PlayEduc XP: uma metodologia para potencializar a experiência dos jogos educacionais digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33122 |
Resumo: | Com o constante crescimento da indústria de jogos no Brasil e no mundo, os jogos digitais têm se mostrado como uma das tecnologias mais utilizadas, fazendo parte da rotina dos alunos. Os Jogos Educacionais Digitais, particularmente, já são considerados uma estratégia eficaz no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos deles são considerados chatos, pois tem demasiado foco no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que os torna interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de promover a qualidade dos jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação. Diante dessa necessidade, se inserem os frameworks conceituais que auxiliam na concepção e desenvolvimento de jogos educacionais digitais. O framework PlayEduc se apresenta como um desses instrumentos, auxiliando designers, desenvolvedores e pesquisadores na concepção de jogos educacionais digitais que agregam elementos essenciais de entretenimento (design), jogabilidade (psicologia) e aprendizagem (pedagogia). Apesar disso, os resultados da aplicação do framework PlayEduc, em um estudo de caso, mostraram limitações no instrumento e em seu uso, não apresentando uma metodologia de aplicação. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de realizar melhorias no PlayEduc e também conceber e avaliar uma metodologia para a sua aplicação, chamada PlayEduc XP. Esta, evolui o PlayEduc para auxiliar na construção do game design de jogos educacionais digitais. A metodologia é composta de um framework que apresenta os elementos essenciais para a concepção de jogos educacionais digitais, instrumentos para o seu uso e um guia com definição das etapas necessárias para a sua aplicação, tendo como base o Design Thinking para Educadores. A metodologia foi avaliada através de um curso de extensão, tendo como participantes professores do ensino básico e alunos de graduação de diferentes áreas de atuação. Os resultados obtidos são bastante positivos, demonstrando que a metodologia é de fácil compreensão, seus elementos são importantes no planejamento dos jogos, e as propostas de jogos desenvolvidas a partir dela se mostram mais aptas a atingir seus objetivos motivacionais e de aprendizagem. Assim, a metodologia PlayEduc XP se mostra bem adaptada para a concepção de jogos educacionais digitais, podendo ser usada por equipes de desenvolvimento para potencializar a experiência dos alunos. |
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Os Jogos Educacionais Digitais, particularmente, já são considerados uma estratégia eficaz no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos deles são considerados chatos, pois tem demasiado foco no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que os torna interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de promover a qualidade dos jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação. Diante dessa necessidade, se inserem os frameworks conceituais que auxiliam na concepção e desenvolvimento de jogos educacionais digitais. O framework PlayEduc se apresenta como um desses instrumentos, auxiliando designers, desenvolvedores e pesquisadores na concepção de jogos educacionais digitais que agregam elementos essenciais de entretenimento (design), jogabilidade (psicologia) e aprendizagem (pedagogia). Apesar disso, os resultados da aplicação do framework PlayEduc, em um estudo de caso, mostraram limitações no instrumento e em seu uso, não apresentando uma metodologia de aplicação. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de realizar melhorias no PlayEduc e também conceber e avaliar uma metodologia para a sua aplicação, chamada PlayEduc XP. Esta, evolui o PlayEduc para auxiliar na construção do game design de jogos educacionais digitais. A metodologia é composta de um framework que apresenta os elementos essenciais para a concepção de jogos educacionais digitais, instrumentos para o seu uso e um guia com definição das etapas necessárias para a sua aplicação, tendo como base o Design Thinking para Educadores. A metodologia foi avaliada através de um curso de extensão, tendo como participantes professores do ensino básico e alunos de graduação de diferentes áreas de atuação. Os resultados obtidos são bastante positivos, demonstrando que a metodologia é de fácil compreensão, seus elementos são importantes no planejamento dos jogos, e as propostas de jogos desenvolvidas a partir dela se mostram mais aptas a atingir seus objetivos motivacionais e de aprendizagem. Assim, a metodologia PlayEduc XP se mostra bem adaptada para a concepção de jogos educacionais digitais, podendo ser usada por equipes de desenvolvimento para potencializar a experiência dos alunos.With the constant growth of the game industry in Brazil and in the world, digital games seems to be one of the most used technologies, being part of the student's routine. Digital educational games, particularly, are already considered as a promising strategy in the process of teaching and learning. However, many of these games are considered as boring, because they are too focused on the pedagogical context, neglecting the emotional context that makes them interesting for the players. Therefore, there is a need to provide better quality to these games since their conception, aligning entertainment within education. In order to contribute in this sense, some methodological initiatives, well adapted to the development of digital educational games, have been proposed in recent years. In face of this need, there are conceptual frameworks that assist in the design and development of digital educational games. The PlayEduc framework presents as one of these instruments, assisting designers, developers and researchers in the design of digital educational games that aggregate essential elements of entertainment (design), gameplay (psychology) and learning (pedagogy). However, results of the application of the framework PlayEduc in a study case presents some limitations regarding the instrument and its use, not presenting an application methodology. So, the objective of this research is to to obtain improvements in PlayEduc and also develop and evaluate a methodology, named PlayEduc XP, to assist in the design of digital educational games. This methodology is composed of a framework that presents the essential elements to the design of digital educational games, instruments to its use and a guide defining the steps needed to its application based on the design thinking for educators. The methodology was evaluated through an extension course, with primary teachers and undergraduate students from different areas of expertise. The results obtained are very positive, indicating that the methodology is easy to comprehend, its elements are important in the game planning, and the games proposals developed through its use are more apt to achieve their motivational and learning objectives. Thus, the PlayEduc XP methodology presents well adapted to the design of digital educational games, it can be used by developers team to potencialize the students experience.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilJogos educacionais digitaisFramework PlayEducGame DesignDesign Thinking para educadoresPlayEduc XP: uma metodologia para potencializar a experiência dos jogos educacionais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlayEducXP_Aires_2020.pdfapplication/pdf7300075https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33122/1/PlayEducXP_Aires_2020.pdfe2d423910832aa48d69b42d89e3f9f83MD51123456789/331222022-05-04 18:45:25.162oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:45:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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