Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222 |
Resumo: | O advento das novas tecnologias e a dinamicidade das mudanças que estas provocam, impactam diretamente em vários aspectos da sociedade, dentre estes, na educação. Novas metodologias e mudanças no processo de ensino-aprendizagem tornam-se práticas cada vez mais frequentes neste campo. O elemento basilar desta nova constituição é o docente, capaz de transformar a utilização desses recursos em ferramentas que favoreçam o processo educativo. Essa readequação do comportamento exigida por essas constantes mudanças é orientada pelos valores pessoais dos sujeitos que vivenciam a situação. Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as relações entre o perfil de uso da tecnologia e os valores dos docentes da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, baseado na escala de valores de Schwartz. Para isso foram utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário aplicado junto aos docentes. Trata-se de uma pesquisa de enfoque analítico quantitativo que utiliza um questionário da escala de valores desenvolvida por Schwartz et al. (2001) conhecida como PVQ (Portrait Values Questionnaire). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra de 200 docentes entre atuantes da modalidade presencial e/ou na modalidade de ensino a distância. A estratégia de análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva, análise de gráficos, análise das frequências relativas e a técnica estatística MANOVA (Análise Multivariada de Variância). Os resultados apontaram que os docentes utilizam moderadamente os recursos tecnológicos avaliados nesta pesquisa, como ferramenta de apoio pedagógico. Com relação ao perfil de valores, os docentes apresentaram prioridade entre os tipos motivacionais Autodeterminação, Benevolência e Universalismo, enquanto os menos priorizados foram os de Tradição, Realização e Poder, respectivamente. Contudo, não foram identificadas relações significativas entre o perfil de valores e o perfil de uso da tecnologia entre os docentes estudados nesta pesquisa |
id |
UFRN_d12dadfbd366e9671da0a32f1b0c4133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12222 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiros, Alinne Pompeu Cunha dehttp://lattes.cnpq.br/4374430849802365http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2Costa, Maria Teresa Pireshttp://lattes.cnpq.br/2406703224108111Añez, Miguel Eduardo Morenohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5Alves Filho, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4852627579601532Ramos, Anatália Saraiva Martins2014-12-17T13:53:36Z2014-01-292014-12-17T13:53:36Z2013-08-19QUEIROS, Alinne Pompeu Cunha de. Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRNBRPolíticas e Gestão Públicas; Gestão OrganizacionalEscala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. ValoresSchwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. ValuesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORelações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO advento das novas tecnologias e a dinamicidade das mudanças que estas provocam, impactam diretamente em vários aspectos da sociedade, dentre estes, na educação. Novas metodologias e mudanças no processo de ensino-aprendizagem tornam-se práticas cada vez mais frequentes neste campo. O elemento basilar desta nova constituição é o docente, capaz de transformar a utilização desses recursos em ferramentas que favoreçam o processo educativo. Essa readequação do comportamento exigida por essas constantes mudanças é orientada pelos valores pessoais dos sujeitos que vivenciam a situação. Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as relações entre o perfil de uso da tecnologia e os valores dos docentes da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, baseado na escala de valores de Schwartz. Para isso foram utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário aplicado junto aos docentes. Trata-se de uma pesquisa de enfoque analítico quantitativo que utiliza um questionário da escala de valores desenvolvida por Schwartz et al. (2001) conhecida como PVQ (Portrait Values Questionnaire). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra de 200 docentes entre atuantes da modalidade presencial e/ou na modalidade de ensino a distância. A estratégia de análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva, análise de gráficos, análise das frequências relativas e a técnica estatística MANOVA (Análise Multivariada de Variância). Os resultados apontaram que os docentes utilizam moderadamente os recursos tecnológicos avaliados nesta pesquisa, como ferramenta de apoio pedagógico. Com relação ao perfil de valores, os docentes apresentaram prioridade entre os tipos motivacionais Autodeterminação, Benevolência e Universalismo, enquanto os menos priorizados foram os de Tradição, Realização e Poder, respectivamente. Contudo, não foram identificadas relações significativas entre o perfil de valores e o perfil de uso da tecnologia entre os docentes estudados nesta pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdfapplication/pdf1893742https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/1/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf7e97cee14efe2142e77ccf54ef3f0ba1MD51TEXTAlinnePCQ_DISSERT.pdf.txtAlinnePCQ_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain231955https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/6/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.txt8aecdd242069ea77d9d19311faf0901aMD56RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txtRelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain231955https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/8/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txt8aecdd242069ea77d9d19311faf0901aMD58THUMBNAILAlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpgAlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/7/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpgf948f9097c687ebe956691daf37c9488MD57RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpgRelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1991https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/9/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpgf948f9097c687ebe956691daf37c9488MD59123456789/122222019-01-29 17:59:26.831oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12222Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T20:59:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
