Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Ana Claudia Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de, Almeida,Leandro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483
Resumo: Resumo Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.
id ABRAPEE-1_dddcea8d2242139f30283f03c11c7385
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000300483
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesaEnsino Superiordeficiênciasinclusão.Resumo Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539201502031024info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Ana Claudia RodriguesOliveira,Maria Cláudia Santos Lopes deAlmeida,Leandro da Silvapor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000300483Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-01-03T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
title Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
spellingShingle Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
Fernandes,Ana Claudia Rodrigues
Ensino Superior
deficiências
inclusão.
title_short Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
title_full Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
title_fullStr Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
title_sort Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa
author Fernandes,Ana Claudia Rodrigues
author_facet Fernandes,Ana Claudia Rodrigues
Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
Almeida,Leandro da Silva
author_role author
author2 Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
Almeida,Leandro da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Ana Claudia Rodrigues
Oliveira,Maria Cláudia Santos Lopes de
Almeida,Leandro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
deficiências
inclusão.
topic Ensino Superior
deficiências
inclusão.
description Resumo Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000300483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539201502031024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.3 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606498832384