Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiros, Alinne Pompeu Cunha de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222
Resumo: O advento das novas tecnologias e a dinamicidade das mudanças que estas provocam, impactam diretamente em vários aspectos da sociedade, dentre estes, na educação. Novas metodologias e mudanças no processo de ensino-aprendizagem tornam-se práticas cada vez mais frequentes neste campo. O elemento basilar desta nova constituição é o docente, capaz de transformar a utilização desses recursos em ferramentas que favoreçam o processo educativo. Essa readequação do comportamento exigida por essas constantes mudanças é orientada pelos valores pessoais dos sujeitos que vivenciam a situação. Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as relações entre o perfil de uso da tecnologia e os valores dos docentes da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, baseado na escala de valores de Schwartz. Para isso foram utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário aplicado junto aos docentes. Trata-se de uma pesquisa de enfoque analítico quantitativo que utiliza um questionário da escala de valores desenvolvida por Schwartz et al. (2001) conhecida como PVQ (Portrait Values Questionnaire). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra de 200 docentes entre atuantes da modalidade presencial e/ou na modalidade de ensino a distância. A estratégia de análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva, análise de gráficos, análise das frequências relativas e a técnica estatística MANOVA (Análise Multivariada de Variância). Os resultados apontaram que os docentes utilizam moderadamente os recursos tecnológicos avaliados nesta pesquisa, como ferramenta de apoio pedagógico. Com relação ao perfil de valores, os docentes apresentaram prioridade entre os tipos motivacionais Autodeterminação, Benevolência e Universalismo, enquanto os menos priorizados foram os de Tradição, Realização e Poder, respectivamente. Contudo, não foram identificadas relações significativas entre o perfil de valores e o perfil de uso da tecnologia entre os docentes estudados nesta pesquisa
id UFRN_d12dadfbd366e9671da0a32f1b0c4133
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12222
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Queiros, Alinne Pompeu Cunha dehttp://lattes.cnpq.br/4374430849802365http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2Costa, Maria Teresa Pireshttp://lattes.cnpq.br/2406703224108111Añez, Miguel Eduardo Morenohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5Alves Filho, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4852627579601532Ramos, Anatália Saraiva Martins2014-12-17T13:53:36Z2014-01-292014-12-17T13:53:36Z2013-08-19QUEIROS, Alinne Pompeu Cunha de. Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalEscala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. ValoresSchwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. ValuesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORelações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO advento das novas tecnologias e a dinamicidade das mudanças que estas provocam, impactam diretamente em vários aspectos da sociedade, dentre estes, na educação. Novas metodologias e mudanças no processo de ensino-aprendizagem tornam-se práticas cada vez mais frequentes neste campo. O elemento basilar desta nova constituição é o docente, capaz de transformar a utilização desses recursos em ferramentas que favoreçam o processo educativo. Essa readequação do comportamento exigida por essas constantes mudanças é orientada pelos valores pessoais dos sujeitos que vivenciam a situação. Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as relações entre o perfil de uso da tecnologia e os valores dos docentes da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, baseado na escala de valores de Schwartz. Para isso foram utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário aplicado junto aos docentes. Trata-se de uma pesquisa de enfoque analítico quantitativo que utiliza um questionário da escala de valores desenvolvida por Schwartz et al. (2001) conhecida como PVQ (Portrait Values Questionnaire). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra de 200 docentes entre atuantes da modalidade presencial e/ou na modalidade de ensino a distância. A estratégia de análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva, análise de gráficos, análise das frequências relativas e a técnica estatística MANOVA (Análise Multivariada de Variância). Os resultados apontaram que os docentes utilizam moderadamente os recursos tecnológicos avaliados nesta pesquisa, como ferramenta de apoio pedagógico. Com relação ao perfil de valores, os docentes apresentaram prioridade entre os tipos motivacionais Autodeterminação, Benevolência e Universalismo, enquanto os menos priorizados foram os de Tradição, Realização e Poder, respectivamente. Contudo, não foram identificadas relações significativas entre o perfil de valores e o perfil de uso da tecnologia entre os docentes estudados nesta pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdfapplication/pdf1893742https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/1/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf7e97cee14efe2142e77ccf54ef3f0ba1MD51TEXTAlinnePCQ_DISSERT.pdf.txtAlinnePCQ_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain231955https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/6/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.txt8aecdd242069ea77d9d19311faf0901aMD56RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txtRelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain231955https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/8/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txt8aecdd242069ea77d9d19311faf0901aMD58THUMBNAILAlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpgAlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/7/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpgf948f9097c687ebe956691daf37c9488MD57RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpgRelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/9/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpgf948f9097c687ebe956691daf37c9488MD59123456789/122222019-01-29 17:59:26.831oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12222Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T20:59:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
title Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
spellingShingle Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
Queiros, Alinne Pompeu Cunha de
Escala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. Valores
Schwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. Values
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
title_full Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
title_fullStr Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
title_full_unstemmed Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
title_sort Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
author Queiros, Alinne Pompeu Cunha de
author_facet Queiros, Alinne Pompeu Cunha de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4374430849802365
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2
dc.contributor.advisor-co1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Añez, Miguel Eduardo Moreno
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Alves Filho, Antonio
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4852627579601532
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiros, Alinne Pompeu Cunha de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Maria Teresa Pires
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2406703224108111
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
contributor_str_mv Costa, Maria Teresa Pires
Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. Valores
topic Escala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. Valores
Schwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. Values
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Schwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. Values
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O advento das novas tecnologias e a dinamicidade das mudanças que estas provocam, impactam diretamente em vários aspectos da sociedade, dentre estes, na educação. Novas metodologias e mudanças no processo de ensino-aprendizagem tornam-se práticas cada vez mais frequentes neste campo. O elemento basilar desta nova constituição é o docente, capaz de transformar a utilização desses recursos em ferramentas que favoreçam o processo educativo. Essa readequação do comportamento exigida por essas constantes mudanças é orientada pelos valores pessoais dos sujeitos que vivenciam a situação. Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as relações entre o perfil de uso da tecnologia e os valores dos docentes da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, baseado na escala de valores de Schwartz. Para isso foram utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário aplicado junto aos docentes. Trata-se de uma pesquisa de enfoque analítico quantitativo que utiliza um questionário da escala de valores desenvolvida por Schwartz et al. (2001) conhecida como PVQ (Portrait Values Questionnaire). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra de 200 docentes entre atuantes da modalidade presencial e/ou na modalidade de ensino a distância. A estratégia de análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva, análise de gráficos, análise das frequências relativas e a técnica estatística MANOVA (Análise Multivariada de Variância). Os resultados apontaram que os docentes utilizam moderadamente os recursos tecnológicos avaliados nesta pesquisa, como ferramenta de apoio pedagógico. Com relação ao perfil de valores, os docentes apresentaram prioridade entre os tipos motivacionais Autodeterminação, Benevolência e Universalismo, enquanto os menos priorizados foram os de Tradição, Realização e Poder, respectivamente. Contudo, não foram identificadas relações significativas entre o perfil de valores e o perfil de uso da tecnologia entre os docentes estudados nesta pesquisa
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T13:53:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-29
2014-12-17T13:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUEIROS, Alinne Pompeu Cunha de. Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222
identifier_str_mv QUEIROS, Alinne Pompeu Cunha de. Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/1/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/6/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/8/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/7/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/9/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e97cee14efe2142e77ccf54ef3f0ba1
8aecdd242069ea77d9d19311faf0901a
8aecdd242069ea77d9d19311faf0901a
f948f9097c687ebe956691daf37c9488
f948f9097c687ebe956691daf37c9488
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117580751634432