Docência e inclusão do estudante com deficiência na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Tarcileide Maria Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48538
Resumo: No Brasil, o percentual de pessoas com deficiência que ingressam na universidade ainda é muito pequeno. Mas, apesar da pouca inclusão desse público nas instituições de ensino superior, várias mudanças precisam ser implementadas no espaço acadêmico para melhor atender as demandas desse alunado. Essas consistem em criação de políticas públicas inclusivas, adaptações ou criação de espaços mais acessíveis, acesso a recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem e demais condições favoráveis à permanência exitosa do estudante com deficiência na educação superior. Concomitante às adequações mencionadas, o trabalho docente precisa ser desenvolvido, também, visando atender as demandas dos estudantes com deficiência na universidade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas e as concepções docentes de professores do ensino superior sobre a inclusão do estudante com deficiência, relacionando-as com suas experiências em sala de aula. Em relação aos objetivos específicos, foram formulados: a) investigar a formação curricular de professores universitários para o exercício da docência com estudantes com deficiência; b) analisar as práticas docentes realizadas por professores da universidade com vista à inclusão do estudante com deficiência; c) discutir, numa perspectiva crítico-reflexiva, as narrativas da prática docente relacionadas a sua experiência com estudantes com deficiência no ensino superior; d) analisar a política da UECE em prol da inclusão do estudante com deficiência na universidade. A questão norteadora do estudo consistiu em: quais as concepções e as práticas docentes relativas às experiências de um grupo professores da UECE - CE com estudantes com deficiência em sala de aula? Tratase de um estudo de caso de natureza qualitativa desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Campus Itaperi na cidade de Fortaleza - CE. Utilizou-se como metodologia observações em duas salas de aula, acompanhamento das aulas online e entrevistas semiestruturadas nos anos de 2019 a 2020. A investigação contou com a participação no total de dez (10) sujeitos de pesquisa, sendo esses professores efetivos dos cursos de Pedagogia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Física com ou sem experiência docente junto a estudantes com deficiência, abrangendo, desse modo, quatro (04) grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Agrárias. Os registros foram realizados através do diário de campo, em gravações e com registro de fotografias. Os resultados indicaram que os professores divergem e convergem sobre suas concepções de deficiência e de estudante com deficiência na universidade; que a maioria dos docentes compartilha da ideia de que o estudante com deficiência deve ter acesso à universidade, embora alguns condicionem o acesso ao ensino superior à condição de deficiência do aluno; que o professor tem consciência de qual seja o seu papel no processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino superior; que falta aos professores conhecimentos pedagógicos para trabalharem junto aos estudantes com deficiência; e que a UECE necessita implementar uma política de inclusão que possa auxiliar o trabalho docente na sala de aula. À guisa de conclusão, destacamos que, apesar das dificuldades elencadas e vivenciadas pelos docentes ao trabalharem com o estudante com deficiência, esses vêm conseguindo realizar a inclusão dos supracitados estudantes a partir das atividades que desenvolvem em sala de aula e que a UECE necessita, a partir das falas dos docentes, implementar uma política de inclusão que os ajude a melhor atender as demandas educacionais dos estudantes com deficiência que ingressam nos cursos de graduação.
