Ensaios sobre os efeitos da educação a distância nos indicadores do ensino básico público: um olhar para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dayane da Silva Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53364
Resumo: Devido às enormes desigualdades na oferta do ensino superior no território brasileiro e a carência de formação docente no ensino básico, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído (Decreto n. 5.800/2006) com o objetivo de democratizar e interiorizar o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio da educação a distância. Considerando as discussões sobre a educação a distância, e a política da UAB para a formação dos professores, esta tese, composta por três ensaios, explorou nos dois primeiros ensaios: a influência do perfil dos municípios na adesão da UAB, através da regressão logística e da análise de cluster; e o impacto da UAB sobre a formação dos professores, com o método de diferenças em diferenças; enquanto o terceiro ensaio investigou a relação entre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano e o tipo e modalidade de formação dos professores, por meio do método de correspondência por escore de propensão e regressão generalizada impulsionada (GBM). Os resultados indicam que a UAB é uma política híbrida, que combina estratégias de universalização e focalização, embora as características dos municípios que remetem à focalização em lugares mais desfavorecidos socioeconomicamente e educacionalmente influenciaram apenas parcialmente na adesão à política; a UAB impactou positivamente as taxas de formação dos professores do ensino fundamental dos municípios que receberam os polos, em relação aos municípios que não os receberam, e o estudo de eventos mostrou que mais tempo de exposição a política gera impactos ainda maiores nas variáveis de interesse; os resultados também indicaram que professores de matemática licenciados nesta área, na modalidade a distância, implicam em melhores resultados nos exames de matemática, comparados com professores formados em outros cursos superiores ou sem formação superior. Este efeito é acentuado para o desempenho de alunos em condições desfavoráveis, como os das áreas rurais e de escolas com índices socioeconômicos mais baixos. Entretanto, não houve diferença estatisticamente significante entre os desempenhos dos alunos que estudaram com professores formados em matemática a distância ou presencial. Diante das discussões e resultados expostos nestes ensaios, este trabalho tem potencial para contribuir para a avaliação da expansão da EAD no Brasil, a qual ainda está em desenvolvimento, e que foi uma das principais escolhas públicas para a formação de professores no país; e para ampliar a literatura sobre educação a distância e formação de professores. Do ponto de vista gerencial, esta tese pode ajudar a fundamentar discussões e decisões na área de avaliação de políticas de formação docente no Brasil e em outros países em desenvolvimento que sofrem com problemas de qualificação docente semelhantes ao do Brasil.
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53364Devido às enormes desigualdades na oferta do ensino superior no território brasileiro e a carência de formação docente no ensino básico, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído (Decreto n. 5.800/2006) com o objetivo de democratizar e interiorizar o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio da educação a distância. Considerando as discussões sobre a educação a distância, e a política da UAB para a formação dos professores, esta tese, composta por três ensaios, explorou nos dois primeiros ensaios: a influência do perfil dos municípios na adesão da UAB, através da regressão logística e da análise de cluster; e o impacto da UAB sobre a formação dos professores, com o método de diferenças em diferenças; enquanto o terceiro ensaio investigou a relação entre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano e o tipo e modalidade de formação dos professores, por meio do método de correspondência por escore de propensão e regressão generalizada impulsionada (GBM). Os resultados indicam que a UAB é uma política híbrida, que combina estratégias de universalização e focalização, embora as características dos municípios que remetem à focalização em lugares mais desfavorecidos socioeconomicamente e educacionalmente influenciaram apenas parcialmente na adesão à política; a UAB impactou positivamente as taxas de formação dos professores do ensino fundamental dos municípios que receberam os polos, em relação aos municípios que não os receberam, e o estudo de eventos mostrou que mais tempo de exposição a política gera impactos ainda maiores nas variáveis de interesse; os resultados também indicaram que professores de matemática licenciados nesta área, na modalidade a distância, implicam em melhores resultados nos exames de matemática, comparados com professores formados em outros cursos superiores ou sem formação superior. Este efeito é acentuado para o desempenho de alunos em condições desfavoráveis, como os das áreas rurais e de escolas com índices socioeconômicos mais baixos. Entretanto, não houve diferença estatisticamente significante entre os desempenhos dos alunos que estudaram com professores formados em matemática a distância ou presencial. Diante das discussões e resultados expostos nestes ensaios, este trabalho tem potencial para contribuir para a avaliação da expansão da EAD no Brasil, a qual ainda está em desenvolvimento, e que foi uma das principais escolhas públicas para a formação de professores no país; e para ampliar a literatura sobre educação a distância e formação de professores. Do ponto de vista gerencial, esta tese pode ajudar a fundamentar discussões e decisões na área de avaliação de políticas de formação docente no Brasil e em outros países em desenvolvimento que sofrem com problemas de qualificação docente semelhantes ao do Brasil.Due to the enormous inequalities in the supply of higher education in the Brazilian territory and the lack of teacher training in Basic education, the Open University of Brazil System (UAB) was established (Decree 5.800/2006) to democratize and interiorize access to higher education in Brazil, through distance education. Considering the discussions on distance education and the UAB policy for teacher training, this thesis, composed of three essays, explored in the first two essays the UAB's focus on Brazilian municipalities through logistic regression and cluster analysis; and the impact of UAB on teacher training, with the difference-in-differences method. While the third essay investigated the relationship between the mathematics performance of 9th-grade students and the type and modality of teacher training, using the propensity score matching method and generalized driven regression (GBM). The results indicate that the UAB is a hybrid policy, which combines universalization and targeting strategies, although characteristics of the municipalities that refer to the targeting in more socioeconomically and educationally disadvantaged places only partially influenced adherence to the policy; the UAB had a positive impact on the teacher training rates of elementary school municipalities that received the poles, compared to those that did not; the event study showed that longer exposure to the policy yields even greater impacts on the variables of interest; results also indicated that mathematics teachers licensed in this area, in the distance modality, imply better results in mathematics exams compared to teachers with higher education or without higher education. This effect is accentuated for the performance of students in unfavorable conditions, such as those from rural areas and schools with lower socioeconomic indices. However, there was no statistically significant difference between the performances of students who studied with mathematics teachers trained in distance mode or face-to-face. Given the discussions and results presented in these essays, this work has potential to contribute to the assessment of the expansion of Distance Education in Brazil, which is still in development, and which has been one of the main public choices for teacher training in the country; and to expand the literature on distance education and teacher education. From a managerial perspective, this thesis can help to underpin discussions and decisions around teacher training policy assessment in Brazil and other developing countries which suffer from similar teacher qualification problems as Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUniversidade Aberta do BrasilEducação a distânciaFocalizaçãoImpactoFormação de professoresEnsaios sobre os efeitos da educação a distância nos indicadores do ensino básico público: um olhar para a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsaiossobreefeitoseducacao_Souza_2023.pdfapplication/pdf2234427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53364/1/Ensaiossobreefeitoseducacao_Souza_2023.pdf24e1b1c722f57a731f21222aa582e8cbMD51123456789/533642023-07-13 18:50:23.54oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53364Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-13T21:50:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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