavaliação são elementos importantes que norteiam as ações docentes e que, sendo bem conduzidos, corroboram com o desenvolvimento do (a) estudante com deficiência. Além disso, o estudo revelou uma carência na formação docente em música voltada para inclusão no contexto da Educação Básica. O estudo aqui apresentado suscita novos questionamentos a serem investigados e contribui para a área da Música e a formação de professores (as) em diversas perspectivas.
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Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de compreender a forma como professores (as) de música, em diferentes etapas da Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos (as) com deficiência no estado do Rio Grande do Norte. A investigação que embasou a dissertação tenciona especificamente: IIdentificar as bases que orientam o planejamento dos (a) professores (a) de música da Educação Básica no que concerne à inclusão de alunos (as) com deficiência; II- Conhecer os princípios que norteiam as ações desses docentes em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência; III- Identificar os desafios e estratégias dos (a) professores (a) para lidarem com a inclusão na Educação Básica; e IV- Trazer reflexões sobre a avaliação dos (a) professores (a), no que diz respeito à própria atuação docente. Como procedimentos metodológicos, utilizei a abordagem qualitativa baseada nos estudos de casos ou estudo de casos múltiplos (TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007). As discussões presentes nesse estudo dialogam com o referencial teórico alicerçado principalmente nas ideias de Freire (1967; 2005; 2007; 2009); Schön (2000) e Pimenta e Ghedin (2010), entre outros (as) que tratam acerca do profissional crítico e/ou reflexivo. Ao direcionar o olhar para a práxis dos docentes investigados, foi possível compreender, por meio da música, diversas outras formas de inclusão. Dessa forma, constatou-se que a inclusão vai além do ato de incluir, mas também é respeitar, aceitar, humanizar e humanizar-se. É também sensibilidade, afetividade, inteligência, reflexão, união, superação, cooperação, participação e doar-se. É bem-estar social, compartilhar, aprender conjuntamente, preparar-se, transformação, mas, sobretudo, um ato amoroso. Evidenciou-se também que avaliar e autoavaliação são elementos importantes que norteiam as ações docentes e que, sendo bem conduzidos, corroboram com o desenvolvimento do (a) estudante com deficiência. Além disso, o estudo revelou uma carência na formação docente em música voltada para inclusão no contexto da Educação Básica. O estudo aqui apresentado suscita novos questionamentos a serem investigados e contribui para a área da Música e a formação de professores (as) em diversas perspectivas.In the articulation between different fields of knowledge - Education, Music Education, Inclusive Education, Special Education, Diversity and Basic Education - this work focuses on the education of music teachers to act in an inclusive perspective in the context of Basic Education. In this sense, the present research had the general objective of understand how music teachers, in different stages of Basic Education, deal with the inclusion of students with disabilities in the state of Rio Grande do Norte. The research that supported the dissertation specifically intends to: I- Identify the foundations that guide the planning of the music teachers that work in Basic Education regarding the inclusion of students with disabilities; II - Know the principles that guide the actions of these teachers in relation to the inclusion of students with disabilities; III- Identify the challenges and strategies of the teachers to deal with inclusion in Basic Education; and IV – Bring reflections about the evaluation of the teachers in what concerns to their own performance. As methodological procedures, I used the qualitative approach based on case studies or multiple case studies (TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007). The discussions present in this study dialogue with the theoretical framework based mainly on the ideas of Freire (1967; 2005; 2007; 2009); Schön (2000) and Pimenta and Ghedin (2010), among others who deal with critical and/or reflective professionals. By directing the gaze to the teaching praxis, it was possible to understand through music, several other forms of inclusion. Thus, it was found that inclusion goes beyond the act of including, but it is also respecting, accepting, humanizing other as well as yourself. It is also sensitivity, affectivity, intelligence, reflection, union, overcoming, cooperation, participation and donating yourself. It is social welfare, sharing, learning together, is to prepare yourself, transformation, but, above all, a loving act. It was also evident that evaluation and self-evaluation are important elements that guide teaching actions and that, being well conducted, corroborate the development of students with disabilities. In addition, the study revealed a lack of teacher education in music aimed at inclusion in the context of Basic Education. The study presented here raises new questions to be investigated and contributes to the area of Music and the formation of teachers in different perspectives.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musicalInclusãoDiversidadeEducação básicaFormação de professores(as)Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPraxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf.txtPraxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain416019https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29541/2/Praxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf.txtb577f7be600fc8a2b11c92bba41312d2MD52THUMBNAILPraxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf.jpgPraxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29541/3/Praxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf.jpg39314eb1299a6c72f191b103b280b90aMD53ORIGINALPraxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdfapplication/pdf1753465https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29541/1/Praxisdocenteeducacao_Silva_2019.pdf300d662e065b71eff09ac638dc08dbfbMD51123456789/295412020-07-12 04:49:25.904oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:49:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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