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Essas consistem em criação de políticas públicas inclusivas, adaptações ou criação de espaços mais acessíveis, acesso a recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem e demais condições favoráveis à permanência exitosa do estudante com deficiência na educação superior. Concomitante às adequações mencionadas, o trabalho docente precisa ser desenvolvido, também, visando atender as demandas dos estudantes com deficiência na universidade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas e as concepções docentes de professores do ensino superior sobre a inclusão do estudante com deficiência, relacionando-as com suas experiências em sala de aula. Em relação aos objetivos específicos, foram formulados: a) investigar a formação curricular de professores universitários para o exercício da docência com estudantes com deficiência; b) analisar as práticas docentes realizadas por professores da universidade com vista à inclusão do estudante com deficiência; c) discutir, numa perspectiva crítico-reflexiva, as narrativas da prática docente relacionadas a sua experiência com estudantes com deficiência no ensino superior; d) analisar a política da UECE em prol da inclusão do estudante com deficiência na universidade. A questão norteadora do estudo consistiu em: quais as concepções e as práticas docentes relativas às experiências de um grupo professores da UECE - CE com estudantes com deficiência em sala de aula? Tratase de um estudo de caso de natureza qualitativa desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Campus Itaperi na cidade de Fortaleza - CE. Utilizou-se como metodologia observações em duas salas de aula, acompanhamento das aulas online e entrevistas semiestruturadas nos anos de 2019 a 2020. A investigação contou com a participação no total de dez (10) sujeitos de pesquisa, sendo esses professores efetivos dos cursos de Pedagogia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Física com ou sem experiência docente junto a estudantes com deficiência, abrangendo, desse modo, quatro (04) grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Agrárias. Os registros foram realizados através do diário de campo, em gravações e com registro de fotografias. Os resultados indicaram que os professores divergem e convergem sobre suas concepções de deficiência e de estudante com deficiência na universidade; que a maioria dos docentes compartilha da ideia de que o estudante com deficiência deve ter acesso à universidade, embora alguns condicionem o acesso ao ensino superior à condição de deficiência do aluno; que o professor tem consciência de qual seja o seu papel no processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino superior; que falta aos professores conhecimentos pedagógicos para trabalharem junto aos estudantes com deficiência; e que a UECE necessita implementar uma política de inclusão que possa auxiliar o trabalho docente na sala de aula. À guisa de conclusão, destacamos que, apesar das dificuldades elencadas e vivenciadas pelos docentes ao trabalharem com o estudante com deficiência, esses vêm conseguindo realizar a inclusão dos supracitados estudantes a partir das atividades que desenvolvem em sala de aula e que a UECE necessita, a partir das falas dos docentes, implementar uma política de inclusão que os ajude a melhor atender as demandas educacionais dos estudantes com deficiência que ingressam nos cursos de graduação.The percentage of people with disabilities at the university is still small in Brazil. Despite of the bit inclusion for this people at the higher education institutions many changes need to be implemented in the academic space to meet demands of these students. The changes consist of the creation of inclusive public policies, adaptations, more accessible places, didactic resources to improve the learning and other favorable conditions to the successful permanence of students with disabilities in higher education. In accord with the mentioned changes, the work teacher also needs to be developed to meet demands of the students with disabilities at the university. This research aimed to analyze the practices and conceptions teaching of the professors of higher education about the inclusion of students with disabilities relating them to their experiences in the classroom. The specific objectives that were formulated: a) to investigate the curricular training of university professors for teaching with students with disabilities; b) to analyze the teaching practices that were made by university professors with a view to including students with disabilities; c) to discuss in a critical and reflective perspective the narratives of teaching practice related to experience with students with disabilities in higher education; d) to analyze the State University of Ceara in his policy for the inclusion of students with disabilities. What are the concepts and teaching practices related to the experiences of a professor’s group from State University of Ceara for students with disabilities in the classroom? This is the principal question of this study. This is a qualitative case study that was developed at the State University of Ceara - Itaperi campus in Fortaleza city, CE. As a methodology it was made some observations in two online classrooms and semi-structured interviews in 2019 to 2020. For the investigation was necessary the participation of ten (10) professors from Education course and Veterinary, Medicine, Nursing and Physics courses as well who have or not some experience with students with disabilities. It was covered by the study four (4) areas of knowledge: Human Sciences, Health Sciences, Exact Sciences and Agricultural Sciences. The registers were made through field journal, recordings and photos as well. The results indicated that professors have differents opinions in their conceptions about disability and students with disabilities at the university, most of professors share the idea that students with disabilities should have access to the university even some of them make a relation between access to higher education and the student’s disability condition, the professor understand his role in the process including of the student with disability in higher education, the professors do not have an enough knowledge to develop a work with the students with disabilities and the State University of Ceara needs an inclusion policy to help the teaching work in the classroom. For the conclusion we highlight that despite the difficulties listed and experienced by professors on work with students with disabilities they have been able to include these students in the activities developed in the classroom. We also concluded that the State University of Ceara needs to an inclusion policy to help the institution in his work for students with disabilities who are in the undergraduate courses.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEnsino superior e inclusãoConcepções e práticas docentesEstudante com deficiênciaDocência e inclusão do estudante com deficiência na Universidade Estadual do Ceará (UECE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDocenciainclusaoestudante_Bezerra_2022.pdfapplication/pdf5269340https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48538/1/Docenciainclusaoestudante_Bezerra_2022.pdfbfc854bedbad7a9c3a2af35f0d2d1526MD51123456789/485382022-07-15 21:22:45.587oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48538Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-16T00:22:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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