title |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
spellingShingle |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância Queiros, Alinne Pompeu Cunha de Escala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. Valores Schwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. Values CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
title_full |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
title_fullStr |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
title_sort |
Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância |
author |
Queiros, Alinne Pompeu Cunha de |
author_facet |
Queiros, Alinne Pompeu Cunha de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4374430849802365 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2 |
dc.contributor.advisor-co1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Añez, Miguel Eduardo Moreno |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Alves Filho, Antonio |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4852627579601532 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiros, Alinne Pompeu Cunha de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Costa, Maria Teresa Pires |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2406703224108111 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Anatália Saraiva Martins |
contributor_str_mv |
Costa, Maria Teresa Pires Ramos, Anatália Saraiva Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. Valores |
topic |
Escala de valores schwartz. Perfil de uso da tecnologia. Educação tecnológica. Valores Schwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. Values CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Schwartz values scale. Profile of technology use. Technological education. Values |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O advento das novas tecnologias e a dinamicidade das mudanças que estas provocam, impactam diretamente em vários aspectos da sociedade, dentre estes, na educação. Novas metodologias e mudanças no processo de ensino-aprendizagem tornam-se práticas cada vez mais frequentes neste campo. O elemento basilar desta nova constituição é o docente, capaz de transformar a utilização desses recursos em ferramentas que favoreçam o processo educativo. Essa readequação do comportamento exigida por essas constantes mudanças é orientada pelos valores pessoais dos sujeitos que vivenciam a situação. Os valores são idealizados como critérios que interferem diretamente nas atitudes, preferências e até mesmo no comportamento humano, influenciando no modo como o indivíduo interpreta as suas próprias atitudes e as dos outros, inclusive no âmbito profissional. Dessa forma, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar as relações entre o perfil de uso da tecnologia e os valores dos docentes da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, baseado na escala de valores de Schwartz. Para isso foram utilizados os tipos motivacionais que compõem a teoria de valores de Schwartz, através de questionário aplicado junto aos docentes. Trata-se de uma pesquisa de enfoque analítico quantitativo que utiliza um questionário da escala de valores desenvolvida por Schwartz et al. (2001) conhecida como PVQ (Portrait Values Questionnaire). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra de 200 docentes entre atuantes da modalidade presencial e/ou na modalidade de ensino a distância. A estratégia de análise dos dados utilizou técnicas de estatística descritiva, análise de gráficos, análise das frequências relativas e a técnica estatística MANOVA (Análise Multivariada de Variância). Os resultados apontaram que os docentes utilizam moderadamente os recursos tecnológicos avaliados nesta pesquisa, como ferramenta de apoio pedagógico. Com relação ao perfil de valores, os docentes apresentaram prioridade entre os tipos motivacionais Autodeterminação, Benevolência e Universalismo, enquanto os menos priorizados foram os de Tradição, Realização e Poder, respectivamente. Contudo, não foram identificadas relações significativas entre o perfil de valores e o perfil de uso da tecnologia entre os docentes estudados nesta pesquisa |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T13:53:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-29 2014-12-17T13:53:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUEIROS, Alinne Pompeu Cunha de. Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222 |
identifier_str_mv |
QUEIROS, Alinne Pompeu Cunha de. Relações entre perfil de valores e perfil de uso da tecnologia: Um estudo com os docentes que atuam na modalidade presencial e/ou no ensino a distância. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/1/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/6/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/8/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/7/AlinnePCQ_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12222/9/RelacoesPerfilValores_Queiros_2013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e97cee14efe2142e77ccf54ef3f0ba1 8aecdd242069ea77d9d19311faf0901a 8aecdd242069ea77d9d19311faf0901a f948f9097c687ebe956691daf37c9488 f948f9097c687ebe956691daf37c9488 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117580751634432 |