Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37518 |
Resumo: | O mercado turístico está cada dia mais competitivo fazendo com que as empresas ligadas ao turismo busquem inovar e se destacar no mercado que está em constante crescimento, isso faz com que os funcionários estejam aptos a lidar com os mais diferentes tipos de clientes fazendo com que estes se sintam acolhidos e tenham suas necessidades atendidas. A qualidade e a hospitalidade no atendimento são consideradas um grande diferencial para as empresas, sendo fundamental para a manutenção das mesmas no mercado. Desse modo, o estudo se justifica por haver uma preocupação dos envolvidos nos meios de hospedagem em oferecer um atendimento diferenciado aliado na busca da satisfação dos clientes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção do funcionário em relação a hospitalidade como um diferencial competitivo da empresa. O trabalho foi realizado através de estudos bibliográficos em livros e artigos, e pesquisa de campo junto ao hotel em estudo da rede Best Western, com filial em Natal\RN. Foi utilizado um questionário composto por questões qualitativas e quantitativas sobre as variáveis fundamentais para alcançar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que os funcionários veem a hospitalidade como uma estratégia de resultados a curto, médio e longo prazo para consolidar posição de mercado. Conclui-se assim que o trabalho traz como contribuição o fato de tratar de um assunto relevante para os hotéis, bem como para as demais empresas ligadas ao turismo, com vistas à apontar como a hospitalidade pode ser um diferencial, na busca da fidelização. |
id |
UFRN_cfc909d4167b54d819154f7fb7268919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37518 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Marinalva daFerreira, Lissa Valéria FernandesDantas, Andréa Virgínia SousaAlmeida, Juliana Vieira de2017-09-11T14:31:43Z2021-09-22T13:52:50Z2017-09-11T14:31:43Z2021-09-22T13:52:50Z20122008006131SILVA, Marinalva da. Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37518Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoTurismoHospitalidadeMeios de hospedagemSatisfação do clienteHospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO mercado turístico está cada dia mais competitivo fazendo com que as empresas ligadas ao turismo busquem inovar e se destacar no mercado que está em constante crescimento, isso faz com que os funcionários estejam aptos a lidar com os mais diferentes tipos de clientes fazendo com que estes se sintam acolhidos e tenham suas necessidades atendidas. A qualidade e a hospitalidade no atendimento são consideradas um grande diferencial para as empresas, sendo fundamental para a manutenção das mesmas no mercado. Desse modo, o estudo se justifica por haver uma preocupação dos envolvidos nos meios de hospedagem em oferecer um atendimento diferenciado aliado na busca da satisfação dos clientes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção do funcionário em relação a hospitalidade como um diferencial competitivo da empresa. O trabalho foi realizado através de estudos bibliográficos em livros e artigos, e pesquisa de campo junto ao hotel em estudo da rede Best Western, com filial em Natal\RN. Foi utilizado um questionário composto por questões qualitativas e quantitativas sobre as variáveis fundamentais para alcançar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que os funcionários veem a hospitalidade como uma estratégia de resultados a curto, médio e longo prazo para consolidar posição de mercado. Conclui-se assim que o trabalho traz como contribuição o fato de tratar de um assunto relevante para os hotéis, bem como para as demais empresas ligadas ao turismo, com vistas à apontar como a hospitalidade pode ser um diferencial, na busca da fidelização.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMarinalvaS_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain115104https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37518/1/MarinalvaS_Monografias.pdf.txt67bf32ec207b0bdce006059661277bc6MD51ORIGINALMarinalvaS_Monografias.pdfTurismoapplication/pdf509755https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37518/2/MarinalvaS_Monografias.pdfb29d8d4a414b10a4086a4cbd7ce3f23dMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37518/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/375182021-09-22 10:52:50.703oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:52:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
title |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
spellingShingle |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil Silva, Marinalva da Turismo Hospitalidade Meios de hospedagem Satisfação do cliente |
title_short |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
title_full |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
title_fullStr |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
title_full_unstemmed |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
title_sort |
Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil |
author |
Silva, Marinalva da |
author_facet |
Silva, Marinalva da |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dantas, Andréa Virgínia Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marinalva da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Juliana Vieira de |
contributor_str_mv |
Almeida, Juliana Vieira de |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Turismo Hospitalidade Meios de hospedagem Satisfação do cliente |
topic |
Turismo Hospitalidade Meios de hospedagem Satisfação do cliente |
description |
O mercado turístico está cada dia mais competitivo fazendo com que as empresas ligadas ao turismo busquem inovar e se destacar no mercado que está em constante crescimento, isso faz com que os funcionários estejam aptos a lidar com os mais diferentes tipos de clientes fazendo com que estes se sintam acolhidos e tenham suas necessidades atendidas. A qualidade e a hospitalidade no atendimento são consideradas um grande diferencial para as empresas, sendo fundamental para a manutenção das mesmas no mercado. Desse modo, o estudo se justifica por haver uma preocupação dos envolvidos nos meios de hospedagem em oferecer um atendimento diferenciado aliado na busca da satisfação dos clientes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção do funcionário em relação a hospitalidade como um diferencial competitivo da empresa. O trabalho foi realizado através de estudos bibliográficos em livros e artigos, e pesquisa de campo junto ao hotel em estudo da rede Best Western, com filial em Natal\RN. Foi utilizado um questionário composto por questões qualitativas e quantitativas sobre as variáveis fundamentais para alcançar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que os funcionários veem a hospitalidade como uma estratégia de resultados a curto, médio e longo prazo para consolidar posição de mercado. Conclui-se assim que o trabalho traz como contribuição o fato de tratar de um assunto relevante para os hotéis, bem como para as demais empresas ligadas ao turismo, com vistas à apontar como a hospitalidade pode ser um diferencial, na busca da fidelização. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-11T14:31:43Z 2021-09-22T13:52:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-11T14:31:43Z 2021-09-22T13:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2008006131 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Marinalva da. Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37518 |
identifier_str_mv |
2008006131 SILVA, Marinalva da. Hospitalidade: uma análise através da percepção dos funcionários do Hotel Majetic Premier Natal\RN, Brasil. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37518/1/MarinalvaS_Monografias.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37518/2/MarinalvaS_Monografias.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37518/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67bf32ec207b0bdce006059661277bc6 b29d8d4a414b10a4086a4cbd7ce3f23d a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117496324489216 |