Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Michelle Pereira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60047
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola
id UFPR_f9ed4913e68e6c303847872d2f5f554c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60047
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Aguiar, Michelle Pereira deGomes, Péricles Varella, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignBattaiola, André Luiz2019-04-25T15:14:29Z2019-04-25T15:14:29Z2018https://hdl.handle.net/1884/60047Orientador: Prof. Dr. André Luiz BattaiolaCoorientador: Prof. Dr. Péricles Varella GomesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Com unicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 14/12/2018Inclui referências: p.252-259Área de concentração: Design de Sistemas de InformaçãoResumo: O desenvolvimento de jogos digitais conta com a experiência de diferentes profissionais para a composição de uma equipe, cujo caráter interdisciplinar se reflete em diferentes percepções da atividade na construção de um jogo. Portanto, consideram-se diferentes repertórios e experiências frente aos diferentes profissionais envolvidos. Tal percepção merece especial atenção no desenvolvimento de jogos digitais educacionais, visto que a compreensão das atividades envolvidas abrange outros objetivos além do puro entretenimento. A combinação de diferentes modelos e métodos de design, além de outras disciplinas relevantes, ainda não tem apresentado uma unificação estruturada, capaz de auxiliar satisfatoriamente a relação entre diferentes perspectivas profissionais envolvidas no processo. Portanto, nota-se a necessidade em identificar uma abordagem teórica que sustente os requisitos educacionais e a dinâmica dos jogos, além de aproximar todas as perspectivas profissionais envolvidas na concepção deste tipo de jogo. Dessa maneira, este projeto configura um modelo auxiliar para direcionar a atribuição de um consenso aos aspectos relevantes no desenvolvimento de um jogo digital educacional, propiciando a cocriação e prevendo mecanismos para favorecer a comunicação entre as seguintes perspectivas: conteudistas, desenvolvedores, educadores e jogadores. Para alcançar este objetivo, o método Design Science Research foi adotado para resultar em um artefato, a partir de quatro fases: (1) levantamento de dados, para discernir o problema por meio de revisão de literatura, entrevistas e revisão bibliográfica de síntese; (2) desenvolvimento da pesquisa, para buscar resolver o problema a partir da análise de modelos identificados na fase anterior, da condução de entrevistas com profissionais da área e da avaliação heurística de um objeto de verificação, cujos dados obtidos resultaram em diretrizes iniciais para o (3) desenvolvimento do artefato, de forma a materializar uma modelo auxiliar ao processo de design de jogos digitais educacionais a partir de procedimentos de campo com ferramentas de Design Thinking e análise de modelos de design para sua construção, seguidos por uma verificação em workshops e análises críticas. Com o refinamento e a conclusão do artefato, a (4) apresentação dos resultados relatou os dados obtidos, investigou sua adequação aos objetivos propostos e traçou possibilidades para trabalhos e pesquisas futuras. Assim, esta tese detalha o artefato resultante da pesquisa desenvolvida, demonstrando sua aplicabilidade enquanto modelo auxiliar ao processo de design de jogos digitais educacionais destinado a equipes interdisciplinares e inclusivo às perspectivas envolvidas. Palavras-chave: jogos digitais educacionais; equipe interdisciplinar; modelo de design.Abstract: The digital game's development relies on the experience of different professionals for the composition of a team whose interdisciplinary character is reflected in different perceptions of the activity in the construction of a game. Therefore, different repertoires and experiences are considered before the different professionals involved. This perception deserves special attention in the digital educational games development since the understanding of the activities involved covers other goals besides pure entertainment. The combination of different design models and methods, as well as other relevant disciplines, has not yet presented a structured unification, capable of satisfactorily helping the relationship between different professional perspectives involved in the process. Therefore, it is necessary to identify a theoretical approach that supports the educational requirements and the dynamics of the games, besides approaching all the professional perspectives involved in the conception of this type of game. In this way, this project sets up an auxiliary model to direct the attribution of a consensus to the relevant aspects in the development of a digital educational game, propitiating the co-creation and providing mechanisms to foster communication between the following perspectives: content, developers, educators, and players. To achieve this goal, the Design Science Research method was adopted to result in an artifact, from four phases: (1) data collection, to discern the problem through literature review, interviews and bibliographic review of synthesis; (2) the development of the research, in order to solve the problem by analyzing the models identified in the previous phase, conducting interviews with professionals in the field, and evaluating the heuristic of a verification object, whose data resulted in initial guidelines for the (3) development of the artifact, in order to materialize an auxiliary model to the process of designing educational digital games from field procedures with Design Thinking tools and analysis of design models for their construction, followed by a verification in workshops and critical analyses. With the refinement and completion of the artifact, the (4) presentation of the results reported the data obtained, investigated its adequacy to the proposed objectives and outlined possibilities for future research and work. Thus, this thesis details the artifact resulting from the research developed, demonstrating its applicability as an auxiliary model to the process of designing educational digital games for interdisciplinary teams and inclusive of the perspectives involved. Key words: educational digital games; interdisciplinary team; design model.330 p. : il. (algumas color.).application/pdfjogos educativos - DesignJogos digitaisAbordagem interdisciplinar do conhecimentoGrupos de trabalhoJogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MICHELLE PEREIRA DE AGUIAR CAMARGO.pdfapplication/pdf128131525https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60047/1/R%20-%20T%20-%20MICHELLE%20PEREIRA%20DE%20AGUIAR%20CAMARGO.pdf61e2ae9605f5bdb683045eb1d6586493MD51open access1884/600472019-04-25 12:14:29.46open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60047Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-04-25T15:14:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
title Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
spellingShingle Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
Aguiar, Michelle Pereira de
jogos educativos - Design
Jogos digitais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Grupos de trabalho
title_short Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
title_full Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
title_fullStr Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
title_full_unstemmed Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
title_sort Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
author Aguiar, Michelle Pereira de
author_facet Aguiar, Michelle Pereira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gomes, Péricles Varella, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Michelle Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Battaiola, André Luiz
contributor_str_mv Battaiola, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv jogos educativos - Design
Jogos digitais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Grupos de trabalho
topic jogos educativos - Design
Jogos digitais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Grupos de trabalho
description Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-25T15:14:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-25T15:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60047
url https://hdl.handle.net/1884/60047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 330 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60047/1/R%20-%20T%20-%20MICHELLE%20PEREIRA%20DE%20AGUIAR%20CAMARGO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61e2ae9605f5bdb683045eb1d6586493
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860745037611008